English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Favor responder a pergunta sem fazer outra pregunta,vc acha bom ajudar as pessoas detalhe as suas respostas OBS:(responda detalhadamente)

2006-08-02 02:27:57 · 14 respostas · perguntado por Jubasinha 2 em Ciências Sociais Psicologia

14 respostas

Eu acho que ajudar os outros é algo muito relativo.
Para eu ajudar alguém, em primeiro lugar é necessário que a outra pessoa esteja aberta a ser ajudada e quando isso ocorre, automáticamente a pessoa é quem está se ajudando, passamos então a ser apenas coadjuvantes de um processo que pensamos ser os atores principais. Quando achamos que estamos ajudando ao outro, na verdade estamos num processo de auto-ajuda, onde nosso ego se alimenta da sensação de estar sendo útil ao próximo.
Prefiro dizer que apoio a outra pessoa, pois a ajuda parte dela mesma.
Aliás, tomo muito cuidado com a sensação de "ajuda". Muita gente pensa que está ajudando ao próximo quando na verdade está criando dependência por ajuda. É o caso das pessoas que dão esmolas nas ruas. Será que com esta ação estamos ajudando a acabar com uma problemática ou estamos ajudando a mantê-la ativa. Vejam os moradores de rua, já ouvi relatos que numa mesma noite 12 pessoas (em horários diferentes) os visitaram oferecendo sopa e cobertores. Segundo um morador, nestas noites de frio eles mal conseguem dormir, pois é sopa atrás de sopa. Se eles negam, ainda são criticados e reprimidos. Será que as pessoas têm noção do tipo de ajuda que estão prestando?
Pois é, ajuda para mim é algo muito delicado.

2006-08-02 02:51:09 · answer #1 · answered by Jorgex 3 · 0 0

Como devemos tratar o nosso próximo? A Bíblia diz em Lucas 10:27-28 “Respondeu-lhe ele: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. Tornou-lhe Jesus: Respondeste bem; faze isso, e viverás.”
Que significa amar o nosso próximo como a nós mesmos? A Bíblia diz em Romanos 13:9 “Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.”

2006-08-02 09:41:46 · answer #2 · answered by Reginaldo M 3 · 0 0

Eu sou da opinião que ajudar os outros faz bem, mas temos que saber também quem ajudar. Eu acho errado ajudar aquelas pessoas que gostam de se aproveitar das outras, quanto mais são ajudadas mais querem , essas temos é que ensinar a pescar e não dar o peixe a elas. Eu sempre procuro ajudar aquelas que realmente vejo que precisam de ajuda e não pessoas que se aproveitam da boa vontade dos outros.

2006-08-02 04:37:44 · answer #3 · answered by Vilma 7 · 0 0

Um bom dia a voce. Quanto ajudar aos outros, deveria ser dito assim "nos ajudar-nos uns aos outros" pois quando se ajuda alguém nós com certeza absoluta receberemos no mínimo a mesma alegria e satisfação de quem recebe, e ainda se voce não receber nesta vida pode crer que esta recebendo "bonus" do outro lado da vida mesmo que voce não acredite nisto.Um grande abraço.

2006-08-02 02:52:26 · answer #4 · answered by JOEL LOPES 2 · 0 0

Adoro ajudar as pessoas, pratico isso de duas formas explicitas na minha vida.
Uma, faço curso de tecnico em enfermagem
outra, faço parte de um grupo. que ajudo as pessoas no seu bem estar, como uma recepcionista, recepciono-as escolhendo o melhor lugar, e se precisando de ajuda(água, banheiro, ou outros tipos de ajudas)
Essa 2° opção é o seguinte, faço parte de uma ONG, onde a principal ação é: ser feliz e passar a felicidade para os outros.
A vida do proximo é tão importante qto a minha, nao andamos em circulos ou achamos q o mundo é o nosso umbigo.
É a lei que rege o universo, lei de causa e efeito!
onde suas açoes vale muito e em td.
Uma ação boa ou má, tera efeito da mesma maneira, por isso cuidados muito de nossas causas, para n termos efeitos graves e ruins em nossas vidas, mas tudo tem uma solução a solução de vc ter feito algo ruim em alguma vida ou nessa mesma é a prática do nam myoho rengue kyo, que minimisa seus efeitos.

Além de uma religiao, uma filosofia de vida!

2006-08-02 02:44:12 · answer #5 · answered by lu o. 2 · 0 0

Existem vários tipos de ajuda...
Faço parte de um projeto social no município de Cariacica/ES, prego em todas as reuniões que não somos um projeto assistencialista, tenho a convicção que as pessoas não necesssitam de coisas dadas, as pessoas necessitam apenas de uma oportunidade nesta sociedade capitalista e competitiva, elas possuem condições de lutarem por seus ideais e objetivos. Realmente o que precisam é de informação e oportunidades.
É isto que nosso projeto faz: Abre uma porta, onde as pessoas à partir disto lutam para progredirem.
É preciso que a política de nosso país deixe de ser assistencialista, isto fará nosso crescimento.

Pense nisto!! Não estou dizendo que não é importante ajudar, mas é preciso separar os significados entre DAR e AJUDAR, estas atitudes fazem diferença no crescimento pessoal e profissional das pessoas.

Um abraço - P

2006-08-02 02:41:25 · answer #6 · answered by P 2 · 0 0

Quanto mais você faz aos outros, mais você alcança para ti mesmo. (Filosofia Budista)

2006-08-02 02:38:43 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

bom eu fasso o bem sem olhar aquem meu anjo rsrs...

2006-08-02 02:37:09 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Acho que é uma parte de nossa "fisiologia" que ainda não foi descoberta. Não tem como evoluir sem assistir.

Um outro aspecto é que assistir vai muito além de "dar o peixe", tem que "ensinar a pescar". Aqueles que se dizem fazendo assistência hoje muitas vezes estão aliviando a consciência e não realmente se preocupando com que o outro precisa, escutando.

Assistir demanda tempo e disponibilidade íntima!

2006-08-02 02:37:02 · answer #9 · answered by O Participante 2 · 0 0

Resumindo: Acho que se o mundo pensasse no coletivo, em tudo e em todos, ele não estaria do jeito que está... Respondeu a tua pergunta?! =p

2006-08-02 02:34:34 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers