VOCÊ TÊM ESPAÇO PARA CONSTRUIR MAIS CÔMODOS? MAIS ÀREA DE TERRENO? COMO É A PLANTA DA CASA? QUANTOS MEMBROS POSSUI SUA FAMÍLIA?
ESSE VALOR CORRESPONDE À CASA, OU À CASA COM TERENO?
Dar palpites em reforma (sou arquiteto) sem informações precisas é
F-U-R-A-D-Í-S-S-I-M-O,
mas, de qualquer forma, vamos lá.
VOU "BOMBARDEÁ-LO COM OUTRAS PERGUNTAS.
Quais são seus hábitos? Têm alguém na escola? Precisa de espaço para estudar no quarto? Estuda sobre a mesa da cozinha? Você trabalha em casa?
Em que bairro sua casa atual está? Quais são as taxas de ocupação e aproveitamento do lote? A prefeitura permite que se construa mais e de forma legal? Já foi visitá-la? Seu terreno é em aclive, declive, possui um dos lados colado em alguma divisa? Possui entrada lateral?
É melhor passar essas informações. Melhor ter a planta junto.
TENHO UM PROBLEMA SEMELHANTE AO SEU,
numa casa herdada´por minha esposa. A casa foi construída pelos próprios moradores e meu sogro, e possui muitos defeitos. Paredes fora de esquadro, massa na parede irregular, fundações não impermeabilizadas, entre outras. Agora, a planta, é terrível, e isto torna o problema muito pior. (tipo: banheiro dentro da cozinha, um quarto com abertura para outro quarto)
Neste caso, ou se usa a casa assim, ou é melhor derrubar e fazer outra. O deslocamento de paredes, colocação de cada comodo em suas dimensões corretas e de forma funcional e racional, custaria uma casa nova.
Depois, o bairro é bom, e uma casa daquelas não se valorizaria com a reforma. Uma dica: construa ou reforme a casa de forma a ficar mais ou menos com a cara das outras casas do bairro. Um amigo meu, construiu uma casa maravilhosa, na frente de uma favela. Não vai vender nunca, porque quem têm dinheiro, pode optar por morar onde quiser, e não vai querer morar num lugar tão pobre e cheio de problemas. Uma casa muito micha num bairro bom como Alphaville, também é dinheiro jogado fora.´Geralmente é melhor derrubar e construir algo de acordo com o padrão do bairro.AGORA, SEM A PLANTA, NÃO DÁ PARA DIZER ........................................ N - A - D -A .
Se tiver mais terreno construível no lote, aumentar a casa pode dar certo. Eu disse: pode, mas sem sua planta não dá para avaliar. Pelo menos, esse terreno você já adquiriu. Dá menos trabalho que sair procurando outro.
Agora, pelo que você diz, acho que o ideal seria adquirir outro terreno e começar tudo de novo, só que desta vez, CERTINHO!, com previsão de espaços para tudo, dentro do possível.
(falo ideal em termos de projeto - não de custo - não sei o que estaria dentro de suas expectativas financeiras)
RELAÇÃO CUSTO X BENEFÍCIO: REFORMAR OU COMPRAR OUTRA CASA?
A relação custo x benefício, no seu caso, não sei. É impossível sem essas informações. Sugiro consultar um corretor do seu bairro para fazer as avaliações de quanto ela custa, e de quanto poderia custar a casa que seria ideal para vocês para fazer um comparativo e pelo menos um empreiteiro, para ter uma idéia de quanto lhe sairia a reforma que você pretende fazer. Assim você têm mais elementos para se decider entre reformar ou vender.
AGORA, TOME CUIDADO COM O PROJETO. (O PLANEJAMENTO.) UMA BOA CASA COMEÇA COM ELE.
São Paulo e a maioria das cidades grandes é a bagunça que é, principalmente por causa da auto -construção sem planejamento. A maioria dos "espertos" moradores, pensam que economizar a assistência de engenheiros e arquitetos vai economizar dinheiro. Aí é aquele faz, quebra de quem não têm experiência e que no fim acaba saíndo mais caro. Já cansei de provar que uma residência bem planejada e com assistência, costuma sair 10%, 15%, 20% mais barato, mesmo se pagando projeto, do que o sistema burro do "quebra e desmancha", mas é difícil mudar essa cultura na cabeça das pessoas, principalmente na periferia. Quem ganha baixo salário tenta se defender do jeito que imagina que pode , economizando no que dá, e isso é compreensível.
A prefeitura costuma fornecer plantas gratuitas e pré aprovadas para casas de baixo padrão para pessoas de baixa renda. Até 75m2 se não me engano. Não tem muita desculpa para se construir mal.
A ilusão da aplicação da "Lei de Gerson" na construção- " O negócio é levar vantagem em tudo, certo?" (economizando no engenheiro, no técnico em edificações, no arquiteto) É responsável pelo monte de projetos ruins que vemos hoje na periferia de qualquer cidade do Brasil. O que seria evitado se tivessem o auxílio de um profissional competente em projeto e construção.
Mesmo com poucas informações sobre o seu caso, espero ter ajudado de alguma forma.
Muito Boa Sorte!
2006-07-31 00:06:35
·
answer #1
·
answered by ClaiX 6
·
0⤊
0⤋
Para você ter uma noção se vale ou não a pena reformar , precisa primeiro saber quanto vale um imóvel do tamanho que você pretende no bairro desta casa.
Depois ter uma noção, em metros quadrados, da área a ser reformada e ampliada.
Com estes dados você pode estimar o quanto vai custar a reforma e se este valor da para adicionar a casa existente e comprar a que te interessa.
2006-07-31 08:34:51
·
answer #2
·
answered by Fodunciu 6
·
0⤊
0⤋
Não vou ter a pretensão de te dizer o que fazer, mas de uma coisa tenho certeza, todas duas opções são dispendiosas e você vai gastar mais do que planeja. É melhor pensar direitinho, analisar com calma e ter uma reserva para não ter que parar no meio do caminho.
2006-07-30 20:37:38
·
answer #3
·
answered by Doidinha 3
·
0⤊
0⤋