English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A mecanização não determinaria uma garantia de direitos mínimos ao cidadão???

2006-07-30 06:07:49 · 3 respostas · perguntado por claudiomar santos 3 em Governo e Política Governo

3 respostas

Oi de novo Claudiomar,

Existem regras sim, para os comércio exterior e elas são regidas dentro da OMC. São diversas regras dentre as quais estão as que estabelecem restrições a subsídios. São estas regras que estão em discussão atualmente na medida em que as organizações de comércio são construídas. Lembra da história dos subsídios da Embraer? Pois é, depois pudemos dar uma boa porrada na Bombardier com o aval da OMC. Lembra do reajuste nas tarifas de importação sobre o aço que Bush fez no início do governo...fomos lá na porta da OMC e provamos que aquilo estava errado e que não pagariamos tanto ...o melhor...vencemos.

As regras estão sendo construídas embora o movimento seja ainda recente. O trabalhador também tem uma proteção internacional por meio da Organização Mundial do Trabalho...

O problema com essas organizações supranacionais é que elas não tem soberania para interferir em políticas dos países. Portanto, a oraganização mundial do trabalho define um valor mínimo para salários, mas os governos estabelecem valores que julgam adequados em seus países. Não compete a ela avaliar estes valores e nem mesmo faria sentido tamanha é a diversidade de custos de vida.

A maior garantia de direitos ao cidadão é o investimento nele de educação maceça, de alta qualidade, deste o jardim de infância até o nível superior. Esse é o único caminho verdadeiro e não é rápido.

2006-07-30 08:44:11 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 1

Realmente não existem estas regras e há um movimento mundial dos países em desenvolvimento neste sentido. Entretanto creio que não passará de apenas uma bandeira a ser defendida por idealistas que pouco conhecem e vivenciam o capitalismo mundial.

Digo isto porque os países em desenvolvimento participam apenas como figurante onde a globalização é tratada. E figurante não manda nada.

Quantas empresas brasileiras (com mais de 51% de seu capital nas mãos de brasileiros) participam deste processo? Isto é até fácil de perceber quando vemos os principais fatores para a globalização: 1) Dinheiro barato. No Japão e Europa as empresas captam dinheiro a 1,5%. No Brasil não sai por menos de 12% nas linhas de crédito mais favoráveis. 2) Parque industrial. O parque industrial brasileiro está defasado em no mínimo 02 décadas. 3) Mercado mundial. As empresas tem que estar preparadas para vender em escala mundial. No Brasil há diversos empecilhos para isto, como por exemplo o deficiente setor elétrico, as altas taxas e impostos, os portos ineficientes, etc.

2006-07-30 13:57:58 · answer #2 · answered by Marcelo B 2 · 0 0

não existem regras pre-estabelecidas, por isso não ocorreu a última reunião da omc, porque os EUA são contra essa globalização nos termos dos países de terceiro mundo, mas estamos ganhando terreno, e temos muitos simpatizantes nos países de primeiro mundo, tipo a alemanha, a frança. Qto a mecanização, o grande trunfo dos trabalhadores será na área de serviços, por isso os americanos querem que a legislação do nosso brasil possibilite que empresas de fora venham prestar serviços por aqui, eles querem sair na frente nessa área. É um perigo isso de abrir o mercado de serviços para empresas estrangeiras.

2006-07-30 13:16:07 · answer #3 · answered by Mario Tanaka 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers