English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Eu moro em uma favela e já fui demitida de uma empresa por esse motivo. Já conheci vários pretendentes que queriam me namorar, mas quando sabiam onde morava davam uma desculpa e não queria mais me ver. Percebo em todos os lugares que frequento que o tratamento comigo é diferente. As pessoas (com exceções, é claro) pensam que não tenho cultura.
Frequento museus, centro cultural, cinema, teatro (quando tenho dinheiro rsrs), leio, estou me formando em geografia e tenho amigos inteligentíssimos que também moram aqui.
Dinheiro x pobreza... é isso que faz a diferença?

2006-07-30 04:12:07 · 6 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências Sociais Outras - Ciências Humanas

6 respostas

Porque, simplesmente, não se dão conta de que na realidade brasileira, de agora e dos próximos anos, a quantidade de pessoas que mora em favela deverá aumentar, em função da falta de políticas habitacionais que, de fato, dêem moradia à grande massa trabalhadora deste País.

É, assim, uma "postura de avestruz" : enfiam a cabeça no chão, com medo de enxergarem a dura realidade brasileira. Essas pessoas ainda não se deram conta de que, atualmente, as populações que residem nas favelas são constituídas majoritariamente por trabalhadores (empregados ou não).

Esse quadro era diferente anos atrás. Até a década de 60, era muito comum que a favela servisse de "refúgio" para os "malandros e marginais" de então.

Esse aspecto era explorado no rádio e no cinema, até com um certo "glamour romântico" exagerado : os morros cariocas, por exemplo, eram a moradia das lavadoras-de-roupa, dos engraxates e dos "guardinhas" que trabalhavam como "office-boys". O "malandro" e o "marginal" entravam nessa pintura como um toque final de realismo, meio cheio de mistério e suspense . . .

¡ Agora, uma coisa posso-lhe garantir : essa contraposição entre aqueles poucos que têm dinheiro e a crescente massa humana dos que não o têm, deverá somente crescer, crescer e crescer -- inevitavelmente !

¡ Desculpe-me pela visão realista, mas absolutamente verdadeira !

2006-07-30 04:33:55 · answer #1 · answered by arthurgoncalvesfilho 4 · 0 0

Poque muitos acham que favela é frequentada por bandidos,pessoas muito pobres,sem educação,sujas, enfim,essas pessoas deveriam pensar melhor e ver que na favela existe muitas pessoas boas,educadas,amigas,e nao é o lugar que faz a pessoa ,muitos estao la por que nao tem condiçoes de morar em um lugar melhor,mas isso nao faz com que sejam os piores do mundo.Conheço muitas pessoas que moram em uma,e se uma dia eu precisar morar la,vou morar sim,e com muito orgulho.

2006-07-30 13:45:38 · answer #2 · answered by andreia g 1 · 0 0

Trabalhei por 13 anos em uma empresa, e também era discriminada pelos meus colegas porque moro na Baixada Fluminense (subúrbio do RJ). No início a maldade deles conseguia me atingir, depois fui observando as fraquezas de cada um e comecei a jogar m.... no ventilador, quando via alguém fazendo alguma coisa que não deveria, falava algo errado, ou tinha uma postura pouco condizente sobre alguma coisa eu apontava logo e perguntava porque ele estava fazendo aquilo, se ele não era da Baixada. Não poupei ninguém, depois de algum tempo eles largaram do meu pé, a coroação foi quando eu passei no vestibular para uma faculdade pública, enquanto os netos do meu patrão pagavam faculdade particular, depois de tentar 2 ou 3 vestibulares para a faculdade que eu passei em 7º lugar, é claro que eu contei para todo mundo né?

2006-07-30 07:24:43 · answer #3 · answered by Sandra Oliveira 3 · 0 0

Porque se mostra para a outra uma realidade que ela morre de medo de vivenciar.

2006-07-30 05:01:13 · answer #4 · answered by vica 3 · 0 0

querida eu vou dar-lhe a melhor resposta sem dúvida, esse preconceito existe sim e em boa parte é culpa da televisão que só noticia o lado ruim da favela, não mostrando que na favela vivem dezenas de milhares de pessoas honestas e trabalhadoras, pessoas íntegras que não dependem do crime para viver, só que nos bairros nobres também existe muita criminalidade o problema é pra tv mostrar, tem que ser o assassinato dos próprios pais, na favela não existem suzanes ou irmãos cravinhos por exemplo. A outra parte da culpa desse preconceito existir é a falta de crítica das pessoas que acreditam em tudo q é noticiado, eu numca morei em favela mas também numca morei em bairro nobre ou de classe média sou o que eles chamam de classe intermediária entre baixa e média, tá vendo minha querida? o preconceito já começa aqui, nessas nomenclaturas ridículas que só servem pra gerar discriminação, vou dar-lhe uma dica: toda vez que se sentir discriminada, pense que vc diferente de muita gente por aí tem que correr atrás dos seus sonhos, da sua conquista, vc não espera as coisas cairem do céu ou o papai dar, vc é batalhadora e só por isso já é uma vencedora, então mande seus carrascos pra ponte que partiu e erga a cabeça e siga em frente. beijos linda. se quiser me contactar pegue meu msn é : onurbleafar171@hotmail.com

2006-07-30 04:47:20 · answer #5 · answered by mininosabido 2 · 0 0

porque essas pessoas são egoistas e tem a mente muito pequena penssam que na favela so mora bandidos.pois eu moro na favela e tenho muito orgulho pelo menos tenho dignidade.

2006-07-30 04:24:07 · answer #6 · answered by dina 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers