English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-07-31 06:22:42 · 8 respostas · perguntado por Cristiano R 3 em Eletrônicos Equipamentos de Som

8 respostas

Há três medidas de potência: RMS, IHF e PMPO. A RMS é a potência verdadeira, mas os fabricantes costumam usar a PMPO que é bem maior e impressiona mais. Não se assuste se aquele amplificador dá "só 160 watts" e aquele mini-system dá "incríveis 600 watts". No primeiro caso, é potência RMS e no segundo, PMPO. Os 160W de RMS significam bem mais de 600W PMPO.

Significa Peak Music Power Output (Potência de Saída de Pico Musical).
É o pico de intensidade da onda sonora, e não sua média, como é o caso da RMS.

2006-07-31 06:26:34 · answer #1 · answered by science officer vulcan-betazoid 3 · 1 1

Há dois padrões de medida da potência no Brasil: RMS e PMPO. O PMPO marca o máximo que as caixas podem atingir num dado momento, sem levar em conta a distorção do som. Já o RMS avalia a potência máxima das caixas durante um período bem mais prolongado, sem que haja distorção.

A potência em PMPO pode ser mais de dez vezes superior à em RMS. Mas atenção: o que conta é o RMS.
A grande maioria dos micros e minis traz efeitos especiais como “surround”, “groove” e várias equalizações que, supostamente, “adequam” o equipamento a tocar estilos diferentes como clássico, jazz, rock etc.

Ao contrário do que muitos dizem por aí, não existe nenhuma fórmula capaz de transformar Watts RMS em Watts PMPO. RMS (Root Mean Square) é a potencia máxima que um equipamento pode gerar com baixo nível de distorção e em toda a gama audível Hi-Fi (20Hz a 20Khz), por tempo indeterminado. PMPO (Power Music Pic Output) é a potencia de pico do aparelho, ou seja, aquela que será gerada com o volume no máximo e, em conseqüência, com altíssimo nível de distorção e muito próxima dos limites de desempenho e confiabilidade/durabilidade do aparelho, podendo ser utilizadas apenas por breves períodos antes que se tenha danos irreversíveis aos amplificadores ou caixas.

Dependendo do projeto do amplificador, a potencia em RMS pode variar de 1 a 10 vezes a potência em PMPO, sendo possíveis discrepâncias até maiores do que essas. Portanto, potência é sempre a mesma coisa (Watts), diferenciando apenas nas condições em que foi medida.

A recomendação do Inmetro é que o consumidor que for comprar auto-falantes para carro e estiver preocupado em saber a potência real do equipamento deve guiar-se somente pela medida RMS, sem considerar a PMPO, embora a segunda esteja em destaque nas embalagens.

O problema, segundo o Inmetro, é que, em canto a RMS (também conhecida como watt/RMS) tem critérios de medição e normalização uniforme, a potência PMPO pode ser obtida de acordo com critérios diferentes por parte de cada fabricante.

Enquanto a RMS a RMS é medida da mesma forma tento no Brasil como na Alemanha, EUA ou Japão, a PMPO pode diferir entre os próprios fabricantes de cada um desse países, Aqui, a RMS está regularmente na ABNT, norma 5.308. Em relação a PMPO, não existe registro.

Um exemplo da falta de critérios é sentido no mercado nacional. Quando a PMPO surgiu, as empresas reuniram-se e, em um acordo de cavalheiros, decidiu estabelecer o coeficiente de multiplicação, responsável pela obtenção da medida final, em 3,5. Porém passados alguns messes,começaram as discordâncias. Aproveitando-se da falta de uma regulamentação, algumas empresas do setor resolveram modificar por conta própria o coeficiente. E, exatamente pela inexistência de critérios sobre essa potência, não é possível saber quem está com a razão>

A diferença entre potência PMPO induz o consumidor ao erro. “ O resultado de tanta enganação em relação a PMPO é que a sigla passou a ser chamada no mercado de Potência Máxima Para Otário”, diz o gerente-técnico e Comercial da Bravox, Reinaldo Barros.

2006-08-01 18:37:56 · answer #2 · answered by foxmulder 2 · 1 0

PMPO e uma sigla que normalmente os fabricantes usam pra enganar o consumidor que acha que esta comprando um aparelho potente mas nao verdade nao....pois o valor que vale para uma potencia legal e o RMS.....entao esqueca essa sigla ela nao te indica nada.....pois seus valor e calculado de qualuqer jeito......sem um padrao a seguir.....ja rms nao....

2006-08-01 09:48:15 · answer #3 · answered by Neto 2 · 0 0

PMPO é um tipo de medida de potencia de som, mas que imbute a potencia verdadeira do aparelho por ser de valor maior. A medida verdadeira que mede a potencia do som é a RMS, esta diz de verdade a potencia do aparelho de som.

2006-08-01 08:27:36 · answer #4 · answered by juju 3 · 0 0

PMPO é a sigla de Peak Music Power Output (Potência de Saída de Pico Musical), esta potência é meio no chutômetro varia para cada fabricante ex: Há marcas que colocam 280W PMPO e na verdade só tem 1 W RMS, os portáteis da AIWA vinham escrito 140 W e na verdade era 2,5 W RMS.
Voce deve verificar mesmo é a potência em RMS (verdadeira)
A AIWA chegou a fazer um aparelho (conjunto de som) que tinha a potência de 10.000 W PMPO (1.000W RMS).
Aqui na oficina agente chama a potência PMPO de
Potencia
Medida
Para
Otários
Verifique sempre pela potência em RMS e veja também o THD (distorção harmônica total) que deve se inferior a 10% (quanto menor melhor), adiante ter um som de 600W RMS que fica distorcendo, e não tem nitidez sonora...se é para ficar ouvindo o Bonde do Tigrão.....vá lá!!!

2006-07-31 22:22:40 · answer #5 · answered by Ka-Bar 4 · 0 0

quando eu fiz um curso de instalador de som e alarme no senai,a professora nos informou que essa sigla não vale de nada e o que vale mesmo é a potência RMS. vou te passar o que ela nos passou.

P petencia
M maxima
P pra
O otario

2006-07-31 13:31:59 · answer #6 · answered by claudio-rj 3 · 0 0

Potência musical

O padrão PMPO (Peak Music Power Output, ou pico de potência musical de saída), também chamado de potência musical, é o preferido pelos fabricantes para indicar a potência de seus equipamentos “low-end”, mais baratos. Esta potência é obtida gerando-se um sinal na entrada do amplificador e medindo-se o valor máximo alcançado durante um curto período de tempo, normalmente
10 milissegundos. Na prática, essa potência equivale à potência que o amplificador atinge durante uma forte batida na caixa da bateria, por exemplo. Se o seu equipamento possui um analisador de espectro, basta verificar que, nessas batidas, o medidor chega com freqüência à área vermelha se você aumentar um pouco o volume. Por indicar apenas a potência de pico máximo, o número de Watts proporcionado por esse padrão é sempre muito alto – o que agrada sobretudo os departamentos de marketing e propaganda dos fabricantes – mas não diz muita coisa sobre o que realmente interessa: a qualidade do equipamento.

2006-07-31 13:27:56 · answer #7 · answered by lleonardo_viniciuss 3 · 0 0

PMPO é uma medida arbitrária q alguma equipe de marketing de algum fabricante de ***** inventou para vender produtos e chamar a atenção. não existe ligação alguma entre a natureza física e a "potência PMPO".
esse número q eles dão em PMPO é um número simplesmente chutado. alguns fabricantes somam a potencia rms de cada canal do rádio e falam q é pmpo. outros multiplicam por um valor qqer, outros chutam um número qqer. e assim vai.

as únicas potências q interessam realmente são RMS e PEAK (potência de pico a pico)

2006-07-31 13:27:01 · answer #8 · answered by HULK 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers