Como reconhecer a esquizofrenia ainda no começo?
O reconhecimento precoce da esquizofrenia é uma tarefa difícil porque nenhuma das alterações é exclusiva da esquizofrenia incipiente; essas alterações são comuns a outras enfermidades, e também a comportamentos socialmente desviantes mas psicologicamente normais .
Diagnosticar precocemente uma insuficiência cardíaca pode salvar uma vida, já no caso da esquizofrenia a única vantagem do diagnóstico precoce é poder começar logo um tratamento, o que por si não implica em recuperação.
O diagnóstico precoce é melhor do que o diagnóstico tardio, pois tardiamente muito sofrimento já foi imposto ao paciente e à sua família, coisa que talvez o tratamento precoce evite.
O diagnóstico é tarefa exclusiva do psiquiatra, mas se os pais não desconfiam de que uma consulta com este especialista é necessária nada poderá ser feito até que a situação piore e a busca do profissional seja irremediável.
Qualquer pessoa está sujeita a vir a ter esquizofrenia; a maioria dos casos não apresenta nenhuma história de parentes com a doença na família.
Abaixo estão enumeradas algumas dicas: como dito acima, nenhuma delas são características mas servem de parâmetro para observação.
Dificuldade para dormir, alternância do dia pela noite, ficar andando pela casa a noite, ou mais raramente dormir demais
Isolamento social, indiferença em relação aos sentimentos dos outros
Perda das relações sociais que mantinha
Períodos de hiperatividade e períodos de inatividade
Dificuldade de concentração chegando a impedir o prosseguimento nos estudos
Dificuldade de tomar decisões e de resolver problemas comuns
Preocupações não habituais com ocultismos, esoterismo e religião
Hostilidade, desconfiança e medos injustificáveis
Reações exageradas às reprovações dos parentes e amigos
Deterioração da higiene pessoal
Viagens ou desejo de viajar para lugares sem nenhuma ligação com a situação pessoal e sem propósitos específicos
Envolvimento com escrita excessiva ou desenhos infantis sem um objetivo definido
Reações emocionais não habituais ou características do indivíduo
Falta de expressões faciais (Rosto inexpressivo)
Diminuição marcante do piscar de olhos ou piscar incessantemente
Sensibilidade excessiva a barulhos e luzes
Alteração da sensação do tato e do paladar
Uso estranho das palavras e da construção das frases
Afirmações irracionais
Comportamento estranho como recusa em tocar as pessoas, penteados esquisitos, ameaças de auto-mutilação e ferimentos provocados em si mesmo
Mudanças na personalidade
Abandono das atividades usuais
Incapacidade de expressar prazer, de chorar ou chorar demais injustificadamente, risos imotivados
Abuso de álcool ou drogas
Posturas estranhas
Recusa em tocar outras pessoas
Nenhum desses sinais por si comprovam doença mental, mas podem indicá-la.
Pela faixa etária esses sinais podem sugerir envolvimento com drogas, personalidade patológica ou revolta típica da idade.
Diferenciar a esquizofrenia do envolvimento com drogas pode ser feito pela observação da preocupação constante com dinheiro, no caso de envolvimento com drogas, coisa rara na esquizofrenia.
A personalidade patológica não apresenta mudanças no comportamento, é sempre desviante, desde as tenras idades. Na esquizofrenia incipiente ainda que lentamente, ocorre uma mudança no curso do comportamento da pessoa, na personalidade patológica não. Na revolta típica da adolescência sempre haverá um motivo razoável que justifique o comportamento, principalmente se os pais tiverem muitos conflitos entre si.
2006-08-01 16:49:30
·
answer #1
·
answered by Rita r 6
·
1⤊
1⤋
Esquizofrenia é uma doença psíquica. Alguns casos de esquizofrenia são muito difíceis de reconhecer até mesmo para psiquiatras.
Se vc está desconfiando que alguém seja, leve-o a um psiquiatra. Um bom psiquiatra.
A personalidade esquizoide é caracterizada por alienações, visões, alucinações, manias e, em alguns casos, violência. Também caracteriza-se por uma dissociação de personalidade. A pessoa passa a se comportar como se fossem duas. Completamente diferentes. Em casos raros, como três.
Principais sintomas:
Autismo = pensamento peculiar e distorcido,
Ambivalência = avolição, atenção prejudicada e indecisão,
Associação comprometida = desagregação do pensamento,
Afetos prejudicados = embotamento.
que, associados às alucinações e ilusões complementavam o quadro nosológico.
TIPOS:
Paranóide
Hebefrenica ou Desorganizada
Catatônica
Indiferenciada
Residual
2006-08-02 07:34:48
·
answer #2
·
answered by Alberto 5
·
0⤊
0⤋
a esquizofrenia é um severo transtorno do funcionamento cerebral.Reconhece um equizofrênico entre outros sintomas pela hostilidade, desconfiança e medos injustificáveis
2006-08-02 00:04:42
·
answer #3
·
answered by osvald s 3
·
0⤊
0⤋
Apesar da exata origem não estar concluída, as evidências indicam mais e mais fortemente que a esquizofrenia é um severo transtorno do funcionamento cerebral.
A esquizofrenia é uma doença incapacitante e crônica, que ceifa a juventude e impede o desenvolvimento natural. Geralmente se inicia no fim da adolescência ou no começo da idade adulta de forma lenta e gradual. O período de conflitos naturais da adolescência e a lentidão de seu início confundem as pessoas que estão próximas. Os sintomas podem ser confundidos com "crises existenciais", "revoltas contra o sistema", "alienação egoísta", uso de drogas, etc.
2006-08-01 21:29:42
·
answer #4
·
answered by Tsunami 5
·
0⤊
0⤋