pra falar a verdade ninguém sabe!porque às vezes estamos dando a uma família que precisa realmente!e as vezes estamos dando dinheiro pra uma pessoa gastar em bebidas alcólicas, drogas e etc...
então ninguém sabe!
2006-07-30 15:18:09
·
answer #1
·
answered by Gabriela R 1
·
4⤊
4⤋
estamos ajudando os donos de bar e os traficantes a venderem o produto deles..infelizmente não podemos ajudar pq não sabemos se o dinheiro será usado pra pessoa comer ou pra comprar drogas e álcool..
2006-07-31 13:35:51
·
answer #2
·
answered by Nina 5
·
0⤊
0⤋
Eu não costumo dar esmolas a pessoas que ficam pedindo, pois acredito que isso incentiva as pessoas a ganharem dinheiro sem trabalhar. Porém, muitas vezes eu fico sensibilizado com a situação de algumas pessoas, e tento fazer algo para diminuir pelo menos um pouquinho o sofrimento delas. Dias atrás eu estava tomando café numa lanchonete que fica no mezanino da estação Brás do metrô, e vi uma senhora bem simples chegar no local de forma discreta. Ela começou a mexer com cuidado nos baldes de lixo, procurando algo. Eu pensei: "provavelmente ela deve estar pegando latinhas de alumínio para vender..." Porém, ela viu em cima de uma mesa um resto de lanche deixado por alguém no local minutos atrás, e acabou pegando-o para comer. Em seguida foi até outra mesa e viu um copo de suco quase vazio e o pegou também. Isso me deixou comovido. Como podemos permitir que nosso semelhante se humilhe de tal forma para matar a fome, enquanto gastamos dinheiro com futilidades, ou até tratamos com mais dignidade nosso animal de estimação, gastando uma quantia razoável de dinheiro todo mês com vacinas, petiscos, anti-pulgas, etc? Me dirigi até ela, cumprimentei-a, perguntei se ela estava com fome, e o que ela queria comer. Ela respondeu: "qualquer coisa". Perguntei se ela aceitava um cafezinho e um cachorro-quente. Ela concordou. Fui até o caixa e fiz o pedido. Ela agradeceu e disse: "Que Deus lhe pague..." Na verdade, sou grato por tudo o que Jeová Deus tem me dado ao longo da vida, incluindo estar na situação de "quem pode ajudar " do que na situação de "quem precisa de ajuda". A Bíblia diz que "quem dá aos pobres está emprestando a Deus". Acredito que se fizermos isso de forma criteriosa, dando alimentos, roupas, e o mais importante, respeitando a dignidade das pessoas, tratando-as da forma que gostaríamos de ser tratados se estivéssemos na mesma situação, isso pode ser algo positivo não só para quem é ajudado, mas para nós também. Porém, como não temos condições de ler o coração de ninguém, é possível que vez por outra sejamos enganados por alguém que achávamos estar realmente necessitado.
2006-07-30 16:11:40
·
answer #3
·
answered by Etc e Tal 3
·
0⤊
0⤋
Depende.
Certa vez um amigo que estava numa parada de ônibus a noite, e um mendigo pediu-lhe dinheiro. Meu amigo logo perguntou: "É para beber? Se for eu não dou." O mendigo respondeu: "Não vou mentir para o senhor, vou beber sim pois a noite faz muito frio."
Acho que devemos escutar nosso coração no momento de atendermos ou não a um pedinte.
Existem pessoas nas ruas com caráter que realmente não têm outras alternativas para a própria subsistência e recorrem às esmolas. Há outros porém que utilizam-se dessa condição para aproveitar da boa vontade alheia.
Finalizando, é importante não esquecermos que não é a rua que determina a personalidade - boa ou má, mas o que tem no coração das pessoas...
2006-07-30 15:39:29
·
answer #4
·
answered by Gisa 2
·
0⤊
0⤋
Eu 'quase nunca' dou dinheiro. Prefiro oferecer um lanche/comida...por dois motivos: tem pessoas q fazem disso profissão e o dinheiro pode servir para consumo de drogas lícitas/ilícitas. Eu sempre me questiono sobre o q poderia ser feito pra mudar essa realidade, mas é muito difícil achar uma solução. Falta coesão familiar e, mais ainda, a sociedade não está sendo eficaz na reversão desse quadro.
*Uma sugestão p/ quem, como eu, não se conforma com a péssima condição de vida de milhões de brasileiros: dedicar pelo menos um dia da semana pra ajudar uma instituição voltada para o bem social; doar roupas q não usa mais; incentivar pessoas com as quais se depara no dia a dia a estudar ( exemplo: ajudar a doméstica q trabalha na sua casa a terminar, pelo menos, o Ensino Médio. Depois fazer ela ir adiante).
Abs,
Nina.
2006-07-30 15:38:12
·
answer #5
·
answered by Nina 2
·
0⤊
0⤋
Não sei mais, Alex. Ajudei um garotinho de uns 5 anos na rua outro dia e o vi momentos depois em um botequim com a mãe e esta bebia uma cerveja enquanto a criança ficava com o bebezinho menor no colo. Hoje ( 30/7) uma menina me pediu dinheiro para comprar pão, eu dei e ela pegou o mesmo ônibus q eu; levava na mão um pacote escrito: Confeitaria Itararé. Fico muito confusa.
2006-07-30 15:33:22
·
answer #6
·
answered by Belinha 7
·
0⤊
0⤋
Sou contra dar esmolas nas ruas. Acho importante ajudar a acabar coma pobreza, mas dar esmolas na rua é estimular a preguiça, a malandragem e o vício. Depois que a pessoa perde a vergonha em pedir, e se acostuma, não deixa nunca mais. Defendo que se apoiem as entidades que ajudam os pobres, dando comida, abrigo, educação e agasalho, mas dar esmolas na rua, jamais. Principalmente quando se trata de crianças. Para mim os pais dessas crianças que pedem nas ruas deveriam ser punidos. Existe muita tolerância para com esse abuso. Lugar de ciança é na escola e não na rua, aprendendo a se drogar e cometer delitos.
2006-07-30 15:32:27
·
answer #7
·
answered by Falco 7
·
0⤊
0⤋
não dou esmolas na rua.Quando quero ajudar pessoas carentes,faço trabalhos voluntarios e ajudo doando algo pra igreja do meu bairro
2006-07-30 15:26:31
·
answer #8
·
answered by ? 4
·
0⤊
0⤋
Ajudando. não quero saber se eles vão limpar o rabo ou encher a cara, mas se eu puder faço alguém feliz!
2006-07-30 15:16:24
·
answer #9
·
answered by Gaelle 2
·
0⤊
0⤋
Ajudando alguns bebuns a comprar pinga.
2006-07-30 15:12:47
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋