Meu caro (ou Cara) Naonda do YR (não da pra saber se é menino ou menina)
Não acredite em nenhuma das respostas acima, são todos + malucos do que eu, principalmente a Jujuba que até inventou uma palavra que não está nem no Aurélio: Dulcícola. Mas ela deve ser dul´cicola.
Mas vamos aos fatos e à resposta verdadeira:
No inicio dos tempos os mares e oceanos eram constituidos de agua sem nenhuma salinidade.
Há muitos e muitos e muitos anos atras, um cientista mais maluco do que eu morava em reino muito e muito e muito distante. Ele era mais criativo do que eu e inventou uma máquina que produzia, sabe o quê ??? Produzia SAL e da melhor qualidade. Havia em um reino distante, tipo assim do outro lado do mundo, um Rei que leu no NY times sobre a invenção e ficou encantado. Logo ele fez uma oferta irrecusável ao inventor que aceitou de cara, afinal ele ia vender por qualquer preço mesmo. O rei então mandou um de seus navios para buscar a máquina que não é nada pequena. Os marinheiros pegaram a máquina e partiram para a viagem de volta e no meio do caminho a curiosidade bateu forte e eles acabaram ligando a máquina que imediatamente começou a produzir SAL. Os marinheiros ficaram no sufoco e não sabiam como desligar a máquina que foi produzindo, produzindo até encher e afundar o navio com máquina e tudo e ela está lá no fundo do mar produzindo sal até hoje e não se sabe quando vai parar. Entendeu agora por que é que a agua do mar é salgada e não perde a salinidade???
2006-08-01 06:51:14
·
answer #1
·
answered by Piresmaluco 3
·
3⤊
0⤋
Os rios causam erosão por onde passam, entre os elementos por ele erodidos estão os sais, que são carregados até o mar lá esse sal que foi "carregado" junta-se ao lá já existente. Então ocorre a evaporação e a água é evaporada, mas o sal não, dessa forma há sempre um acúmulo que faz com que os oceanos não percam a salinidade.
Mas há mais uma coisa que acontece para que esse excesso de sal não ultrapasse um ponto que seria prejudicial à vida marinha.
Conheces o Mar Morto? pois é, lá não há vida, pois há excesso de sal.
Então, o sal, ao longo dos tempos, vai se acumulando lááaá no fundo do mar, então chega uma hora que as placas tectônicas entram em movimento, se afastam e o excesso de sal é absorvido pela Terra. Caso isso não acontecesse certamente teríamos oceanos sem vida.
2006-08-01 20:12:19
·
answer #2
·
answered by Morador de Ascurra 2
·
0⤊
0⤋
A agua do rio é adoçada do zero cal.
2006-08-01 14:54:05
·
answer #3
·
answered by Thiago V 1
·
0⤊
0⤋
Como respondeu a Jujuba, a água evapora, depois se prescipita e caí em forma de chuva por exemplo em terra firme e volta para os rios.
2006-08-01 14:00:42
·
answer #4
·
answered by David 4
·
0⤊
0⤋
por q os rios vai sais minerais porriso q ñ ficar dose vc é muito bonita
2006-08-01 13:29:45
·
answer #5
·
answered by Italo Carlos 4
·
0⤊
0⤋
Tente pensar no ciclo da água. A água evapora dos oceanos. Carrega juntos os sais? A água que entra, na verdade está retornando a um ponto do ciclo. Evapora no oceano, condensa, precipita no continente, abastece os mananciais dulcícolas e retorna aos oceanos.
2006-08-01 13:17:18
·
answer #6
·
answered by jujuba 1
·
0⤊
0⤋
Por causa do processo de evaporação, a água do mar recebe água doce, mas perde água devido a evaporação, que não é pequena, visto que a evaporação tem relação direta com a área superficial.
2006-08-01 13:16:30
·
answer #7
·
answered by comandante 7
·
0⤊
0⤋
porque ao desaguar no mar, os rios levam consigo uma grande quantidade de sais minerais. A erosão causada pelos ventos, agua etc tambem carregam para o mar minerais. Mas o principal são as erupções vulcânicas e as fossas abissais com grande atividade sismica, que despejam no mar lava e enxofre, principalmente (é claro que ouros sais também). Isso regula a salinidade marinha
flw
2006-08-01 13:15:52
·
answer #8
·
answered by Agonyzing_Crow 3
·
0⤊
0⤋
1º pq a quantidade de agua doce é inferior a de agua salgada
2º nao adianta misturar doce na salgada, continua salgada, seria necessário remover mesmo o sal para "limpar"
2006-08-01 13:13:22
·
answer #9
·
answered by Hanna 3
·
0⤊
0⤋