English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

5 respostas

A maior parte das pessoas acredita que se conhece, mas na verdade se conhece muito pouco. Você ama alguém, confia em alguém que pouco conhece? Geralmente amamos e confiamos
apenas em quem conhecemos muito! E se você não se conhece como quer acreditar mais em sua própria capacidade? Como quer ir em busca de seus sonhos se não acredita ser capaz? E por que não acredita ser capaz? Porque não sabe quem você é.
Por isso, o autoconhecimento é fundamental para desenvolver o amor por si mesma e fortalecer a auto-estima. É muito difícil alguém se conhecer interiormente quando a busca está sempre no externo. Buscam cuidar da pele, mudar o corte do cabelo, comprar roupas, carros, eliminar alguns quilinhos, mas quase sempre esquecem que o caminho deve ser o contrário, de dentro para fora.

Quando uma pessoa está bem com ela mesma você percebe isso não pela roupa que está usando, ou o carro que está dirigindo, mas pelo brilho em seu olhar, o sorriso em seu rosto, a paz em seu espírito. Como alguém que dorme mal toda noite pode sentir paz? Como alguém que está constantemente se criticando, se culpando, se achando errada, pode se amar? Amar-se é condição básica para elevar a auto-estima.

2006-08-03 12:42:06 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Como resumiu o GUSTAVO antes de mim, o principal obstáculo é o MEDO do que as pessoas vão encontrar ao se conhecerem melhor. Conhecer-se melhor significa perceber a insignificância da condição do ser humano (mortal, insignificante, solitário, etc)

Os seres humanos então, ao rejeitarem olhar e aceitar esta condição, acabam tentando inventar uma outra condição de "importância" perante o Universo que deverá ser obviamente "construída" com resultado melhor do que a que foi CONSTATADA no processo de auto conhecimento.

Tentam enobrecer sua existência focando em elementos externos de riqueza, valores morais, acúmulo de mercadorias, valorização de status social, ou em lideranças políticas e crenças religiosas, para compensar a verdadeira insignificância da figura do ser humano no Cosmo.

O ser humano sempre preferiu então exercer uma política de "avestruz", distanciando-se cada vez mais das verdades sobre si mesmo, e com isso afastando-se do auto-conhecimento

Poucos são os seres humanos que se dedicam à tarefa dolorosa e ingrata de perseguir as verdades olhando mais para dentro de si mesmo do que em causas externas para a sua infelicidade. Os que conseguiram olhar para dentro de si, muitas vezes acabaram com relatos deprimidos, céticos ou cínicos em relação às reais possibilidades de evolução e felicidade.

Finalmente, em resumo cabe dizer que a falta do auto-conhecimento dificulta enormemente a compreensão da condição de aceitar a verdadeira natureza do homem, e sem essa ferramenta fica mais difícil exercer plenamente suas possibilidades de liberdade e felicidade.

Como já disse o psicólogo Flavio Gikovate, a liberdade do homem nasce da coerência, que só pode alicerçar-se em auto-conhecimento, o mais sincero possível.

2006-07-31 20:08:26 · answer #2 · answered by Ponto de Vista 3 · 1 0

Torcedora, primeiramente a felicidade a união e as virtudes são valores constantes nós é que somos inconstantes, exemplo voce apaga a luz fisica no instante que quiseres e a luz dos valores tambem, só que ha uma diferença apagar a luz fisica voce só fica no escuro, mas apagar a luz dos valores causa sofrimento e geralmente apagamos por não termos discernimento de sabedoria por duvidas medos, teimosias e arrogancias etc..
O autoconhecimento ele vem dos entrelaçamentos da nossa arvore genealogica que se chama vocação esta vocação pode ser fisica, mental ou espiritual e quando possuimos nos expressamos ao natural exemplo voce deve ter visto pessoas que não sabem nem assinar o nome mas se pegar um lapis sai desenhando tudo que perceber pela frente esse é um exemplo fisico, mental são pessoas que tem o dom de mover massas ou para o bem ou para o mal, outros enganam mentalmente muitos dizendo que pedras tem poder de ganhar dinheiro para conceguir o proprio dinheiro a custo da fraqueza mental de muitos, espiritual são aquele que prometem o reino dos seus mas no fundo tambem só visão o dinheiro dos fracos.
Torcedora mas se voce não tem nenhuma vocação em especial, busque o autoconhecimento atravez da sabedoria e da consciencia, que quer dizer para se ter sabedoria busque primeiro os periodos da sabedoria que são informação, conhecimento e experiencia sobre os argumentos existentes no Universo, exemplo profissões, relacionamentos individuais e coletivos etc.., mas não esqueça sabedoria quer dizer saber fazer, consciencia quer dizer como saber fazer, os periodos da consciencia são motivação( ou despertar), determinação(ou querer) e sentir( ou vontade), esses periodos voce aplica em cima da sabedoria e ai voce vai ter uma inspiração em seu espirito de como perceber a luz dos valores. Um abraço

2006-07-31 20:31:13 · answer #3 · answered by filosofo 6 · 0 0

Dizem... mas será que é?
Segundo André Luís, autor espírita, somos felizes a medida que fazemos outros felizes...

2006-07-31 19:23:08 · answer #4 · answered by Marcello 5 · 0 0

Medo. Se quer fazem idéia do que é auto-conhecer-se.

Medo de se deparar com seus próprios defeitos...
Medo de que "os outros" saibam de algo... (esse "algo" pode variar muito, porque eles mesmos não sabem o que é...)

2006-07-31 19:19:12 · answer #5 · answered by Gustavo S 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers