São dois modos diferentes de um computador processar cores. O primeiro (CMYK) trabalha com a mistura de pigmentos, conforme ela será usada pelas impressoras; já o segundo, (RGB) trabalha com a combinaçã ode luzes, conforme ela será usada pelos monitores.
Isso porque para equipamentos de vídeo é preciso trabalahr com cores-luz enquanto que para impressões gráficas é preciso trabalhar com cores-pigmento.
Tanto numa forma quanto na outra seconseguem os diferentes tons de cor pela mistura das cores primárias. A diferença é que, em cores-luz as primárias são o Vermelho, o Verde e o Azul; já nas cores-pigmento as primárias são o Magenta (aquele vermelho meio rosado), o Amarelo e o Ciano (azul claro), sendo normmal usar ainda o preto.
Agora combine as iniciais em inglês:
RGB = Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul)
CMYK = Cian, Magenta, Yellow (amarelo) e blaKc (preto).
É isso.
2006-08-01 04:08:47
·
answer #1
·
answered by Naturista 7
·
1⤊
0⤋
CMKY é o tipo de sinalização de vídeo analógico usado geralmente em câmeras de video e video cassetes. RGB é um outro tipo de sinalização analógica de vídeo (imcompativel com a primeira) usada em outros tipos de dispositivos, como por exemplo, monitores de video de computador. RSB
2006-08-01 11:09:33
·
answer #2
·
answered by RSB 4
·
0⤊
0⤋
Basicamente são padrões de cores.
O CMYK é a composição de cores por tintas de impressão. Ciano, Magenta, Amarelo (Yellow) e Preto (Key).
O RGB é a composição de cores pela luzes Vermelha (Red), Verde (Green) e Azul (Blue).
2006-08-01 11:09:28
·
answer #3
·
answered by Guga 5
·
0⤊
0⤋
Primeiramente o correto é CMYK. São modelos de cores utilizadas atualmente.
O Modelo de Cores RGB
O sistema usado para a criação de cores em seu monitor baseia-se nas mesmas propriedades fundamentais da luz que ocorrem na natureza: essas cores podem ser criadas a partir do vermelho, do verde e do azul. Essa é a base do modelo de cores RGB.
Seu monitor colorido cria cores emitindo três feixes de luz com diferentes intensidades, iluminando o material fosforescente vermelho, verde e azul que reveste a parte interna da tela do monitor. Quando você vê o vermelho, isso significa que o monitor ativou o feixe vermelho, que excita os fósforos vermelhos, acendendo um pixel vermelho na tela. Portanto, ver uma imagem escaneada de uma maça na tela é diferente de ver uma maça em cima do computador, esperando para ser comida. Se você apaga as luzes de seu quarto-sala, não verá mais a sua sobremesa, mas continuará vendo a maçã escaneada, pois seu monitor emite luz.
No modelo de cores RGB, as cores dos pixels podem ser mudadas combinando-se vários valores de vermelho, verde e azul. Cada uma das três cores primárias tem um intervalo de valores de 0 até 255. Quando você combina os 256 possíveis valores de cada cor, o número total de cores fica um aproximadamente 16,7 milhões (256 X 256 X 256). Isso pode parecer uma quantidade imensa de cores, mas lembre-se de que alas constituem apenas uma parte visível das cores da natureza. Contudo, 16,7 milhões de cores é suficiente para reproduzir imagens digitalizadas cristalinas em um monitor capaz de exibir cores 24 bits.
O modelo de cores CMYK
O modelo de cores CMYK baseia-se não na adição de luz, mas em sua subtração. No modelo RGB, as cores são criadas acrescentando-se luz; o monitor (ou a televisão) é uma fonte de luz que pode produzir cores. Mas uma página impressa não emite luz; ela absorve e reflete luz. Então, quando você quiser transportar as cores do monitor para o papel, terá de usar outro modelo, o CMYK. O modelo de cores CMYK é a base do processo de impressão em quatro cores (quadricomia), que é usado principalmente para imprimir imagens de tons contínuos (como as fotografias digitalizadas) em uma gráfica. Na quadricomia as cores são reproduzidas em uma impressora usando quatro chapas: C (ciano), M (magenta), Y (amarelo) e K (preto - que é representado pela letra K porque a nomenclatura baseia-se no inglês, e o B de black poderia ser confundido com B de blue).
Como uma página impressa não consegue emitir luz, uma impressora não pode usar as cores RGB para imprimir; em vez disso, ela utiliza tintas que podem absorver comprimentos de onda de luz específicos e refletir outros comprimentos de onda. Combinando tintas de cor ciano, magenta e amarelo, uma impressora comercial pode reproduzir uma parte significativa do espectro visível de cores. Na teoria, 100% ciano, 100% magenta e 100% amarelo devem ser combinados para produzir o preto. No entanto devido a impureza das tintas, a misturas das cores ciano, magenta e amarelo produz um marrom turvo em vez de preto.
Portanto as impressoras geralmente adicionam o preto, às outras três cores para produzir as partes mais escuras e cinzas das imagens.
2006-08-01 11:07:05
·
answer #4
·
answered by Alinsson Wayne 5
·
0⤊
0⤋