http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060719081135AAeD3ES
2006-08-01 15:01:05
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
furacão se origina no oceano Atlantico.
e os tornados em terrenos secos, os mais conhecidos se originam nos EUA
2006-08-01 21:58:53
·
answer #2
·
answered by carjo 2
·
2⤊
0⤋
Basicamente a escala espacial e temporal, que são diferentes, além das forças atuantes e mecanismo de criação.
- Escala Espacial: um tornado tem raio da ordem de meio quilômetro - poucos quilômetros. É bem pequeno, e afeta apenas uma cidade ou até mesmo só um bairro.
Um furacão, têm raio da ordem de centenas de quilômetros.
- Escala Temporal: um tornado dura horas ou até mesmo menos de 1h.
Um Furacão, se forma no oceano e desde sua formação até atingir a costa pode durar 1 semana
- Forças Atuantes: Um furacão, nada mais é que um ciclone e sofre o Efeito da Força de Coriolis. Então, ele gira no sentido anti-horário no Hemisfério Norte e horário no Hemisfério Sul.
Um tornado, é bem menor e não sofre efeito da força de coriolis.
- Formação: Um tornado forma-se quanto existe intenso cisalhamento do vento na atmosfera (o vento muda de direção ou intensidade drasticamente com a altura).
Já um furacão, se forma no oceano, quando há liberação de calor latente - devido a temperaturas do oceano mais altas - e ausência de cisalhamento do vento.
Espero ter ajudado
2006-08-02 14:04:39
·
answer #3
·
answered by science officer vulcan-betazoid 3
·
2⤊
1⤋
FURAÇÃO: Em meteorologia, um furacão é um tipo de sistema de baixa-pressão que geralmente se forma nas regiões tropicais. Enquanto alguns em áreas povoadas, são considerados como furacões altamente destrutivos, nos trópicos é uma parte importante do sistema de circulação atmosférico que move calor da região equatorial para as latitudes mais altas.
O vocábulo Furacão tem origem no nome do deus Huracan, na maioria das línguas faladas na península do Iucatã na América Central, principalmente pelos Maias. Segundo a mitologia Maia o deus Huracan se incumbia da constante tarefa de destruir e reconstruir a natureza e por esta razão, possivelmente, foi associado às tormentas e tempestades. Os conquistadores espanhóis cooptaram a palavra para designar grandes tempestades e assim a transmitiram para outros idiomas.
TORNADO: é um fenômeno natural que ocorre em todo o mundo, e há informações de grandes catástrofes na Ásia e também na Europa. Um site da Internet pertencente a um centro de pesquisa britânico vigia sua aparição nessa região do mundo, onde os relatos já os descreviam no século XI. Entretanto, os Estados Unidos são o palco principal destas violentas tormentas.
Primeiro vem a calma, e logo a fúria desata: no centro de tudo pode estar o tornado, essa formação natural que se locomove a uma velocidade vertiginosa e sempre, inclusive nos filmes, parece aproximar-se de maneira inexorável.
Um tornado é uma coluna de ar que gira de maneira violenta, como resultado de tormentas geradas pelo encontro de massas de ar quente e frio. O resultado é uma formação com forma de cone que pode mover-se a grande velocidade pela superfície terrestre.Em um ano qualquer podem acontecer cerca de mil tornados, com saldo de 80 mortos e cerca de 1500 feridos, segundo o site da web da Aministração Nacional Oceânica e Atmosférica desse país, conhecida como NOAA.
2006-08-04 12:49:41
·
answer #4
·
answered by Preto_37 2
·
0⤊
0⤋
basicamente a diferença esta na escala do fenômeno. Enquanto um furacão abrange uma área enorme podendo atingir centenas de quilômetros , o tornado é um fenômeno de pequena escala que atinge em média algumas centenas de metros, sem contar que o furacão pode durar vários dias e o tornado alguns minutos.
2006-08-02 00:05:15
·
answer #5
·
answered by meteoro 2
·
0⤊
0⤋
A velocidade do vento, a dimensão ...
2006-08-01 21:56:46
·
answer #6
·
answered by Kika 6
·
0⤊
0⤋
O tornado é uma coluna ondulante de nuvens, com diâmetro de menos de 2km, que se desloca a uma velocidade de 30km/h a 60km/h. Ele ocorre com a chegada de frentes frias, em regiões onde o ar está mais quente e instável. Estima-se que a velocidade do vento dentro do funil possa atingir 450km/h ( o cálculo por meio de instrumentos é inviável, porque eles são destruídos pela força da tempestade ). Os tornados são os mais destruidores de todas as perturbações atmosféricas, mas a área afetada por eles é limitada. Os tornados mais intensos costumam acontecer no centro-oeste dos Estados Unidos e na Austrália.
O furacão é uma tempestade que se forma nas áreas tropicais, sobre os oceanos, provocando ventos de até 300Km/h. Normalmente, possui entre 450Km e 650Km de diâmetros e a distribuição do vento e das nuvens ao seu redor é igual. Em seu centro, conhecido por "olho da tempestade", em que predominam as baixas pressões, não há chuva, os ventos são brandos e o céu é praticamente limpo. Essa tempestade é chamada de Furacão quando ocorre no oceano Atlântico e de Tufão, quando acontece no pacífico.
Embora ambos sejam vórtices atmosféricos, eles tem muito pouco em comum. Tornados tem diâmetros de centenas de metros e são produzidos por uma única tempestade convectiva. Por outro lado, ciclones tropicais tem diâmetros da ordem de centenas de quilômetros, sendo comparável a dezenas de tempestades convectivas. Além disso, enquanto tornados requerem um forte cisalhamento vertical do vento para sua formação, ciclones tropicais requerem valores baixos de cisalhamento vertical para se formar e crescer.
Os tornados são fenômenos primariamente continentais, de modo que o aquecimento solar sobre o continente usualmente contribui favoravelmente para o desenvolvimento da tempestade que dá início ao tornado (embora também existam tornados sobre o mar, que são chamados de trombas d'água).
Em contraste, ciclones tropicais são fenômenos puramente oceânicos que morrem sobre o continente devido à quebra no suprimento de umidade. Seu ciclo de vida é de alguns dias, enquanto que o ciclo de vida de um tornado é tipicamente alguns minutos.
* Um ponto interessante é que quando um ciclone tropical está sobre o continente seus ventos de superfície decaem mais fortemente com a altura promovendo, assim, forte cisalhamento vertical do vento que permite a formação de tornados.
2006-08-01 22:00:19
·
answer #7
·
answered by foxmulder 2
·
1⤊
4⤋