English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Se não:Um criminoso poderá alegar que por não existir uma verdade absoluta, ele tem o direito de cometer delitos; já que, a idéia de crime não é uma verdade absoluta? Se há uma verdade absoluta:como defini-la se somos completamente diferentes com idéias e costumes diferentes ? entendeu?

2006-07-30 12:56:56 · 19 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências Sociais Psicologia

19 respostas

"Verdade absoluta" não é tudo aquilo que é afirmado de modo enfático -- ênfase não significa absolutismo. Nem deve ser confundido com despotismo, isto é, com uma manifestação autoritária (normalmente vinculada a força ou opressão).
"Verdade absoluta" muito menos é uma idéia contrária ao meu sistema de pensamento, porém que não tenho capacidade de contestar.

Tampouco isso é sinônimo de dogmatismo. O dogma é pensamento que se norteia por uma adesão irrestrita a princípios. Tais princípios podem ser tomados precipitadamente pelo dogmático como verdade absoluta. Entretanto uma
verdade absoluta não necessariamente precisaria conter dogmatismo.
Uma pessoa que diz "é porque é, fim de papo", não necessariamente tem alguma verdade absoluta enrustida. Pode ser fundamentado num mero dogma, e o dogma pode ser fundamentado no não aprofundamento, na ignorância.

"Os ângulos internos de dois lados de um quadrado formam 90º."
Isto é uma verdade absoluta?
Isto é uma verdade imutável (não confundir com absoluta), porém ela é proveniente direta da definição de um quadrado. A verdade funcionará para sempre, desde que não se mude a definição.

Verdades também costumam ser consideradas, até que se prove o contrário. Isto não se opõem a outra consideração: Dentro de determinados parâmetros é perfeitamente possível encontrarmos falsos e verdadeiros, mas quando se
trata de projetar ao futuro estas verdades passam a ser permeadas pela probabilidade. Verdades absolutas, se existem, não existem para previsibilidade.

"Um solteiro é um homem não casado."
É uma verdade semântica, mas parcial (um homem não casado pode ser viúvo, assim como podemos nos defrontar com um retângulo com a definição da figura geométrica anterior). São verdades por definição ou nomeadamente como uma certa palavra é usada numa certa linguagem. Mas a afirmação é uma questão de convenção, não de descoberta.
"Ontem comi arroz com feijão."
Isto é um fato, uma ocorrência. Como fato, a existência da verdade pode ser verificada e constatada de modo indiscutível. Porém esta verdade não é absoluta por não ser necessariamente reproduzível. Não obstante, o fato pode
ser tomado como informação baseada numa realidade objetiva.

"Nas últimas 24 horas a Terra deu um giro completo sobre seu eixo".
Isto é impreciso, uma deturpação da verdade. Ela de fato terminou seu giro completo em seu eixo em 23 horas e 56 minutos. Mas não é completamente falso já que houve naquele período de 24 horas, o giro completo, e algo mais.

Se não podemos obter verdades absolutas, isto não significa que devemos abandonar o julgamento sobre todas as coisas. Opondo-se ao sofismo que afirma que nada existe, ou se algo existe não pode ser conhecido, ou se algo existe e pode ser conhecido não pode ser comunicado. A comunicação, se não é perfeita, promove uma enorme noção e o conhecimento, mesmo impossibilitado de ser pleno, representa com exatidão o que está ao seu alcance (além dele próprio poder ser estendido -- não é limitado pelo nosso ser). Alem de que a existência de algo é mais que um
axioma, é uma evidência.
Desta forma é perfeitamente justificável a noção de que buscas pela verdade é um componente básico do homem.

Pode ser verdade que nada é absolutamente certo, mas não é verdade que todas as afirmações são igualmente prováveis.

Mais relevante do que a existência de verdades absolutas, é que elas não são necessárias. Isto porque qualquer critério usado para julgar a verdade de uma afirmação pode ser desafiado, pois é necessário um critério superior para julgar o critério usado, e assim sucessivamente.

Verdades absolutas, na prática, normalmente são acompanhadas de um fundamentalismo, ainda que enrustido. Mas isto não significa que verdade não possa ter um uso correto quando no sentido de veracidade, de autenticidade, principalmente quando a questão em analise é submetida ao rigor da precisão.

Há muitos livros a respeito. Os que eu recomendo são: Verdade uma História, editora Record. Um outro bem mais profundo é: O Problema da Verdade.
("Intuição Heurística" também é muito bom. Mas atenção, estes livros só para quem gosta *muito* de filosofia).

2006-07-31 12:55:50 · answer #1 · answered by Mauro 3 · 1 0

Existe, mas está em um domínio fora do raciocínio e das palavras.

2006-08-03 09:47:25 · answer #2 · answered by pecovgfx 2 · 0 0

Uma eu sei que existe, um dia todos nós morreremos.

2006-08-03 07:11:14 · answer #3 · answered by PRESIDENTE 4 · 0 0

A morte,única fatalidade no planeta terra.

2006-08-01 03:57:52 · answer #4 · answered by Fiore♥..♥ Bella 4 · 0 0

Aí vai ela irmão a verdade absoluta e o criminosa , jamais vai poder dizer que ela não existe. Somos diferentes, mas nosso Deus é um só. A lei de Deus contém dez mandamentos. A Bíblia diz em Êxodo 20:1-1

“Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

[1]Não terás outros deuses diante de mim.

[2]Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.

[3]Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.

[4]Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.

[5]Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

[6]Não matarás.

[7]Não adulterarás.

[8]Não furtarás.

[9]Não dirás falso testemunho contra o teu proximo.

[10]Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Qual é princípio básico da lei de Deus? A Bíblia diz em Romanos 13:10 “O que ama ao seu próximo não lhe faz nenhum mal. Pois o amor é o cumprimento total da lei.”
A lei de Deus resume-se em amor. A Bíblia diz em Mateus 22:37-40 “Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”

Jesus ajuda-nos a clarificar a nossa relação com a lei de Deus. A Bíblia diz em Mateus 5:17-18 “Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.”

A lei de Deus oferece direcção na vida, não justificação. A Bíblia diz em Gálatas 2:15-16 “Nós, judeus por natureza e não pecadores dentre os gentios, sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada.”
É nosso dever obedecer a lei de Deus. A Bíblia diz em Eclesiastes 12:13 “Este é o fim do discurso; tudo já foi ouvido: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é todo o dever do homem.”

Qual é a relação entre a lei e o pecado? A Bíblia diz em 1 João 3:4 “Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.”
É necessário guardar todos os mandamentos? A Bíblia diz em Tiago 2:10-11 “Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos. Porque o mesmo que disse: Não adulterarás, também disse: Não matarás. Ora, se não cometes adultério, mas és homicida, te hás tornado transgressor da lei.”

Podemos conhecer a Deus sem guardar os mandamentos? A Bíblia diz em 1 João 2:4-6 “Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade; mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele; aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou.”

Qual é o propósito da lei? A Bíblia diz em Romanos 3:20 “Porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado.”

Podemo-nos salvar observando a lei? A Bíblia diz em Romanos 3:27-31 “Onde está logo a jactância? Foi excluída. Por que lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé. Concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. É porventura Deus somente dos judeus? Não é também dos gentios? Também dos gentios, certamente, se é que Deus é um só, que pela fé há de justificar a circuncisão, e também por meio da fé a incircuncisão. Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum; antes estabelecemos a lei.”
Espero que tenha gostado.

2006-07-31 09:46:46 · answer #5 · answered by Reginaldo M 3 · 0 0

A verdade absoluta para os que acreditam em Deus, é Ele. Para os ateus não imagino qual seja, mas talvez seja a força da natureza, ou não é bem isto. Mas, os crimes, em princípio, devem ser julgados através de provas científicas (nem sempre é assim). Os réus são julgados relativamente ao (s) delito (s) praticado (s), à vista das leis consensadas pelos legisladores (que "representam" o pensamento da sociedade). Assim, em relação à lei, e à decisão dos jurados, o juíz aplica a pena respaldado nesta verdade que seria absoluta (mas não o é). Tanto que não é incomum o condenado de hoje ser inocentado amanhã.

2006-07-31 05:04:51 · answer #6 · answered by jotassereno 2 · 0 0

Penso que existam, sim, verdades absolutas. Mas não creio que sejamos capazes de apreendê-las; por sermos seres simbólicos, nossas verdades são consensuais, no sentido de que variam de cultura para cultura. Daí, um criminoso não poderia fazer essa alegação, porque é considerado criminoso justamente por ferir regras consensuais, celebradas pela sociedade, não importando se são absolutas ou não. Assim, alguém pode ser acusado de um crime por uma ação no Egito, por exemplo, e ver essa mesma ação ser considerada natural no Canadá.

Fica minha conclusão de que se há um mundo objetivo deve haver verdade absoluta. Mas, no mundo que nós, seres humanos, criamos, tudo é relativo.

2006-07-30 16:24:35 · answer #7 · answered by Ereignis 2 · 0 0

existe a verdade? ou pelo contrario: existem a minha verdade, a tua verdade... acho que num crime avaliam-se algumas coisas além da verdade, por exemplo a lei feita pelos homens para uma boa convivência, a moral, a justiça (outra coisa difícil de julgar)
quem pretender se defender com isso da verdade absoluta não deveria viver neste planeta (com todo respeito), para mim é uma falácia.
Um abraço,
Manilkara

2006-07-30 13:08:53 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Puuuuxaaa!!! Ivan.
Que complicado.
Quando entrei para responder a sua pergunta não esperava encontrar um ambiente tão emranhado com criminosos, leis, etc...
Na realidade, as leis são uma coisas bem estranhas... não sou advogado mas, por ter lido várias leis, em todas as que li, encontrei mais de uma brecha para que os advogados consigam aplicar seus conhecimentos assim não é preciso haver a verdade absoluta pois a própria lei já ajuda às duas partes... tanto a da acuasaão como a de defesa. Quanto à verdade puramente acredito que sim.
EXISTEM MUITAS VERDADES QUE NINGUÉM PODE CONSTESTAR.

2006-07-30 13:02:57 · answer #9 · answered by cbtur2000 2 · 0 0

só a verdade de Deus

2006-07-30 12:59:50 · answer #10 · answered by A.OLIVEIRA 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers