O trovão não é feito de uma coisa. O trovão é um evento (evento é quando acontece uma determinada coisa). Se pudéssemos ver o trovão, ele provavelmente se pareceria com estas palavras - ondas de som sendo empurradas através do ar.
O trovão é um gigantesco empurrão de ondas sonoras. O empurrão vem do tremendo calor de uma faísca elétrica, o relâmpago. O trovão é o som que ouvimos de uma explosão.
O ar ao redor do relâmpago fica muito quente e se expande muito rapidamente. E é isso que uma explosão é: quando algo fica muito grande, muito rapidamente.
--------------------------------------------------------------------------------
O pacote
DO QUE VOCÊ PRECISA:
Pacote de papel.
O QUE FAZER:
Coloque o pacote na boca e encha-o de ar. Quando estiver cheio, segure firme a boca do pacote. Acho que já sabe o que vem a seguir. Estoure o pacote!
Talvez você já tenha feito isso antes, mas nunca havia pensado sobre o trovão.
Pense sobre o trovão por alguns minutos.
E ENTÃO:
Quando você estourou o pacote, você comprimiu o ar dentro dele. Isso fez com que o ar saísse muito rapidamente, furando o pacote e causando o estouro.
O ar dentro do pacote empurrou o ar que estava do lado de fora. É como uma onda de choque.
As ondas de choque viajaram pelo ar até atingir seus ouvidos. É exatamente assim que funciona o trovão, só que seu estrondo é muito mais forte.
--------------------------------------------------------------------------------
Por que o ar se expande:
DO QUE VOCÊ PRECISA:
Bexiga, garrafa de refrigerante, frigideira, água, forno, auxílio e permissão de um adulto.
O QUE FAZER:
Estique a boca da bexiga e encaixe-a na boca da garrafa. Coloque a garrafa na frigideira e lentamente vá colocando água quente ao redor da garrafa - aproximadamente 5 cm. (Peça ajuda de um adulto para aquecer a água e colocá-la na frigideira para você. A água quente pode ser muito perigosa!)
Sente-se e veja o que acontece com a bexiga.
E ENTÃO: A energia do calor que você colocou no ar dentro da garrafa fez com que as moléculas de ar se movessem mais rapidamente, e para fazer isso elas precisam de mais espaço. Assim, o ar se expande e ocupa mais espaço.
É por isso que o balão fica cheio de ar. O trovão nada mais é do que o ar pegando calor de um raio e se expandindo tão rapidamente que explode!
O empurrão do ar expandindo empurra o ar, que empurra o ar - do mesmo modo como estourou seu pacote de papel.
O QUE O TROVÃO NÃO É:
O trovão não é o ar se colapsando de volta num vácuo criado pelo relâmpago. Muitas pessoas pensam isso. E estão erradas. A expansão do ar provoca o som, não o colapso do ar. E não há vácuo quando aparece o relâmpago.
P.S. de Jax: O trovão pode dizer a você a distância do relâmpago. Quando você vir o raio, comece a contar devagar. Pare de contar assim que ouvir o trovão. Divida o número de segundos que você contou por 8. Essa é a distância em quilômetros. Muitas coisas se expandem quando ficam quentes.
2006-07-30 11:53:32
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
ele é provocado pelo atrito causado pelo deslocamento da energia através da atmosfera, causando vibrações sonoras.
2006-07-30 18:46:33
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋