Jonh, o Universo é tridimensional e o ser tambem é, quer dizer fisico, mente e espirito, a evolução ocorre justamente nas diferenças de luminosidade destes veiculos, fisico só percebe 90 graus de luz, mente só percebe 180 graus de luz e espirito 360 graus de luz, e o Mito da caverna nada mais é do que o espirito por ter uma percepção de luz maior que os outros dois veiculos tenta mostrar o verdadeiro caminho a seguir para estes dois veiculos fisico e mente, luz quer dizer união, virtudes e valores, mas como o espirito não pode interferir nesta evolução devido ao livre arbitrio dos dois veiculos ele apenas mostra o caminho em caso deles optarem pelo caminho da luz (união, virtudes e valores), então por isso que se diz que o espirito voltou muitas vezes a caverna para que o fisico e a mente pelo seu livre arbitrio escolhecem o caminho da luz. Um abraço
2006-07-31 17:13:49
·
answer #1
·
answered by filosofo 6
·
1⤊
2⤋
O Mito da Caverna de Platão é um texto mt interessante. Achei-o fascinante. Qdo a gente lê o mito da caverna percebe o qto ele é atual, como vivemos ainda encavernados, na escuridão. A questão da luz do lado de fora da Caverna cegar qdo se sai dela é mt interessante, ver a realidade, perceber verdades doem os olhos qdo estamos tão acostumados a viver apenas de sombras. E qdo enxergamos além daquilo que nos é permitido e contamos pras pessoas, ninguém acredita. Este texto de Platão é mt interessante, nele descobrimos pq e como a sociedade é tão facilmente manipulada.
2006-07-31 16:45:49
·
answer #2
·
answered by Bella 4
·
0⤊
0⤋
Eu acho que é um MITO........
2006-07-31 12:00:55
·
answer #3
·
answered by Renato 2
·
0⤊
0⤋
Primeiro que as coisas são na realidade assim: nossos olhos vêem vazios entre a montanha e a floresta, porém ali existem partÃculas de ar, de água, existem radiações, existem organismos biológicos etc. que os olhos não enxergam. As cores que vemos, os contornos, as formas, os sons que ouvimos os odores, nos acostumamos a nomeá-los da mesma forma, porém cada um vê um azul diferente e cada qual tem maior ou menor acuidade visual, auditiva, sensorial em geral. A própria inteligência e discernimento não graduais.
As pessoas vivem iludidas pelos seus sentidos e pelas suas crenças. Uma crendice aprendida pelas peias religiosistas, filosóficas etc. ajudam a subir no tronco, mas nos prende a ele. Muitos sentem conforto em não olhar ao lado e muito além, contentam-se com viseiras e estribo.
Buscar o conhecimento e o autoconhecimento liberta.
Discordo do colega que vê contradição em quem perceba que tem muito a aprender até porque dizer que a verdade esta na matriz de todo, portanto dentro de nós mesmos, significa que potencialmente temos acesso à Verdade.
Veja que considerada a Verdade Nela mesma. O que lhe servir de contradição é mentira. Somente pode ser o que for por si em essência. O resto é engano. Para a Verdade ser depende apenas Dela mesma. O que exista “de fato” traz na sua própria matriz o PrincÃpio de sua mesma existência. Senão é apenas contradição, mentira, falsidade. Por isso se diz que a Verdade está em nós. Mas os religiosos fundamentalistas, fanáticos, não gostam dessa afirmação. Ocorre que Jesus mesmo ensinou (e não somente Ele): “Conheça a Verdade e a Verdade vos libertará!”. Veja que Ele a ninguém mandou ser dogmático, fundamentalista, fanático. Os clérigos é que põe medo nos trouxas para fazê-los prosélitos incontestes.
Somente a razão, a inteligência liberta.
Os religiosos fundamentalistas dizem, por exemplo, que Deus é Fiel. Fiel a quem? A assassinos, a ladrões, a mentirosos? A fanáticos? Ser fiel ou infiel é ser relativo! Deus é fidelidade pura! Não é apenas fiel.
Deus é Justiça. à amor. Não é relativo!
Graças a Deus há filósofos. Ele os envia de tempos em tempos para iluminar seus filhos presos nas ilusões de suas crenças vazias e de suas fé impostas.
2006-07-31 11:55:08
·
answer #4
·
answered by Tupã Mirim 4
·
0⤊
0⤋
acho que todos devemos um dia sair da caverna, sair da escuridão e ver a luz e procurar as respostas para as coisas
2006-07-31 11:26:32
·
answer #5
·
answered by *any* 4
·
0⤊
0⤋
Excelente. Mostra que tudo é uma questão de perspectiva.
A semelhança com o filme Matrix é incrível (analogia).
2006-07-31 11:21:55
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Olhar para sua própria sombra é uma figura muito usada de muitas maneiras. Estamos falando de uma dessas primeiríssimas vezes, apenas isso!...
A mim, ter esse mito como algo a guiar passos e não ser um simples exemplo de um posicionamento social e pessoal equivocado, é ir muito além da conta!...
2006-07-31 11:16:58
·
answer #7
·
answered by Zé 2
·
0⤊
0⤋
Ele mostra nada mais que a nossa realidade, o que nos vemos nada mais é do que um mundo ficcío.
Os prisioneiros viam as sombras e pensavam ser akilo o mundo, mas qdo descobre que na verdade existe algo alem daquilo que pensa ser a realidade, começa a ver que a vida tem mais a oferecer do que eles pensa.
sem dúvida um dos melhores textos que eu já li de Platão
sugiro que vc leia: O caso dos exploradores de caverna, se vc faz Direito vc vai gostar muito, abraços
2006-07-31 11:15:10
·
answer #8
·
answered by leomeireles2 5
·
0⤊
0⤋
Conheço e é simplesmente genial. Entre outras coisas, serviu de inspiração para o filme Matrix.
2006-07-31 11:14:42
·
answer #9
·
answered by ***Mãe da Camila*** 5
·
0⤊
0⤋
É como acontece com os que conhecem a verdade de Deus. Voltam pra contar pra seus amigos e os mesmos zombam chamando de patético, antiquadro. Sendo que os evangélico são detentores de toda a verdade. Sem contar que está tudo ali na bíblia, ao alcance de todos.
2006-07-31 11:13:53
·
answer #10
·
answered by Alinsson Wayne 5
·
0⤊
0⤋
Compara-se ao uso da internet para entrar em sites pornô, não seria melhor procurar uma fêmea apeditosa ao vivo e em cores do que aproveitar passivamente da transas de outros.
2006-07-31 11:13:48
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋