Situado no Pacífico, a cerca de 1.000 km da costa do Equador, o arquipélago é formado por 13 ilhas grandes e seis menores, numa área de 8.010 km2, o que corresponde ao tamanho de mais de cinco cidades de São Paulo --cerca de 95% do arquipélago é área de preservação.
São formações que estiveram isoladas do continente durante milhões de anos, fazendo com que a vida por lá evoluísse de modo diferente em relação ao resto do mundo. Formado por derramamentos de lava ocorridos há mais de 5 milhões de anos, ainda guarda recentes sinais de erupções, sendo que alguns de seus vulcões permanecem ativos.
Todo o arquipélago é um imenso espaço de procriação, alimentação e nidificação, ou seja, de criação de ninhos, um lugar onde atobás, fragatas, albatrozes e outros tipos de ave, peixe e réptil se acasalam e põem ovos aos montes. Das 5.000 espécies que vivem em Galápagos, 2.000 só podem ser encontradas lá. Só para ter uma idéia da incrível diversidade endêmica da área: 32% das plantas, 50% das aves, 25% dos peixes e simplesmente todos os répteis presentes só existem ali. É a segunda maior reserva marinha do planeta, só fica atrás da Grande Barreira de Corais, na Austrália.
O grande barato do arquipélago está nas atividades ao ar livre. A rotina dos ecoturistas é observar animais selvagens em seu habitat. Foram eles que deram e ainda mantêm a fama mundial do arquipélago, que atrai cerca de 100 mil pessoas por ano. Gente que sonha reviver a experiência do biólogo inglês Charles Robert Darwin (1809-1882), que aportou por ali em 1835, a bordo do navio HMS Beagle, da Marinha Real Britânica.
A partir da observação da existência de animais nativos muito parecidos, mas de espécies totalmente distintas daquelas que viviam no continente, o cientista elaborou a teoria que viria a mudar os rumos da ciência, até então dominada por dogmas criacionistas, segundo os quais a explicação para a origem da vida é a que está na Bíblia.
Durante mais de um mês, o naturalista britânico passou a observar o comportamento dos animais. Com base nesse trabalho, fundamentou sua Teoria da Evolução das Espécies. Segundo ela, os bichos alterariam as suas características para se adaptar a um novo ambiente. Darwin revolucionou o conhecimento científico e até mesmo o entendimento da origem do homem. Quase 180 anos depois da visita do biólogo, Galápagos é um dos poucos lugares do planeta ainda pouco afetado pela devastação humana. Segue um dos maiores santuários naturais do mundo.
A maior ameaça aos bichos nativos são os animais domésticos, como cães e gatos, trazidos por forasteiros do continente, que comem ovos de tartarugas e iguanas, entre outros.
Tem mais. No começo deste ano, pescadores revoltados com as normas de controle impostas pelo governo equatoriano mataram, como represália, mais de 40 tartarugas-gigantes e deixaram os cascos à mostra, para assombro geral dos turistas.
Outro dano são os hábitos alimentares chineses. A China é o maior consumidor mundial de ingredientes provenientes de espécies selvagens. Os pescadores do arquipélago vendem ao mercado chinês barbatanas de tubarão. A sopa feita com o produto é considerada um poderoso afrodisíaco e é servida em casamentos tradicionais chineses. Festa e crendice popular do outro lado do planeta à custa de extermínio ecológico.
Coisa primitiva do bicho-homem, colocando em risco um dos mais importantes "laboratórios" a céu aberto disponíveis para o estudo da evolução biológica.
2006-07-31 16:57:12
·
answer #1
·
answered by Mari 3
·
1⤊
0⤋
Fica no oceano Pacífico, ( a parte norte do arquipélago esta sob a linha do ecuador), e a 1.205 km da Capital Quito.
2006-08-01 06:44:02
·
answer #3
·
answered by cristam2000 1
·
0⤊
1⤋
Fica no oceano pacifico, distante da costa do Equador.
2006-07-31 22:16:57
·
answer #4
·
answered by Falco 7
·
0⤊
1⤋
No oceano Pacífico, mais para o Equador.
2006-07-31 19:45:03
·
answer #5
·
answered by Patetão 5
·
0⤊
1⤋
Simples e direto: Fica a oeste do Equador, mais ou menos uns 1000 km de distância, no meio do Oceano Pacífico.
2006-07-31 16:59:46
·
answer #6
·
answered by ? 5
·
0⤊
1⤋