English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Onde começou e pq motivo???

2006-07-31 04:33:23 · 13 respostas · perguntado por Igor 4 em Sociedade e Cultura Mitologia e Folclore

13 respostas

O Dia das Bruxas existe há mais de dois mil anos. A festa dos povos celtas comemorava o fim do verão, o início do Ano-Novo e as fartas colheitas. Sua comemoração original chamava-se Samhain, também conhecida como o Dia das Almas, na noite de 31 de outubro.
Segundo a lenda, os mortos no ano anterior regressam e se encarnam nos vivos, podendo cometer atrocidades, colocar mau olhado nas colheitas e ocasionar danos materiais. Outras pessoas garantem que os celtas acreditavam que as almas eram de membros superiores da Igreja Católica e eram inofensivas.


No mundo moderno, o Halloween surgiu no séc. XIX, quando irlandeses implantaram a festa nos Estados Unidos. A data virou uma tradicional festa infantil na qual crianças se fantasiam e pedem doces de casa em casa, dizendo tricks or treats - travessuras ou gostosuras. A animação é tanta que dia 31 de outubro é feriado nos Estados Unidos, e o comércio registra um alto volume de vendas.


Tradição deu origem às máscaras, abóboras, doces e bruxas.


A tradição de pedir doces existe porque acreditava-se na cultura celta que para se apaziguar espíritos malignos era necessário deixar comida para eles. Esta prática foi transformada com o tempo, com os mendigos passando a pedir comida em troca de orações por quaisquer membros mortos da família. Uma espécie de chantagem, que daí deu origem ao "travessuras ou doces".

A lanterna feita com uma abóbora recortada em forma de "careta" veio da lenda de um homem notório chamado Jack, a quem foi negada a entrada no céu, por sua maldade, e no inferno, por pregar peças no diabo. Condenado a perambular pela terra como espirito até o dia do juízo final, Jack colocou uma brasa brilhante num grande nabo oco, para iluminar o seu caminho através da noite. Este talismã (que virou abóbora) simbolizava uma alma condenada.

As máscaras têm sido um meio de supersticiosamente afastar espíritos maus ou mudar a personalidade do usuário e também de comunicação com o mundo dos espíritos. Acreditava-se enganar e assustar os espíritos malignos, quando vestidos com máscaras.


Nas celebrações da "Vigília de Samhain" nos dias 31 de outubro, os druidas acreditavam poder ver boas coisas e mal agouros do futuro através do fogo. Nessas ocasiões, os druidas construíam grandes fogueiras com cestas de diversos formatos e queimavam vivos prisioneiros de guerra, criminosos e animais. Observando a posição dos corpos em chama, eles diziam ver o futuro.

As cores usadas no Halloween, o laranja e o preto, também têm sua origem no oculto. Elas estiveram ligadas a missas comemorativas em favor dos mortos, celebradas em novembro. As velas de cera de abelha tinham cor alaranjada, e os esquifes eram cobertos com tecidos pretos.

Acreditava-se que mulheres com poderes de feitiçaria podiam lançar aos seus vizinhos toda espécie de sorte maléficas, como morte de gado, perda de colheita, morte de filhos etc. Segundo a tradição, o poder mais pernicioso de tais bruxas era tornar os maridos cegos a respeito da má conduta de suas esposas e de fazer com que as chamadas feiticeiras gerassem filhos idiotas ou aleijados. A caracterização de bruxas era a de velhas megeras desdentadas com hábitos excêntricos e língua venenosa.

2006-08-01 02:02:48 · answer #1 · answered by Leoninha 2 · 3 2

O dia 31 de Outubro, para algumas tradições, marca o início de um novo ano, quando se comemora o mais importante de todos os festivais ou sabás, como uma forma de agradecimento aos Deuses. Conhecido como "O Dia das Bruxas" ou "Halloween", seu nome tradicional é samhain que significa "sem sol", referindo-se à chegada do inverno para essas culturas, época em que também se comemora o Ano Novo Judaico. Tradição nascida na civilização Celta, espalhando-se pelo mundo, chegando aos Estados Unidos no século XIX, de lá, trazida para o Brasil através de escolas de inglês que visavam divulgar suas tradições.

...

Segundo interpretação de estudiosos, o Halloween é um ritual de origem celta que indicava o final do verão, chamado samhain (que se pronuncia sau-uin ou souen). A expressão Halloween é originada do inglês antigo all hallows'eve, que significa a "vigília sagrada".



CIVILIZAÇÃO CELTA

A civilização Celta, povo pagão primitivo, viveu entre 2.000 a.C. até 100 a.C espalhados pela Europa. Sua cultura foi transmitida oralmente, nada deixando por escrito. Fazia parte da cultura celta, cultuar as forças da natureza, vivendo em função de seu ritmo e ciclos, procurando prever e compreender através da observação do céu e do ambiente em que viviam. O Samhain marcava o fim do verão e o início do inverno, e essa passagem ocorria, em geral, em torno do dia 31 de outubro, no Hemisfério norte, que culminava com o meio do ciclo entre o equinócio de outono e o solstício de inverno. Logo, o Halloween consistia num grande festival, em que se cultuava o contato entre o mundo espiritual e o mundos dos vivos. O festival durava vários dias e acendia-se fogueiras gigantescas no topo das montanhas para espantar os maus espíritos e permitir o contato com os antepassados. Eles acreditavam que com a luz do fogo os seus ancestrais encontrariam o caminho e viriam se aquecer no calor das fogueiras com os vivos, pois eles diziam que nessa noite o manto entre esse mundo e o outro se tornava mais tênue facilitando o acesso dos mortos. Neste período recolhiam os rebanhos, bebiam e comiam em honra aos mortos. Aproveitavam ainda esta fase para advinhar o futuro como: casamentos, sorte, saúde.

Atualmente ainda se fala a língua celta na Holanda, em algumas regiões da Escócia, País de Gales, Bretanha e Ilha de Man.


IMIGRAÇÃO

Atualmente, nos Estados Unidos, a festa de Halloween é a segunda maior manifestação popular depois do Natal. O costume foi trazido por imigrantes irlandeses, no século XIX, inicialmente vivenciada por crianças, mas hoje congrega cada vez mais jovens e adultos. Fantasiados de bruxos, monstros, vampiros, as crianças saem em bandos pelas ruas batendo às portas e perguntando: "trick or treat?" (gostosuras ou travessuras?)". E para não ficarem expostos às travessuras, a resposta já os aguarda em forma de sacolas recheadas de doces confeitos, senão ...!!!???

Dos Estados Unidos veio para o Brasil, trazida pelas escolas de inglês para divulgar a tradição. Passa a se tornar igualmente popular e hoje, shoppings, clubes, grupos de amigos, espaços, procuram cultuar essa tradição e competir para ver qual o bruxo ou monstro mais horripilante.

...

INFLUÊNCIA

O Halloween, festa religiosa que celebrava as forças da natureza,hoje tão popular, outrém influenciou duas celebrações cristãs que também se relacionavam com o culto aos mortos: o "Dia de Todos os Santos", comemorado em 1º de novembro, instituido em 835 pelo papa Gregório IV; e o "Dia de Finados"02 de novembro, que teve seu reistro oficial em 998 na França e que, para nós, continua sendo de certa maneira o culto aos nossos antepassados.

...

RITUAL DA LUA CHEIA

Uma vez por mês, durante a lua cheia, grupos se reúnem para discutir assuntos relativos ao grupo e para realização de feitiços e rituais, exercícios de relaxamento, visualização, etc. A intenção é formar uma grande família que reúna-se também para passear, viajar ou para obras de melhoria coletiva como trabalho com pessoas carentes, em defesa da Ecologia, dos animais, dos Direitos Humanos, enfim, seguem-se as sugestões coletadas nas reuniões.

.

.

No Brasil, o inverno inicia-se em 21 de Junho e o Ano Novo em 31 de Dezembro, mas podemos aproveitar o 31 de Outubro, DIA DAS BRUXAS, para buscar a comunhão com as energias da natureza, lembrando que a verdadeira bruxa se faz com a mente e o coração.

2006-08-01 15:30:48 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

O Halloween ou Dia das Bruxas, como é mundialmente conhecido , nasceu das datas comemoradas pelo povo Celta, com mais de 2000 anos. Eles acreditavam que o Halloween , conhecido também como Samhain, era o tempo em que a divisão entre os mundos visíveis e invisíveis, se tornava fina, quando forças sobrenaturais estavam ativas e fantasmas e espíritos estavam livres para fazer o que quisessem. Estavam abertas as portas para todos os seres .
Na tradição Celta, o Halloween era o ano novo entre seu povo. Um Reveillon que começava no dia 31 de outubro e só terminava dia 02 de novembro. Essa data era chamada de época de passagem, e nessa data a realização dos desejos estava muito mais fácil.
O costume do Halloween foi trazido para os Estados Unidos na década de 1840 pelos imigrantes irlandeses que saiam de seu país pela escassez de seu principal alimento, a batata.
Na noite do dia 31 de Outubro, os Druidas , sacerdotes do povo Celta faziam oferenda na floresta, entre os carvalhos (considerados árvores sagradas). Acendiam fogueiras e, enquanto dançavam ao redor do fogo. Agradecendo as colheitas. Ao amanhecer os druidas davam a cada família uma centelha daquela fogueira para que ela acendesse com ele o fogo com o qual iria cozinhar. Acreditava-se, assim, a casa estaria mantida livre dos maus espíritos.
A igreja católica designou o dia 1º de novembro para honrar todos os santos (All Saints or All Hallows). A noite anterior ao Dia de Todos os Santos (All Saints Day) era chamado Noite de Todos os Santos (All Hallows Even). A expressão Noite de Todos os Santos (All Hallows Even) foi abreviada para Halloween. Os esotéricos têm outra versão para o Hallowenn que começa pela origem da palavra Halloween que se originaria das Hallowinas, assim chamadas as guardiãs femininas do Saber Oculto das Terras do Norte (Escandinávia).Após a conquista das Gálias, pelos Romanos, os vencedores cuidaram de trabalhar para apagar a cultura pré-existente, como forma de desestruturar e impor a nova ordem, do dominador. Isso assegura ao vencedor, o afastamento do risco de reorganização do vencido.

2006-08-01 11:11:18 · answer #3 · answered by Chris 1 · 1 0

A origem do Halloween remete às tradições desse povo que habitou a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C. A história, logo, está bastante distante das abóboras ou da famosa frase Travessuras ou Gostosuras, exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Em sua origem, o Halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, que ia de 30 de outubro a 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão" na língua celta). O fim do verão era o ano-novo dos celtas, uma data sagrada e, nesse período, o véu entre nosso mundo e o mundo dos mortos (ancestrais) e dos deuses (mundo divino) fica mais tênue. Por isso, o Samhain era comemorado por volta do dia 1.º de novembro, com alegria e homenagens aos que já partiram e aos deuses. Para os celtas, os deuses também eram seus ancestrais, os primeiros de toda árvore genealógica.
Com a cristianização, essa celebração se dividiu em duas: o Dia de Finados e o Dia de Todos os Santos. O primeiro, comemorado no dia 2, surgiu para homenagear os ancestrais, os mortos. O Dia de Todos os Santos surgiu das homenagens aos deuses do Samhain. As entidades pagãs viraram santos católicos. Foi o que aconteceu com a deusa Brighid, que virou Santa Brígida.
Entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1.º de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês) que deu origem ao nome atual da festa: Hallow Evening - Hallowe'en - Halloween. A relação da data com as bruxas começou na Idade Média, na Inquisição, quando a Igreja condenava curandeiras e pagãos. Todos eram designados bruxos. Essa distorção se perpetuou e o Halloween, levado aos Estados Unidos pelos irlandeses (povo de etinia e cultura celta) no século 19, ficou conhecido como Dia das Bruxas.
Atualmente, além das práticas de pedir doces e de se fantasiar que se popularizaram inclusive no Brasil, podemos encontrar pessoas que celebram à moda celta, como os praticantes do druidismo (o druida era o sacerdote dos celtas) ou da wicca (bruxaria moderna), também aqui mesmo no Brasil. Um ritual simples para a noite de 31/10 é o de acender uma vela numa janela de casa, em homenagem a seus ancestrais, para que eles te inspirem e protejam.
Muitos grupos se reúnem e meditam em volta de fogueiras para honrar seus mortos e seus deuses, com oferendas como frutas e flores, e terminam a festa compartilhando comida e bebida, música e dança. Uma boa bebida para essa época é o leite quente com mel, servido com pedaços de maçã e polvilhado com canela. Pode-se acrescentar o chocolate, que na época dos celtas não existia, mas que hoje é muito bem vindo!

2006-07-31 15:16:27 · answer #4 · answered by Pandora 5 · 1 0

A palavra Halloween tem origem na Igreja católica. Vem de uma corrupção contraída do dia 1 de novembro, "Todo o Dia de Buracos" (ou "Todo o Dia de Santos"), é um dia católico de observância em honra de santos. Mas, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro. O feriado era Samhain, o Ano novo céltico.
Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).

O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis. Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en.


Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturassem com o dos vivos.


Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir, (Panati).

Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, eles as abandonaram.

O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passa ser conhecido como o Dia das Bruxas.

2006-07-31 11:40:40 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

2006-07-31 11:38:27 · answer #6 · answered by AnjinhaMara 2 · 1 0

a origem foi nos Estados Unidos numa cidade do interior que existia uma felha senhora muito estranha que fazia poções e assustava as crianças até que um dia ela faleceu e fizeram um dia que era o dela pois todos achavam que ela era uma bruxa e então desde o dia eles fazem o temivél dias das bruxas

2006-08-01 20:32:40 · answer #7 · answered by pelegrinidias 1 · 0 1

Devem ter sido originadas de Bruxolândia...

2006-08-01 18:21:05 · answer #8 · answered by exapbrwylder 5 · 0 1

sei la ,so sei q acabei de ganhar dois pontos!!!!!!!

2006-08-01 16:24:03 · answer #9 · answered by du 2 · 0 1

eu sei q eh cultura americana.

2006-08-01 15:50:07 · answer #10 · answered by Pri_ 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers