English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-07-30 08:39:34 · 5 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

5 respostas

Honoré de Balzac foi um dos maiores escritores franceses e talvez do mundo.

Sua obra a Comédia Humana reúne vários escritos, sobretudo romances.O título Comédia Humana foi inspirado na Divina Comédia de Dante Alghieri. Segundo Balzac, se Dante escreveu a Divina, ele escreveria a Humana, os destinos das pessoas ao longo da vida

A singularidade da Comédia Humana é que os personagens se entrelaçam. Justificava Balzac que, num determinado momento somos secundários, em outros somos protagonistas. E de fato, Balzac tem razão: na sua biografia você,perguntador, está em primeiro plano; na biografia de um seu amigo, você é um personagem secundário.

Balzac se apaixonou por uma nobre polonesa, a Condessa de Hanska e a desejou por toda a vida. Incrível, mas acho que existe amor imorredouro... Para se passar por nobre, Balzac acrescentou o "de" ao nome, ou seja, em lugar do Honoré Balzac, pobre, passou a se assinar Honoré DE Balzac, com a preposição enobrecedora "de". Para nós é uma bobagem, mas na sua época era algo de enorme importância, apesar da vitória da Revolução Francesa.

Do livro 'Mulher de 30" cunhou-se o termo "balzaquiana" , mulher na faixa dos 30 anos.

De todos, sua obra-prima , escrita num dia, foi Père Goriot ( Pai Goriot ou Tio Goriot ), um pai com filhas que o desprezavam e não lhe davam o devido valor.

Há uma edição em português da obra Comédia Humana ,toda, organizada por Paulo Rónai, Professor de Francês do Colégio Pedro II, a maior autoridade em Balzac já vista no Brasil. Provavelmente está esgotada, mas acredito que exista numa boa biblioteca.

Se quiser saber mais sobre Balzac, leia a História de Balzac de Stefan Zweig e Balzac e a Comedia Humana de Paulo Rónai.

A própria vida de Balzac é parte da Comédia Humana...

.

2006-07-30 09:45:15 · answer #1 · answered by Jorge, o da Viriato 4 · 0 0

Honoré de Balzac,para mim um dos três maiores escritores que a França produziu;os outros são Émile Zola e Victor Hugo.
Balzac é o autor de A MULHER DE TRINTA ANOS,A COMÉDIA HUMANA etc...etc...

2006-07-30 16:12:43 · answer #2 · answered by Tricolor Flu 4 · 0 0

um chato que era escritor como os outros o são

2006-07-30 16:05:13 · answer #3 · answered by ANTONIO A 3 · 0 0

Honoré de Balzac (Tours, 20 de maio de 1799 — Paris, 18 de agosto de 1850) foi um romancista francês.

Nasceu no departamento francês de Indre-et-Loire e em 1849, com a saúde debilitada, viajou para a Polônia para visitar Eveline Hanska, uma rica dama polaca com quem manteve correspondência por mais de 15 anos. Em 1850, três meses antes da morte de Balzac, eles casaram-se.

Tendo-se tornado num dos maiores nomes do realismo na literatura, as suas obras são, no entanto, cunhadas sobre a tradição literária do romantismo francês. Sua Comédia Humana (La Comédie Humaine), que reúne mais de 90 romances e contos, procura retratar a realidade da vida burguesa da França na sua época.

Os hábitos de trabalho de Balzac tornaram-se lendários - escrever cerca de quinze horas por dia, impulsionado por um sem-número de xícaras de café. Com uma produção volumosa, é frequente que se apontem pequenas imperfeições em sua obra - o que, no entanto, não é suficiente para retirar de muitas delas o epíteto de obras-primas, como:

Tabela de conteúdo [esconder]
1 Obras
2 Estilo
3 A Comédia Humana
4 Escritos políticos
5 Ligações externas




Obras
(1831) La peau de chagrin
(1833) Eugènie Grandet
(1835) Le père Goriot
(1837) Les illusions perdues (I, 1837; II, 1839; III, 1843)
(1846) La Cousine Bette

Estilo
A prosa realista de Balzac e seu fôlego como um retratista quase enciclopédico de sua época sobrepujam eventuais características menos invejáveis de seu estilo e o posicionam como um bastião da literatura francesa.

Balzac foi sepultado no cemitério do Père Lachaise, em Paris, e seu jazigo conta com uma estátua realizada por Auguste Rodin.


A Comédia Humana
A obra de Balzac encontra-se em domínio público e um razoável número delas está disponível digitalmente através do Projeto Gutenberg. No Brasil, a obra foi editada pela Editora Globo, em edições que contam com notas introdutórias de Paulo Rónai.

A Comédia Humana, que conta com mais de 90 textos entre romances e contos, é um retrato de uma época com seu conjunto personagens fictícios e reais que chegou a proporcionar o comentário de que "Balzac estaria cometindo abertamente com o Registro Civil". A obra, a um certo ponto, foi estruturada e dividida em:





Escritos políticos
Formado advogado, Balzac acreditava em uma monarquia constitucional, e em uma aristocracia de tipo feudal, a qual ele dizia ser o intelecto do sistema social. Escreveu um panfleto em favor da primogenitude, e declarava não acreditar nos "direitos do homem", na igualdade humana, ou na habilidade das massas e do povo de se autogovernarem. Ele afirmava "Um só homem deve ter o poder de fazer leis."

2006-07-30 15:56:37 · answer #4 · answered by natália 1 · 0 0

Honoré de Balzac (Tours, 1799 - Paris, 1850) foi um romancista francês.

Nasceu no departamento francês de Indre-et-Loire e em 1849, com a saúde debilitada, viajou para a Polônia para visitar Eveline Hanska, uma rica dama polaca com quem manteve correspondência por mais de 15 anos. Em 1850, três meses antes da morte de Balzac, eles casaram-se.

Tendo-se tornado num dos maiores nomes do realismo na literatura, as suas obras são, no entanto, cunhadas sobre a tradição literária do romantismo francês. Sua Comédia Humana (La Comédie Humaine), que reúne mais de 90 romances e contos, procura retratar a realidade da vida burguesa da França na sua época.

2006-07-30 15:48:22 · answer #5 · answered by Rastejador 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers