Digo-lhe uma grande verdade : não é possível ensinar Gramática de uma forma muito simplificada, infelizmente.
Pela própria natureza da matéria, algum rigor tem que ser aplicado no processo de ensino.
Não dá para fugir de conceitos fundamentais, como os de SUJEITO, PREDICADO, VERBO etc.
É óbvio que não tem qualquer valor, saber de cor o NOME das FIGURAS DE LINGUAGEM. O importante é conhecê-las e entendê-las no dia-a-dia da língua que se está estudando.
Eu diria que o ideal é tentar despertar o gosto pela leitura na maior parte dos alunos. Isso não é nada fácial e tem que ser feito desde os primeiros anos de escola. A Gramática tem que vir acompanhando, paulatinamente, toda a evolução do aluno, mas é peça fundamental para que ele entenda, de fato, o que está lendo.
A questão da chateza da Gramática tem sido discutida já há muitos anos e sempre volta à tona, de tempos em tempos.
2006-08-01 15:22:42
·
answer #1
·
answered by arthurgoncalvesfilho 4
·
0⤊
0⤋
A gramática não deve ser um fim, mas um meio. O que voce tem de explicar pros seus alunos é que algumas coisas sao de conhecimento fundamental (por exemplo, é importante saber o que é um sujeito, já que dele depende a concordancia verbal), mas outras tem um carater apenas instrumental. Exemplo de uma classificacao de carater puramente instrumental: o adjunto adverbial. Usamos o termo só para identificar a palavra e sua funcao na frase, para facilitar a identificacao quando estamos analisando um texto. Não sei se me expliquei bem, mas é isso aí.
Bom, concretamente voce pode pedir para seus alunos fazerem textos, poesias, etc. e analisar junto com a turma os efeitos produzidos pelos termos da oração, nos textos escritos pelos alunos. Ex: vamos supor que um estudante escreva os seguintes versos:
" Eu na tinha este rosto de hoje,
Assim calmo, assim triste, assim magro,
Nem estes olhos tão vazios,
Nem o lábio amargo. "
Voce pode colocar o texto do garoto/a no retroprojetor e perguntar para a turma: o que o garoto/garota quis dizer com "este" rosto? Se colocassemos, em lugar de "este", a palavra "esse", que efeitos isso traria sobre o texto? Traria um novo significado? Em que modificaria? E se colocassemos "aquele"? Aí, voce começa a introduzir a noção de pronome demonstrativo, mostrando seu conceito e a importancia estilistica dos pronomes demonstrativos no texto.
Espero te-la ajudado.
PS. Alguns alunos são timidos com suas producoes escritas, portanto procure conhecer bem seus estudantes. Independentemente da qualidade da producao do texto, ELOGIE SEMPRE, mostre como o texto da garotada está cheio de coisas importantes. Mostre-se realmente impressionada. Voce pode até propor que a molecada faça um jornalzinho semanal da comunidade - eles sendo os jornalistas, ou que produza conjuntamente um livro de poesias e textos escritos pelos mesmos. Sei lá
2006-08-01 22:36:22
·
answer #2
·
answered by Chatoso 3
·
1⤊
0⤋
Acredito que de forma associativa...
Correlacionando regras com exemplos curiosos, ou então associando-as a algo já conhecido.
(Eu aprendo assim, e quase nunca esquecço)
2006-08-01 22:26:55
·
answer #3
·
answered by Stargazer 2
·
1⤊
0⤋
Use textos, músicas, poesia... e tente explorar os insumos que a lingua oferece, além disso, enfatize a importância de se entender a norma culta e de ser um poliglota dentro de seu próprio idoma, compreendendo as diferenças entre as diversas instâncias da língua portuguesa, da norma culta ao cotidiano.
Acho que seria isso. Abraço e boa sorte como professora.
2006-08-01 22:18:21
·
answer #4
·
answered by Marcos Ribas 2
·
1⤊
0⤋
1º Leitura pessoal: Emília no País da Gramática, de Monteiro Lobato.
2º Teatro: criação e representação de uma peça em que os personagens sejam as funções sintáticas, ou morfológicas, ou as figuras de linguagem.
3º Relações interdisciplinares:
- com Educação Musical criando canções sobre o tema,
- com Matemática resolvendo problemas relacionados,
- com História aprendendo sobre a evolução da língua e personagens que influíram no idioma,
- com Geografia, relacionando com os países que falam português e com idiomas de países vizinhos aos que falam português.
4º Trabalho em grupo ou em competição de grupos: buscar num livro de escolha da turma certos substantivos, verbos em certos tempos etc.
5º Busca na internet dos sites de gramática, escritos por professores de português, etimólogos e escritores, como Cláudio Moreno, Márcio Cotrim, Deonísio da Silva.
Pessoalmente, não sou partidário de ensinar gramática, e sim ensinar a se interessar pela leitura e pela compreensão dos textos, para poder escrever e se expressar cada vez melhor. O ensino da gramática deve ficar para quem gosta e quem tem capacidade de entender a teoria da língua.
Enquanto não puder mudar de objetivos ou de alunos, transforme a gramática em assunto simplificado, como fazem os jornalistas, os publicistas e certos programadores de computação. Peça assessoria a eles, pois aqui neste site a maioria não sabe conhece bem gramática nem tem amor por ela.
2006-08-01 22:43:06
·
answer #5
·
answered by Francisco V 6
·
0⤊
1⤋
Simples..basta vc não ser chata!!!
2006-08-01 22:41:23
·
answer #6
·
answered by beto 2
·
0⤊
1⤋
Deste jeito?
Ãnclise - Fenômeno fonético que consiste em incorporar-se, um vocábulo átono no lugar do pronome. E da pessoa. Colocação do pronome pessoal átono depois do verbo. Exemplos: mandou a ele... = mandou-lhe; amou a ela... = amou-a; vive-se
Hipérbato - hipérbaton - à a inversão exagerada da ordem natural das palavras ou orações. Quando a inversão não é exagerada toma o nome de anástrofe. Quando há muito exagero e se obscurece o sentido da sentença dá-se o nome de sÃnquise.
Hiperbibasmo - à o deslocamento do acento tônico de uma palavra. Exemplos: Lucifér (Lúcifer); Bolivár (BolÃvar); mercância (mercancÃa); cartomância (cartomancÃa); crisantêmo (crisântemo). Quando o acento tônico recua, (de onde eu não sei...) dá-se o nome de sÃstole.
Quando o acento avança, dá-se o nome de diástole. Inacreditável! Não é mesmo. Não aparece uma alma caridosa que simplifique esta mercadoria!!!
Hipérbole - Figura que engrandece ou diminui exageradamente a verdade das coisas. A poesia de Castro Alves é um exemplo de hiperbolismo.
Mesóclise - Ou tmese - Separação que se faz em uma palavra, para nela se intercalar outra ou outras. O mais comum é a intercalação do pronome átono em formas verbais. Exemplos: dir-se-ia, amar-te-ei.
Metáfrase - Tradução feita mais para dar o real sentido de uma obra do que para mostrar suas belezas.
MetonÃmia - Tropo que consiste em designar uma coisa com o nome de outra que com ela tem relação imediata.
1 - A causa pelo efeito e vice-versa. Exemplo: A morte estava contida naquele frasco. (i.e., o frasco encerrava veneno mortal).
2 - O continente pelo conteúdo e vice-versa. Exemplo: Tomou uma garrafa de vinho. (i.e., o vinho contido em uma garrafa).
3 - O lugar pelo produto. Exemplo: Bebeu um Porto (i.e., vinho do Porto).
4 - O sÃmbolo pela coisa simbolizada. Exemplo: A toga é soberana (i.e., a justiça é soberana). Fazei caridade (i.e. dai esmolas).
Próclise - Fenômeno fonético que consiste na anteposição de uma palavra a outra, com subordinação daquela ao acento desta, e perda conseqüente do acento próprio; como acontece com a colocação dos pronomes átonos antes de verbos, em razão de atração ou eufonia.
Silepse - Figura gramatical em que a concordância se faz, não com o correspondente expresso na frase, mas com outro oculto, facilmente subentendido pelos adjuntos da oração, e se chama:
Sintaxe irregular, figurada ou semiótica de gênero. Exemplo: "Sua Santidade não fora servido...”.
Sintaxe irregular, figurada ou semiótica de número. Exemplo: "Sois injusto comigo".
Sintaxe irregular, figurada ou semiótica de pessoa. Exemplo: "Todos os que somos criados de Vossa Excelência.”.
Sinédoque - Tropo (elemento de composição com o sentido de volta, giro mudança) que confere a um termo maior extensão do que ordinariamente ele compreende. Os casos mais importantes são:
1 - O todo pela parte. Exemplo: Nunca mais verei brilhar o céu natal. (céu em lugar de estrela).
2 - A parte por todo. Exemplo: Dez velas entraram no porto. (vela em lugar de navio).
3 - O plural pelo singular. Exemplo: Os brasileiros são de compleição forte. (o homem do Brasil).
4 - O singular pelo plural. Exemplo: Quando o brasileiro entrou na guerra. (os brasileiros).
5 - O gênero pela espécie. Exemplo: Ouvi mortais, a voz de Deus.
6 - O sujeito pelo atributo. Exemplo: Já não temos Homeros nem VirgÃlios. (já não temos poetas épicos).
7 - A matéria pela forma. Exemplo: O bronze marcou meia-noite.
8 - A forma pela matéria. Exemplo: O jogador impeliu a esfera. (i.e., a bola).
9 - O concreto pelo abstrato. Exemplo: O pão está caro. (i.e., a vida está cara).
Sinerese - Contração de duas sÃlabas numa só, mas sem alteração de letras nem de sons. Exemplo: Se eu morresse amanhã... ; morresse_ amanhã é dito um hexassÃlabo com oito sÃlabas gramaticais. (sic!)
SÃnese - Construção sintática, variedade de silepse em que o pronome se refere a um substantivo que não figura explicitamente na oração.
SÃnclese - Emprego de pronome oblÃquo intercalado. O mesmo que mesóclise.
Cuidado para as seguintes pegadinhas:
- O plural de corrimão pode ser corrimãos ou corrimões. Anão também tem as duas formas: anãos e anões. Cuidado!
- Palavras que só se usam no plural: vÃveres, parabéns, fezes, pêsames, núpcias, óculos.
- Pôr é acentuado, porém, TODOS os seus derivados não. São eles: compor, repor, impor, depor, propor, opor, supor, etc. Cuidado. "Se você puser a roupa.." "Se você supuser x=y...”.
- O verbo reaver é defectivo (irregularÃssimo) - Não se conjuga completamente, ou seja, não apresenta todas as formas. Reaver só existe nas formas em que o verbo "haver” apresenta a letra "v" daÃ:
Haver - eu hei, tu hás, ele há, nós havemos ou hemos, vós haveis ou heis eles hão.
Reaver - nós reavemos, vós reaveis. E só...
- Prefixo que não é prefixo e... Mini! Cuidado. Escrevemos minirreforma. à com dois r sim senhor! Minissaia, miniconstituinte. Sempre sem hÃfen e dobrando erres e esses! Miniusina, minirretrospectiva, etc.
Só rindo muito !
2006-08-01 22:35:42
·
answer #7
·
answered by WillyBigDog 5
·
0⤊
1⤋
Fazendo uso de exemplos daquilo que as pessoas vivem cotidianamente...
2006-08-01 22:19:21
·
answer #8
·
answered by SKY´UP 3
·
0⤊
1⤋
USE MÚSICA E JOGOS INTERATIVOS....
2006-08-01 22:12:12
·
answer #9
·
answered by COELHOJHEZEBELL 2
·
0⤊
1⤋