Alguns meses (como setembro, outubro, novembro e dezembro) tem esses nomes por causa da ordem que tinham nos calendários anteriores. Abaixo segue informações sobre outros meses.
JANEIRO (do latim januarius; também chamado principium deorum) tem esse nome em referência ao deus Jano, considerado pelos romanos o “deus dos princípios”, o que “abria o ano”, o “porteiro do céu” (janua: porta), para o qual era oferecido o primeiro sacrifício do ano. Este era o primeiro mês do calendário de Numa Pompílio, a quem é atribuído o mérito de ter organizado um calendário fixo, que vigorou até César;
FEVEREIRO é uma palavra derivada de um verbo latim, que significa purificar, fazer penitências religiosas. Era neste mês que os romanos realizavam as cerimônias de purificação;
MARÇO (do latim mars) foi assim batizado em honra ao deus romano da guerra, Martes, tido também como o pai natural de Rômulo (segundo a lenda um dos fundadores de Roma; o outro era Remo);
ABRIL (latim aprile) era o mês consagrado ao deus Apolo;
MAIO vem de Maia (mãe do deus Mercúrio);
JUNHO (do latim junius) foi consagrado a Juno (no grego Hera), considerada a deusa da fertilidade e da família. Este mês, segundo a tradição romana, era o mais propício aos casamentos;
JULHO (do latim Julius) foi assim denominado por causa do general Júlio César, que fixou a duração do ano solar em 365 dias e seis horas;
AGOSTO (do latim Augustu: majestoso, santo, venerável, consagrado) recebeu esse nome em homenagem ao imperador Otávio Augusto, que foi o sucessor de Júlio César.
2006-08-01 17:08:49
·
answer #1
·
answered by tom de azul 4
·
1⤊
0⤋
O nome dos meses
A origem do nome moderno dos meses? Janeiro, homenagem a Janus, deus de duas caras. Fevereiro, homenagem a Februa, deusa das purificações e dos sacrifícios. Março, homenagem a Marte, deus da guerra. Abril, de origem contraditória, sobressaindo a referência ao "abrir" (germinar) das sementes. Maio, também de origem polêmica, ora associado à magistratura, ora associado à deusa Maia. Junho, associado a Junius, antigo mês consagrado aos jovens. Julho, homenagem a Júlio César. Agosto, homenagem a César Augusto. Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro, respectivamente sétimo, oitavo, nono e décimo mês nos calendários antigos.
Um parêntese: Diferentemente da crença popular, o nome "bissexto" não teve origem no fato de anos bissextos contarem 366 dias. A explicação correta é que o dia complementar seria colocado entre o sétimo e o sexto dia anteriores às "calendas de março" (isto é, entre 23 e 24 de fevereiro - mês que na época tinha 29 dias, normalmente), o que fez denominá-lo "bissexto calendas" (em outras palavras, dois "sextos dias" antes de março).
O Calendário Juliano acabou teoricamente em 4 de outubro de 1582 e o Calendário Gregoriano iniciou em 15 de outubro de 1582, à época do Papa Gregório XIII, "apagando" da história os 10 dias intermediários, de 5 a 14 de outubro de 1582.
2006-08-02 06:49:00
·
answer #2
·
answered by l o u r a 3
·
0⤊
0⤋
Foram os reis e imperadores
2006-08-02 05:50:20
·
answer #3
·
answered by aeiou 7
·
0⤊
0⤋
Imperador romano JULHO CESAR que se auto homenagio com o mes de julho
2006-08-02 00:26:37
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Querida Sabina,
O calendário na Babilônia era constituido de 12 meses lunares. O primeiro dia do mes era declarado quando aparecia a primeira lua no crepúsculo após a lua nova (que para eles era ``sem lua''). Para ajustar este sistema ao período definido pelas estações, um mes adicional era, casualmente, introduzido. O ano iniciava na primavera com o mes ``Nisannu''.
Os gregos, que adotaram o calendário babilônico fizeram uma modificação importante no ano de 432 aC através do matemático ateniense Meton. Este introduziu um critério de correção do ano lunar, através de 7 intercalações num período de 19 anos, conhecido por ciclo metônico. O astrônomo Callippus de Cizicus, em 330 aC, modificou este período, com uma correção a cada 4 desses ciclos, perfazendo um período de 76 anos, conhecido como período calípco, fazendo o ano médio, neste ciclo, valer 365,25 dias, muito mais próximo ao ano trópico verdadeiro. Os babilônios adotaram essas correções 50 anos depois.
Apesar das modificações tornarem a contagem dos anos lunares ajustados ao ano trópico, o calendário greco-babilônico não foi adotado em todas as regiões, visto que os países eram constituido por cidades-estados independentes. O resultado é que a datação de eventos na contagem do tempo juliano, por exemplo, é bastante difícil.
A exemplo dos gregos, os romanos também adotaram o calendário babilônico. É dito que o Rômulo, o fundador de Roma, proclamou o calendário baseado no grego nos anos de 700 aC. Contudo, contava-se apenas 10 meses, perfazendo 304 dias no ano: Martius, Aprilis, Maius, Junius, Quintilis, Sextilis, September, October, November e December.
Os últimos seis meses se referiam ao número do mes no ano: quinto, sexto, sétimo, oitavo, nono e décimo. Os 61 dias restantes caiam no inverno. Aparentemente os romanos não faziam muita questão de considerá-los, pelo menos no início
O segundo rei de Roma, Numa Pompilius adicionou os dois meses que faltavam no ano. Não há consenso se os meses de janeiro e fevereiro tenham sido adicionado ao final do ano ou se janeiro tenha sido acrescentado no início e fevereiro no fim. Sabe-se que já em 425 aC, janeiro se encontrava no início do ano e o mes de fevereiro foi levado a intercalar entre janeiro e março. Uma corrente defende que, para os romanos o ano iniciava em março e terminava em fevereiro. A reforma do calendário promovida por Júlio César, criando o calendário juliano, acrescentou o ano bissexto. Fevereiro, que possuia, inicialmente, 23 dias, passou, mais tarde a ter 28 dias, ganhou um dia a mais, de quatro em quatro anos.
Janeiro é um nome que deriva da homenagem ao velho deus Janus, associado à origem do universo, regendo o caos. O nome fevereiro parece derivar de februa, chicote de pele de carneiro com o que se procurava ``purificar'' ou ``penitenciar-se''.
2006-08-02 00:14:39
·
answer #5
·
answered by Euseidetudo 5
·
0⤊
0⤋
Sei que Julho foi por causa do imperador Julio César, e que Agosto foi por causa do imperador Augusto.
2006-08-02 00:13:14
·
answer #6
·
answered by Aprendiz_Eterno 3
·
0⤊
0⤋
Eu sei que o Papa Gregório mandou fazer um ajuste no antigo calendário Juliano que passou a ser o nosso calendário gregoriano.
...julho é uma homenagem a Júlio Cezar, Março ao planeta Marte, e daí por diante...
2006-08-02 00:09:13
·
answer #7
·
answered by MarleyMaia 2
·
0⤊
0⤋