Depois da chegada de Cristóvão Colombo em 1492, a exploração e colonização européia das Américas acelerou em passo rápido. O povo das Américas iria ser forçadamente desperto a uma cultura agressiva e nova a eles, a da Europa Ocidental. O imperador asteca, Montezuma, líder de um império militarístico e um crente nos poderes dos feiticeiros, tinha um certo número destes xamãs presentes em sua corte. Quando o aventureiro espanhol, Hernando Cortez desembarcou com seu pequeno exército próximo da atual Veracruz, México, Montezuma mandou seus melhores feiticeiros para jogar os mais fortes feitiços nos conquistadores. Os feitiços não funcionaram e os mágicos atribuíram a impotência de suas artes mágicas às "carapaças" dos conquistadores, possivelmente uma referência à armadura que eles usavam como proteção contra armas astecas. Incapaz de deter o exército de Cortez com mágica, o império asteca seria incapaz de impedir seu avanço à capital Tenochitlan. A chegada espanhola à cidade capital dos astecas seria o começo do fim para Montezuma e seu povo. A terra do México mudou de governantes, apesar da resistência asteca tanto por meios físicos quanto mágicos. Como um exemplo, durante um cerco à capital asteca em 1521, sacerdotes astecas realizaram cerimônias, incluindo sacrifícios humanos, e prometeram à população aflita que Cortez e seus aliados indígenas seriam entregues às mãos astecas pelo seu deus da guerra em oito dias. Infelizmente, a situação falhou em mudar militarmente, e a população tornou-se completamente desmoralizada. Eles já haviam fica desiludidos quando Cortez não revelou ser seu deus de volta, Quetzalcoatl
a maldiçao cocaina e o tabaco,vieram de lá..
2006-08-01 11:22:12
·
answer #1
·
answered by bm-mar 5
·
0⤊
0⤋
Se você for ao México e for vítima de uma brutal diarréia, lembre-se de Montezuma.
2015-06-18 03:49:40
·
answer #2
·
answered by Marcelo C 2
·
0⤊
0⤋
Malinche, consorte de Montezuma, por ter grande facilidade com idiomas, foi cooptada pelos espanhóis, tornou-se consorte de Cortez e fazia as vezes de intérprete, quiçá ingenuamente traindo sua própria gente. Como tudo precisa estar previsto em profecias dentro da mundividência azteca, cria-se mais uma, retroativa, informando que "caso uma consorte do tlatoani (aquele que fala, porta-voz do povo, "ditador", num certo sentido) se passe para o lado do estrangeiro a Nação, o povo azteca, ficará escravo por trezentos anos".
Esta a maldição que a Malinche traz a seu povo: Ainda hoje, se vemos chegar homens loiros com alta tecnologia, tudo a ele cedemos.
2006-08-01 13:46:30
·
answer #3
·
answered by so_sweet 1
·
0⤊
0⤋
E que ele queria montar em Duas.
2006-08-01 11:07:44
·
answer #4
·
answered by H. Romeu 4
·
0⤊
0⤋
Bom, Montezuma era um cara até gente fina, morava no Jardim Imperador em São Paulo, ao lado da casa de um espanhol, o Seu Garcia, dava doces pros moleques, ajudava as senhoras do bairro. Um dia o Seu Garcia disse que ele parecia ter sangue espanhól nas veias, e o condecorou como "Montezuma, o espanhól do Imperador". E aí quando ele morreu, lá pros idos da década de 60, todo mundo que falava que, quem falasse mal dele, cairia sobre essa pessoa uma maldição, em que esta ficaria babando em frente da tv assistindo Domingão do Faustão até o fim.
2006-08-07 18:46:45
·
answer #5
·
answered by Coqueiro 1
·
0⤊
1⤋