English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

finalmente iriam sentir falta desta sofrida categoria profissional?

2006-08-01 17:53:08 · 7 respostas · perguntado por Princesa Mitiko 4 em Educação e Referência Ensino e Instrução

Colegas professores: eu não falei em extinguir a categoria, Deus me livre, mas eu perguntei: E se um dia os próprios professores não mais quisessem dar aulas, será que finalmente a sociedade (alunos) iria perceber a falta que eles fazem?...

2006-08-02 01:34:40 · update #1

7 respostas

Eu acho difícil isso acontecer. Pois sempre teremos professores.Eu sei que você se refere ao profissional que tem a licença para dar aula.

Nós não sofremos, pois gostamos do que fazemos o problema não é a profisão mas sim, como as coisas acontecem pois na realidade um médico não vai ter, no geral ,que ficar atendendo telefone fazendo agenda vendo planos de saúde, que são os trabalhos dos profisionais que com ele trabalham .

O grande problema é que fazemos de tudo e quase nunca consequimos ser professor o tempo todo, temos que fazer trabalhos que não são nossos então ocorre muito pedido de licença, mudança de profissão e salário.

Outro problema é a remuneração pois eu acho estranho um médico (com todo respeito a profissão) cobrar 180 reais ou até mais por uma consulta de 15 minutos e ainda essa é individual. E o professor esta na sala de aula com 40 ou mais ou pouco menos e em 50 minutos que seria 1hora aula(esse tempo pode variar), ganha quanto ?e depois ele vai ao médico que foi seu aluno um dia e tem que pagar 180 reais por uma consulta e tudo muito estranho para mim.

Eu amo o que faço queria poder fazer mais ,mas não consigo pois tem tanta coisa no caminho, que fica difícil.


Amei essa pergunta esta pergunta mereceria se fosse possível ganhar 100 pontos pois é de auto nível pois trata de uma situação muito complicada. Mas se você for no setor pública talvez um médico de lá responda o mesmo que eu respondi, pois eu usei um exemplo de médico que não está na rede pública e tem seu consultório particular embora também possa ser da rede pública pois os profissionais liberais tem essa modalidade.

O meu salário é o povo que paga através dos seus impostos, portanto apesar de tudo cumpro o meu papel pois caso contrário estaria roubando o povo e eu sou povo . E as crianças precisam ser instruidas e nós temos em nossas mãos, talvez não para as nossas gerações mas as futuras de ter alunos que vão mudar essa situação na profissão que forem exercer.
Observação :muitas vezes eu começo a responder e ninguém respondeu ainda e quando retorno já tem várias respostas. Também eu escrevo muito, mas eu gosto disso e se não fosse pela hora acrescentaria mais detalhes.

2006-08-01 18:20:17 · answer #1 · answered by laís 5 · 3 0

Quando falo da minha profissão sinto-me entusiasta. Hoje trabalho no ramo da telecomunicação mas sempre dando aulas particulares à domicílio. Não posso ficar parado sem professar algo.
Aliás há de se convir que as diversas nomenclaturas existentes para esta profissão são realmente interessantes. Hoje, assumimos diversas funções, uma delas é a do professor orientador.
Na verdade sinto-me um mentor de propagação de conhecimentos e não posso fazê-lo se não detiver uma certa gama de conhecimentos adquiridos, reciclados e reformulados para repassá-los aos interlocutores, aos meus ouvintes.
Atualmente os suportes pedagógicos modificaram-se, aperfeiçoaram-se e parece que tudo criou-se para deturpar e confundir um pouco as idéias dos docentes.
Creio que temos várias tecnologias que podem ser aplicadas por nós mas sei que como a vida em si, sempre precisarão de profissionais que possam desenvolver trabalhos de aprendizagem educacional em qualquer época e lugar do mundo.
Não estamos nem estaremos em via de instinção visto que somos imprescindíveis no desenvolvimento humano.

2006-08-02 09:18:44 · answer #2 · answered by Thraxx Wiz - Fashion Style 2 · 0 0

Sou professor e não vou me alongar pra responder. Os professores não vão entrar em extinção por motivo algum. Sei que muitos deles são mazoquistas e realmente quero que entrem em extinção! Mas educação sempre vai existir. O que vemos hoje em dia é que o Estado que não quer pagar por essa profissão. Está fazendo o máximo que pode para terceirizar isso também. A internet e o ensino a distancia não ameaça a profissão docente. Tais professores que vão ter que se adaptar ao meio eletrônico, para ensinar pela internet: em casa, com descanço, Quem me dera! Mas a profissão de ser professor é algo que fazemos por ser apaixonante. fazemos não por causa do dinheiro, ou pela estabilidade econômica, mas fazemos poque se sentimos como super-homens quando vemos que algum aluno aprendeu por nossa causa. Aprendeu com nossa ajuda, mas por seus próprios méritos. Quando vemos um aluno sorrindo porque conseguiu o que queria, aí vemos que todo sofrimento e tortura economica sofrida pelo Estado valeu a pena.

Jamais desistiremos. É a profissão mais linda do mundo: Ensinar.

Abraço.

Sid

2006-08-02 08:23:16 · answer #3 · answered by Sid A Lenda 3 · 0 0

Impossível ficar sem professor. Antes desses profissionais desvalorizados, já existiam os sofistas e antes deles os filósofos.

Professor e professora é um "mal necessário". Deveriam ser extintos sim o mal profissional do magistério.

2006-08-02 06:07:07 · answer #4 · answered by aeiou 7 · 0 0

Claro que sim!!! Afinal é uma função de caráter essencial em qualquer nação.

Sou professora de História e psicopedagoga .Trabalho na rede de ensino público e o que tenho visto na nossa categoria é uma apologia ao sofrimento , tenho percebido , portanto, que nós educadores nos colocamos em muitos momentos nessa condição de "coitadinhos" , mas como já foi dito , nesse país, Brasil , ainda , não somente o professor , enquanto profissional , mas outros profissionais não sâo reconhecidos financeiramente e, muito pior , não são respeitados pelo seu papel e função social de extrema importância para o desenvolvimento do país.

Atualmente , diante da necessidade de uma qualificação profissional dos trabalhadores, isso em âmbito mundial ( interesses capitalistas, integração econômica, novas tecnologias) ,tem existido uma preocupação com a educação , mas , infelizmente , estamos engatinhando no sentido de haver uma valorização maior do educador , investindo-se mais nesse profissional , a fim de que possamos chegar a um ensino de qualidade , ou seja , que acompanhe todas essas mudanças no mercado econômico.

"A boa Educação é moeda de ouro , em toda parte tem valor ".

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida".

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda".

Valeu!!!

2006-08-02 02:09:08 · answer #5 · answered by sabrinalibriana 3 · 0 0

eu naum.

2006-08-02 01:18:41 · answer #6 · answered by iluminado 3 · 0 0

Oi tudoo bom?
Realmente professor está em falta hoje... mas não se preocupe.. quanto menos melhor para os que estão na ativa... sobra mais trabalho..
Eu sou estudante de Educação Artística.. e vou ser Professor.. um excelente professor..
Tem muita vaga para esta matéria.. estou muito feliz...
Aliás aqui no interior de São Paulo.. a maioria dos vestibulando escolhem ser professor.. tem muitas vagas...

2006-08-02 00:58:58 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers