Num contexto Startrek seria:
Dobra - Forma de "burlar" a Lei de Einstein. Utilizando-se da unificação das forças nuclear forte, fraca e elétrica, cria-se uma grande força gravitacional, de ação limitada a uma bolha quase do tamanho da nave, que dobra o espaço a sua volta. Para alguém dentro da bolha, a nave não viaja mais rápido que a luz, mas para alguém fora dela, a nave pode estar milhares de vezes mais rápido. A escala utilizada para medir a velocidade da nave dentro da bolha é a escala de dobra, que consiste numa equação matemática exponencial, fazendo com que dobra 1 seja a velocidade da luz e, dobra dez, velocidade infinita.
Transdobra - Às vezes, a bolha é tão forte que perfura os espaço em vez de dobrá-lo, criando um buraco de verme temporário. Desta forma, uma nave em transdobra não viaja no espaço, viaja em uma região física chamada hiperespaço. A transdobra é usada por algumas culturas, tendo os borgs como padrão. Na Frota, a transdobra foi testada com a Excelsior em 2286, mas logo abandonada por problemas técnicos. Agora, voltou a ser usada como parte da tecnologia desenvolvida para ser anti-borg, sendo que a nova Enterprise-E já conta com ela.
Dobra Temporal - Quando o fenomêno de transdobra ocorre além da escala, pode acontecer o fenômeno da dobra temporal, que consiste na viagem de uma nave pelo tempo, tanto para o futuro como para o passado, mas seu controle é quase impossível.
2006-07-31 09:33:39
·
answer #1
·
answered by Zoing 5
·
0⤊
0⤋
è uma não velocidade,onde se viaja para dentro dos wormholes e na viagem se acelera a velocidade da luz numa bolha magnética.
2006-08-02 12:55:02
·
answer #2
·
answered by Gemelli 2
·
0⤊
0⤋
a velocidade da dobra espacial é calculada pela formula Vd+ C"=LMO-VoT+3.6"SF-(VD~1.0008p0)
2006-07-31 16:41:55
·
answer #3
·
answered by zé ninguém 1
·
0⤊
0⤋
Se bem me lembro este é um termo usado na série jornada nas estrelas para se referir ao dobro da velocidade da luz.
Na ficção tudo é possível, mas a realidade é bem diferente. É impossível que um corpo que tenha massa atinja a velocidade da luz quanto mais o dobro dela. Segundo a teoria da relatividade de Einstein, o corpo aumenta muito sua massa quando está proximo da velocidade da luz, requerendo cada vez mais energia para acelerá-lo. Logo, para atingir a velocidade da luz seria necessária uma quantidade infinita de energia.
Então quando ouvir isso de novo, saiba que é apenas ficção, nada que estrague a série neh...
Até mais!
2006-07-31 16:36:07
·
answer #4
·
answered by Bruno 1
·
0⤊
0⤋