PARADOXO: UMA FIGURA DE LINGUAGEM
Um paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Em termos simples, um paradoxo é 'o oposto do que alguém pensa ser a verdade'. A identificação de um paradoxo baseado em conceitos aparentemente simples e racionais tem, por vezes, auxiliado significativamente o progresso da ciência, filosofia e matemática.
A etimologia da palavra paradoxo pode ser traçada a textos que remontam à aurora da Renascença, um período de acelerado pensamento científico na Europa e Ásia que começou por volta do ano de 1500. As primeiras formas da palavra tiveram por base a palavra latina paradoxum, mas também são encontradas em textos em grego como paradoxon (entretanto, o Latim é fortemente derivado do alfabeto grego e, além do mais, o Português é também derivado do Latim romano, com a adição das letras "J" e "U"). A palavra é composta do prefixo para-, que quer dizer "contrário a", "alterado" ou "oposto de", conjungada com o sufixo nominal doxa, que quer dizer "opinião". Compare com ortodoxia e heterodoxo.
Na filosofia moral, o paradoxo tem um papel central nos debates sobre ética. Por exemplo, a admoestação ética para "amar o seu próximo" não apenas contrasta, mas está em contradição com um "próximo" armado tentando ativamente matar você: se ele é bem sucedido, você não será capaz de amá-lo. Mas atacá-lo preemptivamente ou restringi-lo não é usualmente entendido como algo amoroso. Isso pode ser considerado um dilema ético. Outro exemplo é o conflito entre a injunção contra roubar e o cuidado para com a família que depende do roubo para sobreviver.
Deve ser notado que muitos paradoxos dependem de uma suposição essencial: que a linguagem (falada, visual ou matemática) modela de forma acurada a realidade que descreve. Em física quântica, muitos comportamentos paradoxais podem ser observados (o princípio da incerteza de Heisenberg, por exemplo) e alguns já foram atribuídos ocasionalmente às limitações inerentes da linguagem e dos modelos científicos. Alfred Korzybski, que fundou o estudo da Semântica Geral, resume o conceito simplesmente declarando que, "O mapa não é o território". Um exemplo comum das limitações da linguagem são algumas formas do verbo "ser". "Ser" não é definido claramente (a área de estudos filosóficos chamada ontologia ainda não produziu um significado concreto) e assim se uma declaração incluir "ser" com um elemento essencial, ela pode estar sujeita a paradoxos.
2006-07-31 06:49:43
·
answer #1
·
answered by lleonardo_viniciuss 3
·
6⤊
3⤋
UM PARADOXO, É UMA CONTRADIÇÃO, OU CONTRA-SENSO, ESTÁ PALAVRA SE ORIGINA DO LATIM
"PARA" - CONTRARIO
"DOXO" - OPINIÃO
2006-07-31 13:47:42
·
answer #2
·
answered by Ricardinho 2
·
1⤊
0⤋
Conceito que é ou parece contrário ao comum, contradição.
vem do latim
2006-07-31 13:54:43
·
answer #3
·
answered by ?? 2
·
0⤊
0⤋
paradoxo eh uma figura de linguagem.
Relacionado com a antítese, o paradoxo é uma figura de estilo que consiste na exposição contraditória de ideias. As expressões assim formuladas tornam-se proposições falsas, à luz do senso comum, mas que podem encerrar verdades do ponto de vista psicológico/poético. Ex.: o soneto de Luís de Camões:
"Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói e não se sente;
é um contentamento descontente;
é dor que desatina sem doer."
2006-07-31 13:49:12
·
answer #4
·
answered by Pri_ 2
·
0⤊
0⤋
Paradoxo é uma verdade científica. No popular, parece estranho que isso aconteça, mas científicamente é verdade. Um bom exemplo é o paradoxo de Mpemba. Nela, diz que água aquecida congela mais rápido que água normal. É estranho, mas é puramente científico (se quiser saber mais sobre isso, vá em http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_Mpemba ). E para saber sobre paradoxos em geral e conhecer outros, vá para http://pt.wikipedia.org/wiki/Paradoxo e veja mais. Nesse link, há a etimologia da palavra. Vale a pena, é bem legal...
2006-07-31 13:49:08
·
answer #5
·
answered by Ash! - @thedeiwz 5
·
0⤊
0⤋
Paradoxo eh uma ideia contraria a outra. Eh de origem latina, se naum me engano.
2006-07-31 13:48:15
·
answer #6
·
answered by Andreia Oliveira 3
·
0⤊
0⤋