English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Aprendí que os corpos celestes que possuem luz própria piscam (ou cintilam) aos nossos olhos, e os corpos que só refletem a luz (não tem luz própria) essa luz é constante, ou seja, não piscam (ou não cintilam). Gostaria muito saber,com certeza, o porque dessa ocorrencia ou desse fenómeno.
Antecipadamente grato, Genesio.

2006-07-31 17:27:05 · 5 respostas · perguntado por genesioortiz 2 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

5 respostas

1º É um mito que as estrelas pisquem. Trata-se de uma aparência, uma ilusão visual devida à nossa atmosfera, que funciona como um desviador dos raios das estrelas e de toda a luz que provém do espaço exterior. Se sairmos da nossa atmosfera, veremos as estrelas como pontos de luz.

2º É um mito que, desde nosso ponto de vista na Terra, as estrelas pisquem e os planetas não. As fontes de luz do espaço exterior sofrem o mesmo efeito, para nós observadores. A diferença é que os planetas nos parecem menos luminosos.
Talvez esse mito venha do fato de que a Luz não pisque, aos nossos olhos. Mas isso se deve a que sua luz é para nós relativamente maior. O efeito de desvio que a atmosfera exerce sobre a luz lunar se observa quando ela está mais próxima do horizonte, e muda de tamanho e de coloração.

2006-07-31 18:03:25 · answer #1 · answered by Francisco V 6 · 0 0

O pessoal já explicou, as estrelas realmente não piscam, é o efeito da nossa atmosfera que faz elas piscarem principalmente em dias quentes quando a atmosfera fica mais turbulenta.
Já os planetas não piscam porque eles tem um tamanho aparente (angular) maior que as estrelas (as estrelas são milhares de vezes maiores que os planetas mas como estão muito distantes ficam aparentemente menores que os planetas - ficam como pontos de luz).
Na verdade piscar ou não piscar depende apenas das condições de turbulência da atmosfera. Em dias excepcionalmente calmos nem as estrelas piscam e em dias muito turbulentos até os planetas piscam.

Reparem que este efeito de piscar ocorre muito mais nas estrelas e planetas que estão próximos da linha do horizonte pois é onde a atmosfera é mais espessa e turbulenta.

.

2006-08-01 16:40:25 · answer #2 · answered by Zeca 54_anos de experiência!!! 7 · 0 0

Na verdade as estrelas não piscam, o que acontece é que a atmosfera interfere, fazendo com que aconteça o efeito de cintilação, as estrelas tem luz própria como o sol, mas devido os gases da atmosfera surge esse efeito, pode-se perceber que uma estrela mais ao horizonte "brilha" mais do que uma "a cima de nossas cabeças", quanto mais longe, mais a interferência da atmosfera, por isso uma maior cintilação

2006-08-01 01:09:35 · answer #3 · answered by Gustavo L 2 · 0 0

Segundo a Enciclopédia Digital , uma Estrela é um objeto celeste, em geral de forma esferoidal, no interior do qual dominam temperaturas e pressões elevadas, particularmente nas regiões vizinhas do centro. Constituem o elemento fundamental do universo, agrupando-se em aglomerados, associações, correntes, grupos, galáxias. Variam em larga escala quanto ao brilho intrínseco, volume, densidade, massa, cor e estabilidade física. À vista desarmada, o seu brilho é aparentemente definido pela magnitude, que aumenta à medida em que aquele diminui; por isso é possível ver, à vista desarmada, estrelas de até a sexta magnitudes e até as de vigésima terceira magnitude com os telescópios mais avançados.

Todos os corpos no Universo parecem possuir existência finita, como é o caso das próprias estrelas. As estrelas possuem uma enorme quantidade do combustível que as mantêm como fontes energéticas. No entanto, este combustível é constantemente consumido e, em bilhões de anos, pode ocorrer seu esgotamento total. Desta forma, inicialmente há a combustão de todo o hidrogênio disponível; a seguir é consumido o hélio; neste estágio, a estrela reduz drasticamente seu tamanho, além de mudar de cor, passando a se chamar “anã branca” e, com o esfriamento e a respectiva mudança de cor que isso acarreta, torna-se uma “anã negra”, sendo assim uma estrela extinta.

Só pra vc ter uma idéia, a formação do sistema solar e a formação do universo são eventos separados no tempo e no espaço. O universo se formou a 16 bilhões de anos, a nossa galáxia a 13 bilhões e o sistema solar a apenas 4,5 bilhões.
A quase totalidade da massa do sistema solar (mais de 99%) está no Sol. Só na nossa galáxia existem centenas de milhões de outras estrelas como o sol.
Uma unidade de distância muito usada na astronomia é o ano-luz, que equivale à distância que a luz percorre em um ano, correspondente a 9,5 trilhões de quilômetros. A distância entre a Terra e o Sol é de 150 milhões de Km, ou aproximadamente vinte milésimos de milésimos de ano-luz. A distância de Plutão (o planeta mais distante) ao Sol é de aproximadamente 60 centésimos de milésimo de ano-luz. As distâncias entre as estrelas são muito maiores. Próxima Centauro, a mais próxima do Sol, está a 4,2 anos-luz. O diâmetro de nossa galáxia é de 100.000 anos-luz e o diâmetro do universo conhecido, aproximadamente 30 bilhões de anos-luz.

2006-08-01 00:46:35 · answer #4 · answered by Euseidetudo 5 · 0 0

Nas estrelas, existem a todo o momento "tempestades" de fogo, que causam esse brilho, os planetas que refletem a luz apenas refletem a luz e não o astro em sí como um espelho.

2006-08-01 00:39:44 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers