English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

6 respostas

Depende do que vc considera mão de obra escrava, porque por um olhar sobre o mercado de trabalho atual, já somos escravos do trabalho, trabalhamos para poder viver. Por outro lado, a globalização vai poder equiparar salários e benefícios no mundo todo, vai ficar tudo igual, dando mais oportunidades para aqueles países com rendas baixas. Por este motivo se briga tanto para retirada de subsídios agrícolas dos países desenvolvidos, para dar uma oportunidade para os produtores e trabalhadores brasileiros se remunerarem adequadamente. Com a globalização, não teremos discrepancias de preço em nenhum local do planeta.

2006-07-30 05:44:29 · answer #1 · answered by Mario Tanaka 5 · 0 1

A globalização é o resultado do egoísmo das pessoas. Veja o caso do Brasil. O governo se julga vitorioso por ter criado alguns empregos e não se importa com os resultados: 1º a quantidade de empregos criados é inferior a quantidade de pessoas que entram no mercado de trabalho, 2º o salário médio diminuiu, o que significa que as empresas gastam o mesmo para um maior número de empregados., 3º Empresas pequenas ou que não "aderirem ao governo" fecham. Etc, etc, etc. Não é o resultado do egoísmo dos nossos governantes?

Esqueça a publicidade paga pelo governo na TV. Examine e compare os dados estatísticos você mesmo.

2006-07-30 13:53:21 · answer #2 · answered by Ennis 3 · 0 0

Absolutamente não. Foi justamente o movimento de globalização dos mercados que serviu como a pedra sepulcral da escravidão.Se falarmos em escravidão considerando o trabalho mecânico, graças as invenções do século XVII, como a máquina a vapor e depois os motores a combustão, o custo de mão de obra humana para serviços braçais tornou-se extremamente elevado. Só mesmo em países onde é baixa a capacidade de mobilização de capital para investimento em tecnologia é que os músculos dos seres humanos permanecem fazendo trabalho que não seja em academias.

Se estivermos falando em trabalho intelectual, ai a questã que nos afasta por completo da escravidão é que todos os mercados são globalizados, incluindo o da mão de obra. Um escravo em serviço inteectual teria um rendimento pífio frente a um homem livre e bem pago. Desta forma a competição pelos melhores serviços impossibilita a existência de mercados. Veja o que está acontecendo agora na China. Estão começando a pipocar milionários enquanto a qualidade dos produtos aumenta. Qualidade está necessariamente associada a educação e liberdade de forma que um retorno a escravidão é sistemicamente impossível exceto devido a distorções locais, como acontece em alguns países, inclusive no nosso.

Felizmente a escravidão aceita como natural é uma página virada na hitória da evolução intelectual da humanidade.

A humanidade insiste na globalização por diversos motivos, mas dentre os principais estão em que este moviento aperfeiçoa o sistema de fornecimento de matérias primas e bens, na medida em que permite o desenvolvimento da capacitação em atividades privilegiadas em determinadas regiões. Desta forma, países como o Brasil podem ser mais competitivos em produtos agrícolas, minério de ferro, dentre outros, enquanto países que investiram maciçamente em educação colhem os louros da sua tenacidade e investimento no futuro, servido de base de desenvolvimento intelectual.

A globalização é também um salvo conduto para a humanidade. Não fosse ela, efeitos climáticos que estão se intensificando nos dias de hoje teriam muito provavelmente a consequencia de tornar impossível a vida na face deste planeta. Graças ao fato dos acordos comerciais e diversos interesses econômicos espalhados pelo mundo, acordos multilaterais são possíveis, de forma que podemos pensar em salvar este planeta para a existência futura de seres humanos.

ps: com relação a escravidão do trabalho. Nos somos tão escravos do trabalho como somos da comida ou do ar que respiramos. São condições básicas para a vida.

2006-07-30 12:57:56 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Por que é tão difícil olhar exemplos como a CORÉIA DO NORTE? talvez eles sejam os menos globalizados do mundo - na sua teoria, lá não deveria haver escravidão. Deve ser as mil maravilhas morar na Coréia do Norte, onde não há escravos, todos têm mesas fartas e basicamente, trabalham apenas para si - sobra tanto dinheiro pro governo deles, que eles investem essa sobra para estudos com bomba atômica

2006-07-30 12:50:04 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

também não sei, um exemplo claro para nós são da nossa agricultura, tendo que pagar os impostos e ainda tendo que ser competitivo no mercado internacional vem a varios anos se arrastando, com os preços fixados em dólar e a queda da moeda no exterior vem sendo cada vez mais fácil encontrar produtos importados similares as vezes pela metade do preço, isso vem obrigando todos a baixar o preço cortando em primeiro lugar os salários e em segundo lugar desativando o processo produtivo por não ser mais capaz de concorrer com os preços do exterior, o valor do leite por exemplo no curral varia de 30 a 45 centavos o litro, os laticinios não pagam mais porque é mais vantagoso comprar da argentina e do uruguai que chega aqui exatamente a esse valor, no nosso caso o Brasil pode comprar produtos dos nossos vizinhos "globalizados" afundar o processo produtivo nacional, porém todo mundo já viu o quebra pau que nosso hermanos aprontam quando começamos a vender produtos mais baratos no quintal deles... na minha opinião globalização só funciona com politicas externas fortes e com um presidente que tenha peito e literalmente seja "macho", ultimamente só vejo os paises virem aqui e tomar o que é nosso quando nosso governo não entrega de mão beijada como no caso da bolivia...

2006-07-30 12:38:39 · answer #5 · answered by Christian 4 · 0 0

Porque esse é o interesse dos grandes grupos econômicos do mundo. Eles não estão interessados na mão de obra escrava ou no desemprego, mas sim nos lucros que obterão. É somente o dinheiro e poder que contam nessa hora.

2006-07-30 12:34:47 · answer #6 · answered by Gil 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers