Segundo o que a minha professora de geografia explicou, a terra é dividida em placas tectônicas, é como um quebra cabeça... as vezes uma placa desliza para baixo da outra (na verdade elas podem fazer vários movimentos de deslizamento), então, quando isso acontece, ocorrem os tremores na superfície terrestre, ou seja, os terremotos, podem ocorrer também maremotos, como foi o caso da Tsunami, por exemplo... Porém os terremotos e maremotos ocorrem em lugares próximos às bordas das placas... o Brasil se localiza bem no centro de uma dessas placas, portanto é muito mais difícil ocorrer um terremoto ou maremoto. Pra vc entender direito é só imaginar que a terra é formada por um quebra cabeça... o Brasil fica bem no meio de uma dessas peças, já os EUA por exemplo são formados por duas peças... assim acontece o tremor lá no lugar aonde elas se encaixam...
Não sei se consegui esclarecer alguma coisa ou te confundir ainda mais... mas em todo caso... o que vale é a intenção, né??
hehee
teh mais!
2006-08-02 04:24:44
·
answer #1
·
answered by Jujjynha 2
·
10⤊
2⤋
devido à sua localização geográfica, estamos localizados em uma região onde as placas tectonicas já estao acomodadas no interior do planeta. nas regioes onde existem falhas, distancias grandes entre essas placas, tende-se ao ajuste e, consequentemente, o movimento das placas causa o tremor de terra. o nível do tremor depende da distancia de ajuste das placas.
2006-08-02 04:25:19
·
answer #2
·
answered by gugujbm 1
·
6⤊
1⤋
No Brasil tem terremotos sim. Segundo o geomorfólogo Allaoua Saadi, professor da Universidade Federal de Minas Gerais, existem 48 falhas-mestras no território nacional. "É justamente ao longo do traçado dessas falhas que se concentram as ocorrências de terremotos", explica Saadi.
Há registros no Brasil de terremotos com magnitude acima de 5 graus. Em 1986 a cidade de João Câmara (RN) foi palco de vários tremores que chegaram a destruir e danificar cerca de 4000 casas.
2006-08-02 04:23:33
·
answer #3
·
answered by Joao Antonio C 1
·
1⤊
0⤋
Ele esta em cima de uma placa tectônica e não entre as placas como alguns países.
2006-08-02 04:21:03
·
answer #4
·
answered by Bruno Cabral 3
·
1⤊
0⤋
Porque estamos sobre uma placa tectônica só, bem no meio dela. Os paíse que sofrem com terremotos estão sobre falhas geológicas ou muito próximos à elas.
2006-08-02 04:18:39
·
answer #5
·
answered by Lex Maximum Vignex 3
·
1⤊
0⤋
Os terremotos acontecem por conta das placas tectônicas do solo que se chocam fazendo terremoto como no Chile que é perto do Brasil mas têm terremotos , no Brasil o solo não tem placas tectônicas que se chocam
2015-05-19 05:58:10
·
answer #6
·
answered by isadora 1
·
0⤊
0⤋
A idéia propagada por muito tempo de um Brasil essencialmente estável, livre da ocorrência de terremotos é errônea. A sismicidade brasileira é modesta se comparada a da região andina, mas é significativa porque aqui já ocorreram vários tremores com magnitude acima de 5,0 indicando que o risco sísmico em nosso país não pode ser simplesmente ignorado.
Dezenas de relatos históricos sobre abalos de terra sentidos em diferentes pontos do país e eventos como o do Ceará (1980/mb=5.2) e a atividade de João Câmara,RN (1986/mb=5.1) mostram que os sismos podem trazer danos materiais, ocasionar transtornos à população e chegar, em alguns casos, a levar pânico incontrolável às pessoas.
Afortunadamente, tremores maiores como o de Mato Grosso (1955/mb=6.6), litoral do Espirito Santo (1955/mb=6.3) e Amazonas (1983/mb=5.5) ocorreram em áreas desabitadas.
Mas os terremotos podem surgir a qualquer momento e em qualquer lugar. Assim, não é impossível que algum dia um sismo de conseqüências graves acabe por atingir uma cidade brasileira. A sismologia ainda não consegue predizer com sucesso os terremotos, eles podem acontecer a qualquer hora e lugar.
Este mapa contém dados sobre tremores de terra, com magnitude 3.0 ou mais, ocorridos no Brasil, desde a época da colonização, até 1996. As informações mais antigas, indicadas por triângulos, são chamadas históricas, e foram obtidas após um longo e minucioso trabalho de pesquisa em bibliotecas, livros, diários e jornais. O livro “Sismicidade do Brasil” de J.Berrocal et all,1984, contém detalhes destas informações.
Os dados epicentrais, indicados por círculos, são relativamente mais novos e foram obtidos por equipamentos sismográficos.
Por que são poucos e normalmente pequenos os tremores de terra no Brasil
A teoria da Tectônica de Placas ensina que as regiões onde acontecem mais terremotos correspondem as bordas ou limites das placas e, no interior das mesmas, a sismicidade é relativamente mais branda, porque o acúmulo de esforços, que acaba produzindo o terremoto ocorre de forma mais lenta. Neste contexto, o Brasil teve a “sorte” de situar-se praticamente no interior da Placa Sul-Americana, distante de seus bordes leste e oeste, respectivamente representados pela Cadeia Meso-Atlântica e a zona de subducção da faixa andina.
Comparativamente, o Acre é o estado que apresenta o maior nível de atividade, tanto em número quanto no tamanho dos sismos, mas sua origem é distinta da sismicidade do restante do país. Para explicar este fato é preciso considerar que, o movimento relativo entre a Placa de Nazca, que mergulha por debaixo da Placa Sul-Americana, produz constantes terremotos cujos focos vão se aprofundando da costa do Pacífico, em direção ao interior do continente (veja o texto sobre Tectônica de Placas). Na área correspondente ao limite entre o Perú e o estado do Acre, os terremotos acontecem a grandes profundidades e, mesmo os de maiores magnitudes, têm seus efeitos na superfície do terreno.
A grande parte dos sismos brasileiros é de pequena magnitude ( 4.5). Comumente eles ocorrem a baixa profundidade ( 30 km) e, por isso, são sentidos até poucos quilômetros do epicentro. Este é, quase sempre, o padrão de sismicidade esperado para regiões de interior de placas. No entanto, a história tem mostrado que, mesmo nestas “regiões tranquilas”, podem acontecer grandes terremotos. O leste dos Estados Unidos, com nível de atividade sísmica equivalente a do Brasil, foi surpreendido, no século passado, pela ocorrência de super-terremotos com magnitudes em torno de 8.0.
É preciso investigar regiões intra-placas com maior detalhe em nível global. Pouco se sabe, ainda, sobre o estado de esforços nestas áreas. Considerando que nelas, são mais longos os períodos de recorrência de grandes terremotos, as regiões intra-placas se tornam, também, áreas potencialmente perigosas para sismos catastróficos.
2006-08-02 04:27:18
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
devido a posição geográfica fora das placas tectônicas causadoras de terromotos.
2006-08-02 04:23:39
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Porque estamos situados numa placa tactonica, e por isso não há atrito entre elas.Aí esta por que o brasil não tem terremotos
2006-08-02 04:23:03
·
answer #9
·
answered by MarceloNeri 3
·
0⤊
0⤋
Porque ele fica no meio de uma placa tectônica...
2006-08-02 04:18:08
·
answer #10
·
answered by Thatii 3
·
2⤊
2⤋