English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-07-30 13:06:57 · 83 respostas · perguntado por rene_handa 1 em Ciências e Matemática Zoologia

83 respostas

as pérolas são coisinhas que entraram na ostra, geralmente grãos de areia.
como aquilo "fere" a ostra, ela cobre o grão com camadas de madrepé****, para se proteger mesmo.

quanto mais regular for o grão mais redondinha vai ser a pé****, e a cor depende da espécie ;)

2006-07-30 13:13:57 · answer #1 · answered by vira-latas 4 · 2 1

A formação da pé**** é uma espécie de defesa da ostra que, quando percebe algum corpo estranho dentro de sua concha o envolve em tal substância, que depois de solidificar-se, transforma-se na pé****. De algum tempo pra cá, criadores de ostras têm feito o processo artificialmente. É introduzido algum grão, como areia por exemplo, para que a ostra produza a pé****.

2006-08-01 03:12:49 · answer #2 · answered by Rafa Lopes 2 · 1 0

As ostras são famosas por produzir nácar e PÉROLAS. O nácar ou MADREPÉ**** pode ser branco, amarelo, verde ou negro, e brilha quando exposto à luz. É utilizado para fabricar botões, cabos de faca etc.

Quando um grão de areia se introduz entre o manto e a concha, a ostra o reveste com o nácar. Se o corpo estranho irritar demais o manto, este começa a produzir um nácar especial, brilhante e suave, que é a matéria-prima da pé****.

O corpo estranho que invade a ostra pode ser morto ou vivo. De qualquer modo, ele será emparedado pelo nácar e ali ficará para sempre. Algumas PÉROLAS são depois expulsas. Mas as que se grudam demais ao manto continuam, por anos, sendo envolvidas pelo nácar e dão origem às grandes PÉROLAS. As mais preciosas e brilhantes chamam-se "oriente". Seu brilho é devido à superposição das camadas de nácar, que facilita a passagem da luz. Quanto mais tênues e transparentes são as camadas, maior a beleza e o brilho.

As ostras fabricam pérolas com formas que variam desde a esfera perfeita até ao formato de gota, ovo, cone, barril, asa ou martelo. Calcula-se que são necessários entre dois e três anos para o surgimento de uma pé****, e as mais bonitas são as que mais desconforto causaram à ostra.

2006-07-31 11:34:30 · answer #3 · answered by DEINHA 2 · 1 0

Na verdade, as ostras se protegem de impurezas, como grãos de areia, que penetram quando elas se movimentam ou se alimentam.
Ela cria então uma substância que envolvem a impureza e , com o tempo, elas indurecem. Quanto maior a périola, mais antiga ela é. Existem as raras pérolas negras e até em tons azuis.
Hoje, existem fazendas de pérolas, principalmente no Japão, onde este processo é induzido.
Valeu?

2006-07-30 13:18:16 · answer #4 · answered by Bocudaum 3 · 1 0

Na verdade, as ostras se protegem de impurezas, como grãos de areia, que penetram quando elas se movimentam ou se alimentam.
Ela cria então uma substância que envolvem a impureza e , com o tempo, elas endurecem. Quanto maior a pér.ola, mais antiga ela é. Existem as raras pérolas negras e até em tons azuis.

2014-05-22 15:31:30 · answer #5 · answered by Mary 7 · 0 0

As ostras reagem aos corpos estranhos liberando uma substância que envolve este corpo que aos poucos se torna a pé****, a substância é parecida com a que forma sua concha.

2006-07-31 23:38:01 · answer #6 · answered by Alexia 1 · 0 0

a ostra é um ser vivo.
ai quando ela se abra entra algum corpo extranho dentro dela. como por exemplo um espinho que se quebra dento da gente.
então ela envolve esse corpo com uma substancia, que gera a perola, ou seja.
A perola é uma sujeira que a de algum modo foi parar dentro da ostra. como o espiho, que nosso organismo da um jeito de expelilo. só q a proteção dela é a camada perolizada q ela envolve a sujeira.

2006-07-31 12:17:12 · answer #7 · answered by Leandro N 1 · 0 0

elas são formadas apartir de irritações. pequenas particulas de areia que entrão dentro dela. comom isso a inrrita ele libera acídos para se proteger e com isso se forma as lindas pérolas. isso nos da uma lição que as coisas que talvez nos irritam podem se torna coisa lindas em nossas vidas como uma linda
pé****.

2006-07-31 09:22:46 · answer #8 · answered by kaka 1 · 0 0

Como as ostras fabricam as pérolas?
Qualquer corpo estranho (grãos de areia ou parasitas) que invada a concha pode causar irritação. Como mecanismo de defesa, as ostras revestem esse corpo estranho de madrepé****, uma substância cálcica que elas expelem para proteger a concha. É assim que se formam as pérolas. A maior pé**** do mundo, encontrada em abril de 2001, tem 6,2 cm de comprimento, 5,3 cm de largura e 3,0 cm de altura. A preciosidade pesa 169 gramas.
Uma ostra que não foi ferida, não produz pérolas. Pérolas são produtos da dor; resultado da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como um parasita ou um grão de areia.
As pérolas são feridas curadas. Na parte Interna da concha é encontrada uma substância lustrosa chamada Nácar.
Quando um grão de areia a penetra, as células do Nácar começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas, para proteger o corpo indefeso da ostra.
Uma Ostra que não foi ferida de algum modo, não produz pérolas pois as pérolas são feridas cicatrizadas.Você já se sentiu ferido por palavras rudes de alguém?
Já pôs a sua confiança em alguém que lhe enganava?
Já foi acusado de ter dito e feito coisas que não disse e não fez?
Já foi traído a ponto de ver seus sonhos ruírem?
Você já sofreu os duros golpes do preconceito?
Já recebeu o troco da indiferença e, de algum modo, sente-se injustiçado ou prejudicado por alguém?
Então, produza uma pé****. Cubra suas mágoas com várias camadas de amor.
Infelizmente são poucas as pessoas que se interessam por este tipo de movimento.
A maioria aprende apenas a cultivar ressentimentos, deixando feridas abertas, alimentando-as com vários tipos de sentimentos pequenos e, portanto, não permitindo que cicatrizem.
Na prática, o que vemos, são muitas ostras vazias.
Não porque não tenham sido feridas, mas, porque não souberam perdoar, compreender e transformar a dor em amor, e com certeza o prejuízo será somente da própria pessoa.
Bjus
Sheyla

2006-07-31 06:26:57 · answer #9 · answered by Sheyla 3 · 0 0

O aparecimento da pé**** na ostra, acontece por um "doloroso" acidente, um pequeno grão de areia cai no corpo mole da ostra que imediatamente começa a reconhecer aquilo como um corpo estranho ao seu tecido e a partir daí começa lentamente a envolver o grão de areia numa camada finíssima de madrepé****
e esse processo não pára ou seja quanto mais velha a ostra maior a pé**** é esse o processo natural para o surgimento dessa jóia, as pérolas cultivadas têm esse processo acelerado, o homem coloca uma pequena esfera dentro da ostra, a mesma a recobre com madrepé**** e num espaço bem menor de tempo dependendo do tamanho da esfera colocada na ostra tem-se uma pé**** de menor valor por não ser ela cem por cento natural ou seja, cem por cento madrepé****.

2006-07-31 06:21:19 · answer #10 · answered by munchausen 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers