English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-08-02 05:43:45 · 6 respostas · perguntado por Emanuel 3 em Ciências e Matemática Geografia

Não sou contra a idéia do povo gaúcho de reivindicar a separação - realmente eles são um tanto "diferentes". Agora, o que você falou sobre Federação Brasileira só pode significar uma coisa: o medo de perder os laços comerciais com São Paulo (o Estado mais rico do país, cuja capital agrega as matrizes das principais empresas nacionais e multinacionais, além de escritórios representantes destas). Ou seja, o capital está aqui. O Rio Grande do Sul "exporta" para o restante do país música, cinema e, por que não modelos, e carne de altíssima qualidade além de outros produtos. Mas as grandes gravadoras estão em São Paulo, as principais marcas de vestuário, os melhores estilistas e as principais empresas texteis estão em São Paulo. Os compradores estão em São Paulo. Difícil imaginar o Rio Grande do Sul totalmente autônomo assim do Brasil. As primeiras décadas dessa liberdade iam fazer o Estado acumular dívidas impagáveis, voltando a depender novamente da Nação a qual pertenceram.

2006-08-02 12:35:11 · update #1

6 respostas

sim.. eles querem se separar... e todo o resto do Brasil quer que eles vão para argentina, que lá é lugar de chato..

2006-08-02 05:49:15 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 3

Acredito que não estejam mais com o ímpeto separatista que havia há 20 anos atrás. Havia um movimento forte de separa o Sul, mas parece-me que esse movimento esfriou.

2006-08-02 11:17:09 · answer #2 · answered by WLouro 4 · 0 0

Nós, o povo gaúcho, exercendo uma cultura própria, possuindo um ethos próprio, um padrão cultural, formamos uma nação, uma verdadeira etnia. Reivindicamos assim o direito internacional de Autodeterminação dos povos para constituirmos um Estado independente, um povo soberano, com governo próprio, que não é nada mais que a nossa própria pátria gaúcha.

Sendo assim o separatismo Gaúcho propugna pelo rompimento dos laços federativos do Rio Grande com o Brasil e a constituição de um Estado independente, ou a reconstituição do Estado independente criado pelos Farrapos com o nome de República Rio-Grandense. Seguindo o mesmo pensamento farrapo, o separatismo gaúcho atual também propugna pela autonomia irrestrita dos demais povos do Brasil, considerando a possibilidade de criar, com estes, uma Confederação Brasileira.

Para isso contamos com as determinações, pactos e convênios mediados pela ONU e assinados pelo Brasil, por princípios e doutrinas fundamentais do pensamento humano e com a vontade do povo gaúcho de ser livre.

2006-08-02 07:28:32 · answer #3 · answered by omochileiro 3 · 0 0

Para eles seria uma maravilha. A região sul não parece Brasil mesmo. Nem no clima, nem no povo, cultura, poder aquisitivo, tudo...

2006-08-02 07:13:50 · answer #4 · answered by miosotis 7 · 0 0

na verdade, não eh soh os gaúchos....
Santa Catarina e Paraná também....
Aliás, esses três estados pensaram em se juntar e formar uma nação....

2006-08-02 06:09:27 · answer #5 · answered by Rhey_civil 2 · 0 0

Pelo que eu sei, cerca de 7 ou 8 em cada 10 gauchos simpatizam com o separatismo, até mesmo pelo descaso que o resto do Brasil tem por nós...Eu até fiz uma pergunta sobre isso dias atras e gerou uma boa discussão...Se tivessemos nos separado em 1835, acredito que estariamos melhores hoje, mas hoje isso definitivamente nao daria certo, precisando inclusive de um levante armado...Entra no site www.gauchosite.com.br e abre o link que fala sobre o separatismo...

2006-08-02 05:50:35 · answer #6 · answered by Edu Gaúcho 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers