Olá,
Bem, não sei com qual finalidade você procura uma estória curiosa sobre eletricidade.
Se for uma estória engraçada infelizmente não me lembro de nenhuma, contudo, há o relato de uma impressionante experiência realizada por alguém que considero ter sido a maior autoridade neste assunto (eletricidade), de todos os tempos, que foi Nikola Tesla.
Cara Colega,
Se você tiver interesse em conhecer mais sobre ele, há uma biografia resumida no link abaixo para download.
http://www.temcifras.com/download.php?id...
O site solicitará um email válido e a instalação de uma barra de ferramentas para envio e recebimento de arquivos.
Bem, vou apenas lhe relatar um experimento "curioso" de Tesla pra você ter uma idéia até onde ia a ousadia dele. Ele inventou um transformador amplificador ressonante que permite distribuir energia elétrica pelo ar, sem fios, mas que foi inviabilizado em ser implantado por poderosos interesses econômicos contrários.
Veja a descrição do "TESTE" de ajuste do aparelho:
Tesla e seus assistentes montaram um laboratório único nos arredores da cidade com uma torre de aproximadamente 60 metros de altura.
Este era o "Transformador Amplificador" de Tesla, que ele dizia ser a maior de suas invenções.
A população de Colorado era naturalmente curiosa sobre o que este grande inventor estava tramando, e respeitava os sinais ao redor do perímetro dizendo: "MANTENHA A DISTÂNCIA - GRANDE PERIGO". Ainda assim, eles logo sentiram os efeitos do aparato de Tesla.
Faíscas saíam do chão conforme eles andavam pelas ruas, penetrando em seus pés pelos sapatos. A grama ao redor do prédio de Tesla brilhava com uma pálida luz azul (Fogo de Santelmo), chamas elétricas brotavam de torneiras abertas e cavalos levavam choques das próprias ferraduras.
Objetos de metal segurados próximos a hidrantes descarregavam raios elétricos em miniatura de vários centímetros de distância. Lâmpadas acendiam espontaneamente a quinze metros de sua torre.
E Tesla estava apenas sintonizando o seu equipamento.
Estes eram os efeitos colaterais ao ajustar o transformador amplificador à Terra. Uma vez que ele estava adequadamente calibrado, Tesla estava pronto para conduzir a maior sinfonia de sua carreira, usando todo o planeta como sua orquestra.
Certa noite em 1899, Tesla acionou sua máquina em força total, na esperança de produzir um fenômeno que ele chamou de "crescente ressonante". Sua torre descarregou na Terra dez milhões de volts.
A corrente atravessou o planeta na velocidade da luz, forte o bastante para não morrer antes do final. Quando ela chegou ao lado oposto do planeta, ela foi rebatida de volta, como círculos de água voltando à sua origem.
Ao voltarem, a corrente estava em muito enfraquecida, mas Tesla estava emitindo uma série de pulsos que se reforçavam um ao outro, resultando em um tremendo efeito cumulativo.
No ponto focal, aonde Tesla e seus assistentes assistiam, a crescente ressonante manifestou-se como uma demonstração alienígena de raios que ainda estão até hoje catalogados como a maior descarga elétrica da história.
A corrente de retorno formou um arco voltaico que elevou-se até o céu por quarenta e dois metros (maior raio artificial produzido até hoje). Trovões apocalípticos foram ouvidos a trinta e cinco quilômetros de distância, na cidade de Cripple Creek.
Tesla, anteriormente, estava preocupado com a possibilidade de haver um limite para a geração de descargas ressonantes, mas, naquele evento, ele passou a crer que o potencial era ilimitado.
Ali, diz o cientista, “Constatei em um segundo que com equipamentos apropriados, organizados como estações emissoras e receptoras, poderia fazer circular energia e sinais em qualquer quantidade e a qualquer distância ao redor da Terra, com uma eficiência de 99,5%”
Tesla voltou a Nova York procurando apoio para sua idéia de implementar um sistema de energia ressonante global.
2006-07-31 14:52:17
·
answer #1
·
answered by Peregrino 6
·
4⤊
0⤋
Meu irmão maluco, quando mais novo, viu aquelas coisa nos filmes de esquentar a fechadura... quiz fazer isso com eletricidade... o bom é que ele pegou um fio, fez uma argola desencapada com ele e botou na maçaneta, aí foi lá ele botar as duas pontas do fio na tomada... Por sorte dele... não aconteceu nada, porque deu um estouro, sai um brilho(faísca), que o bichinho pulou pra trás hahahaha.
Bom, nunca mais quiz "brincar com eletricidade" e a tomada queimou, levando de quebra uns esporros do meu pai... hehehe
2006-07-31 14:18:50
·
answer #2
·
answered by Gustavo S 4
·
0⤊
0⤋
Estava transando debaixo do chuveiro com uma garota quando o chuveiro esfriou. Fui mexer e era um daqueles lorenzetti de ferro. Todo molhado, tomei um choque tão violento que o p!#%o até murchou. A menina assustou com o choque que deu um grito altíssimo. Chuveiro velho de ferro nunca mais.
2006-07-31 14:10:30
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋