Sim, elas irão "colidir" em cerca de 3 bilhões de anos.
Esta hipótese está bem fundamentada (embora seja uma hipótese, claro!).
Hubble observou que as galáxias se afastam umas das outras e a velocidade de afastamento é proporcional à distância entre elas (lei de Hubble).
Entretanto, ele observou uma exceção a esta regra, precisamente para Andrômeda, que cuja luz apresentou desvio para o AZUL e não para o VERMELHO.
Isto ocorre porque as duas galáxias estão próximas o bastante para que o efeito gravitacional entre elas seja preponderante.
Num futuro distante as duas galáxias irão "colidir". Na verdade, será mais "interagir", pois há muito mais espaço vazio do que matéria em ambas. Elas irão se mesclar, ambas perdendo a forma original e formando uma nova galáxia maior.
Dependendo da distância minima entre os núcleos (onde se concentra a maior parte da massa de uma galáxia), a interação pode ser forte o bastante para arremessar o nosso Sol - bem como muitas outras estrelas - para o espaço vazio, junto com seus sistemas planetários.
Andrômeda se aproxima da Via Láctea (a NOSSA galáxia) a uma velocidade de 140 Km/s. A interação é prevista para daqui a cerca de 3 bilhões de anos e as duas formarão uma galáxia elíptica gigante.
Veja a colisão simulada em supercomputadores (links abaixo). Recomendo a opção 1, no formato MPEG. O tempo passa à taxa de 10 milhões de anos por segundo, perfazendo um total de 500 milhões de anos. Observe que parte das estrelas é arremessada para fora da galáxia resultante. O nosso Sol pode ser uma delas ...
2006-08-01 11:23:02
·
answer #1
·
answered by Alberto 7
·
4⤊
0⤋
há sim, mas vai demorar um bom tempo, enquanto isto vamos aproveitá-lo para estudar a astronomia e descobrir coisas maravilhosas. Um abraço.
2006-08-04 06:06:39
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Creio que ainda não há uma resposta definitiva. Podemos medir facilmente a velocidade e direção do movimento radial (componente na nossa direção) através do efeito Doppler mas não podemos medir a componente transversal (lateral) do movimento. A componente radial é realmente em nossa direção mas se houver uma razoável componente transversal significaria que ela está dando uma volta ao redor da nossa galáxia (ou ambas fazendo uma "dança cósmica").
A nossa galáxia - a Via Láctea - e Andrômeda são as duas principais componente do grupo local de galáxias.
http://www.seds.org/messier/more/local.html
.
2006-08-01 09:04:07
·
answer #3
·
answered by Zeca 54_anos de experiência!!! 7
·
0⤊
0⤋
Não, por que ela acompanha a Via-Láctea. E existe dois tipos de Andrômeda: a galáxia de Andrômeda e a constelação de Andrômeda. A galáxia tem esse nome devido à constelação fica "próxima" (cerca de dois milhões e novecentos mil anos-luz).
2006-08-01 03:11:09
·
answer #4
·
answered by Ash! - @thedeiwz 5
·
0⤊
1⤋
Não, pois tem sentidos de deslocamento diferentes, sem contar com a distancia entre elas !
2006-08-01 03:06:48
·
answer #5
·
answered by SPL® 4
·
0⤊
1⤋