Poda de Árvores Localizadas em Áreas Urbanas
A poda tem a função da adaptar a árvore e seu desenvolvimento ao espaço que ela ocupa. O conhecimento das características das espécies mais utilizadas na arborização de ruas, das técnicas de poda e das ferramentas corretas para a execução da poda permite que esta prática seja feita de forma a não danificar a árvore. Entretanto, a poda sempre será uma agressão à árvore. Sempre deverá ser feita de modo a facilitar a cicatrização do corte. Caso contrário, a exposição do lenho permitirá a entrada de fungos e bactérias, responsáveis pelo apodrecimento de galhos e tronco, e pelo aparecimento das conhecidas cavidades (ocos).
A situação ideal é conduzir a árvore desde jovem, quando tem maior capacidade de cicatrização e regeneração, orientando o seu crescimento para adquirir uma conformação adequada ao espaço disponível. As espécies cujo principal atributo são as flores não deverão ser podadas nos meses que antecedem a época de floração. Para as espécies que apresentam floração pouco significativa, do ponto de vista paisagístico (ligustro, canelinha, sete-copas, monguba, aroeira-salsa, etc), a poda deverá ser feita no final do período de repouso vegetativo que, para nossas condições climáticas, ocorre nos meses de agosto e setembro.
O local mais apropriado para o corte é na base do galho, ou seja, onde ele está inserido no tronco ou em ramos mais grossos. A base do galho possui duas regiões de intensa atividade metabólica, que apresentam rápida multiplicação de células: a crista, que fica na parte superior e o colar, que fica na parte inferior do galho. Para poda de galhos grossos (diâmetro superior a 2,0 cm), considerados lenhosos, o corte deverá ser feito em três etapas. A figura 06 mostra a anatomia da base do galho e o posicionamento dos três cortes em galhos grossos. Os galhos com até 2,0 cm de diâmetro são eliminados em corte único, com auxílio de tesoura de poda ou serra manual.
A seguir seguem os tipos de poda utilizados em árvores de rua:
Poda de Condução: é adotada em mudas e árvores jovens com o objetivo de adequá-las às condições do local onde se encontram plantadas, adquirindo tronco em haste única, livres de brotos e copa elevada, acima de 1,80 metros.
Poda de Manutenção: adotada nas árvores jovens e adultas, visando a manutenção da rede viária. Divide-se em:
Poda de limpeza: é executada em árvores jovens e adultas, com o objetivo de remover galhos secos, doentes ou ramos ladrões.
Poda de conformação: poda leve em galhos e ramos que interferem em edificações, telhados, iluminação pública, derivações de rede elétrica ou telefônica, sinalização de trânsito, levando-se em consideração o equilíbrio e a estética da árvore.
Poda para livrar fiação aérea: adotada em árvores de médio e grande portes sob fiação, visando evitar a interferência dos galhos com a mesma. O ideal é o preparo da árvore desde jovem. Pode ser efetuda de quatro maneiras diferentes, dependendo de cada situação e da espécie que será podada.
Poda em "V": é a remoção dos galhos internos da copa, que atingem a fiação secundária energizada ou telefônica, dando aos ramos principais a forma de V, permitindo assim o desenvolvimento da copa acima e ao redor da rede elétrica.
Poda em "furo": consiste na manutenção da poda em "V", com o desenvolvimento da copa acima e ao redor da fiação. É necessária remoção constante das brotações desenvolvidas ao redor dos fios.
Poda de formação de copa alta: a copa é direcionada a se formar acima da rede elétrica. Consiste na remoção dos ramos principais e/ou secundários que atingem a fiação. Quando existe fiação primária energizada, a formação de copa alta não é possível.
Poda de contenção de copa: é a redução da altura da copa, com o objetivo de mantê-la abaixo da fiação aérea. É utilizada principalmente em árvores plantadas sob fiação primária energizada.
Poda drástica: é considerada poda drástica aquela que apresenta uma das seguintes características:
Remoção total da copa, permanecendo acima do tronco os ramos principais com menos de 1,0 metro de comprimento nas árvores adultas;
Remoção total de um ou mais ramos principais, resultando no desequilíbrio irreversível da árvore;
Remoção total da copa de árvores jovens e adultas, resultando apenas o tronco.
As podas drásticas deverão ser evitadas, sendo a sua utilização permitida apenas em situações emergenciais ou quando precedida de parecer técnico de funcionário municipal autorizado.
As ferramentas e equipamentos principais para os serviços de poda são: tesoura de poda, serras manuais ou moto-serras. Deverão ser evitadas as seguintes ferramentas: machado, facão e foice.
Os equipamentos acessórios são as escadas, cordas e plataformas elevatórias ou cestos.
Os equipamentos de segurança são: capacete com fixação no queixo, óculos para evitar serragem nos olhos, protetores auriculares para os operadores de moto-serra, luvas de couro e sapatos com solado reforçado.
2006-07-31 10:05:31
·
answer #1
·
answered by Rangel 2
·
1⤊
0⤋
esta é a época certa!!!dizem que os meses de poda dessas árvores que não são frutíferas, são os meses que não possuem a letra "R" no nome!!! "janeiro, fevereiro, março, abril, MAIO, JUNHO, JULHO, AGOSTO, setembro, outubro, novembro, dezembro." Espero que tenha ajudado em alguma coisa..."
2016-12-14 17:02:05
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Olha tche, para podar arvores que causam alergias, não tem época certa (toda a hora é hora), aliás é melhor colocar óleo quimado na raiz e matar, pois elas são altamente prejudiciais a saude humana, principalmente dos velhinhos que sofrem de renites, bronquites e outros males. Agora, para arvores que não tem este "dom maligno" a melhor época é entre o verão e o outono.
2006-07-31 16:39:35
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
pode no final do inverno/começo da primavera, qdo as raízes ficam mais ativas e sua planta vai poder se recuperar melhor do stress da poda. Mas em todo caso, como a árvore é de rua, e a poda pode ser por estética ou por funcionalidade, pode em qquer época que o prejuízo para a planta é pequeno e vc pode visualizar o efeito imediatamente, o que é mais importante neste caso.
2006-07-31 14:04:37
·
answer #4
·
answered by Mario Tanaka 5
·
0⤊
0⤋
Uma vez "ouvi" dizer que deve-se poder árvores somente nos meses que possuem a letra "a" na grafia tipo: janeiro, março,abril, maio, agosto.
2006-07-31 09:53:51
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋