Por que é o ÚNICO sistema que coloca os agentes econômicos e políticos em seus devidos lugares, além de possibilitar a existência de democracia e livre iniciativa econômica.
2006-07-30 04:17:51
·
answer #1
·
answered by Sociólogo 1
·
4⤊
1⤋
Eu acho q qualquer sistema é bom, desde q seja usado corretamente, sem corrupção etc...
quanto ao neoliberalismo ser o melhor sistema? depende de q ponto de vista vc ta vendo. por corrupção, qualidade de vida, liberdade de expressão, segurança isso depende muito de sistema pra sistema.
particularmente prefiro o comunismo ou anarquismo q nunca existiu!
2006-07-30 04:06:44
·
answer #2
·
answered by Fabio L 2
·
1⤊
0⤋
depende de que perspectiva você observa e o que quer dizer com a palavra 'melhor'
do ponto de vista estritamente econômico, o neoliberalismo é uma boa alternativa, embora alguns defendam a não intervenção do Estado em nunhuma hipótese.a
do ponto de vista Social e do desenvolvimento ainda não existe nada que se mostre essencialmente bom.
Eu particularmente não acho decente o Estado beneficiar o comércio internacional e o Mercado em detrimento do cidadão especialmente dos mais pobres.
saudações
2006-07-30 05:14:07
·
answer #3
·
answered by tom de azul 4
·
0⤊
0⤋
Porque o racionalismo prático científico conseguiu incutir no meio intelectual a naturalização das posições liberais, daí a quase impossibilidade de crítica ao sistema. Contudo, essa barreira parece estar sendo derrubada e as críticas ao modelo liberal devem aparecer em breve...
2006-07-30 04:52:12
·
answer #4
·
answered by Eduardo! 2
·
0⤊
0⤋
Neoliberalismo
Origens
Toda e qualquer doutrina deve ser entendida como resultado de uma oposição. Ela estrutura-se para combater algum princípio que lhe desagrada ao mesmo tempo em que procura oferecer-lhe uma alternativa. Com o neoliberalismo não foi diferente. Suas raízes teóricas mais remotas encontram-se na chamada escola austríaca - reconhecida por sua ortodoxia no campo do pensamento econômico - que centralizou-se em torno do catedrático da Faculdade de Economia de Viena, Leopold von Wiese,na segunda metade do século XIX e que ficou conhecido por seus trabalhos teóricos sobre a estabilidade da moeda, especialmente o publicado com o título de “O Valor Natural”(1889).
Mais recentemente o neoliberalismo surgiu pela primeira vez, em 1947, com o célebre encontro entre um grupo de intelectuais conservadores em Monte Pélier, na Suiça, onde formaram uma sociedade de ativistas para combater as políticas do Estado de Bem-estar social. Essas políticas tiveram inicio em 1942 com a publicação na Inglaterra do Relatório Benveridge. Segundo ele, depois de vencida a guerra, a política inglesa deveria-se inclinar doravante para uma programação de aberta distribuição de renda, baseada no tripé da Lei da Educação, a lei do Seguro Nacional e a Lei do Serviço Nacional de Saúde (associadas aos nomes de Butler, Beveridge e Bevan). A defesa desse programa tornou-se a bandeira com a qual o Partido Trabalhista inglês venceu as eleições de 1945 colocando em prática os princípios do Estado de Bem-estar Social.
Para Friedrich von Heyek esse programa levaria o país ao retrocesso. Escreveu então um livro inflamado que pode ser considerado como o Manifesto do Neoliberalismo - "O Caminho da Servidão"(1944).Nele expôs os princípios mais gerais da doutrina, assegurando que o crescente controle do estado levaria fatalmente à completa perda da liberdade, afirmando que os trabalhistas conduziriam a Grã-Bretanha pelo mesmo caminho dirigista que os nazistas haviam imposto à Alemanha. Isso serviu de mote à campanha de Churchill, pelo Partido Conservador ,que chegou ao ponto de dizer que os trabalhistas eram iguais aos nazistas.
A outra vertente do neoliberalismo surgiu nos Estados Unidos e concentrou-se na chamada escola de Chicago do prof. Milton Friedman. Combatia a política de New Deal do Presidente F.D.Roosevelt por ser intervencionista e pró-sindicatos. Friedman era contra qualquer regulamentação que inibisse as empresas e condenava até o salário-minimo na medida em que alterava artificialmente o valor da mão-de-obra pouco qualificada. Também opunha-se a qualquer piso salarial fixado pelas categorias sindicais pois segundo terminavam por adulterar os custos produtivos, gerando alta de preços e inflação.
Devido a longa era de prosperidade - quase 40 anos de crescimento - que impulsionou o mundo ocidental depois da segunda guerra, graças as diversas adoções das políticas keynesianas e sociais-democratas, os neoliberais recolheram-se para a sombra. Mas a partir da crise do petróleo de 1973, seguida pela onda inflacionaria que surpreendeu os estados de Bem-estar social, o neoliberalismo gradativamente voltou à cena. Denunciou a inflação como resultado do estado demagógico perdulário, chantageado ininterruptamente pelos sindicatos e pelas associações. Responsabilizaram os impostos elevados e os tributos excessivos, juntamente com a regulamentação das atividades econômicas, como os culpados pela queda da produção. O mal devia-se pois a essa aliança espúria entre o Estado de Bem-estar social e os sindicatos. A reforma que apregoavam devia passar pela substituição do Estado de Bem-estar social e pela repressão aos sindicatos. O estado deveria ser desmontado e gradativamente desativado, com a diminuição dos tributos e a privatização das empresas estatais, enquanto os sindicatos seriam esvaziados por uma retomada da política de desemprego, contraposta à política keynesiana do pleno emprego. Enfraquecendo a classe trabalhadora e diminuindo ou neutralizando a força dos sindicatos, haveria novas perspectivas de investimento, atraindo novamente os capitalistas de volta ao mercado.
O primeiro governo ocidental democrático a inspirar-se em tais princípios foi o da sra. Tatcher na Inglaterra, a partir de 1980. Enfrentou os sindicatos, fez aprovar leis que lhes limitassem a atividade, privatizou empresas estatais, afrouxou a carga tributária sobre os ricos e sobre as empresas e estabilizou a moeda. O Governo Conservador da sra. Tatcher serviu de modelo para todas as políticas que se seguiram posteriormente no mesmo roteiro.A hegemonia do neoliberalismo hoje é tamanha que países de tradições completamente diferentes, governandos por partidos os mais diversos possíveis, aplicam a mesma doutrina...
2006-07-30 04:40:21
·
answer #5
·
answered by gaibucalhetas 2
·
0⤊
0⤋
Cara, você vive no Brasil, um país em desenvolvimento,que sofre dos efeitos da era FHC e COLLOR, e diz que neoliberalismo é o melhor sistema político que existe? tá louco????
2006-07-30 04:04:40
·
answer #6
·
answered by especialistablck 1
·
0⤊
0⤋
Depende de sua situação econômico-financeira, dentro da sociedade onde impere o neoliberalismo.
Se sua família for de GRANDES BANQUEIROS, sem sombra de dúvida, você poderá afirmar que o neoliberalismo é o melhor sistema político-econômico que existe.
Agora, se sua família for de SIMPLES TRABALHADORES ASSALARIADOS, ganhando menos do que 5 Salários Mínimos por mês (¡ olhe, como estou sendo generoso com esse patamar !), e -- assim mesmo -- você considerar o neoliberalismo como o melhor sistema político-econômico que existe, sugiro que você procure ajuda psiquiátrica . . .
2006-07-30 04:03:06
·
answer #7
·
answered by arthurgoncalvesfilho 4
·
0⤊
0⤋
É porque é o sistema Hobim Hood às avessas:
Tira dos pobres pra dar aos ricos!
2006-07-30 04:02:45
·
answer #8
·
answered by ? 7
·
0⤊
0⤋
Para quem tem bastante dólar esse sistema é ótimo, ai eles fazem um dunping e matam a varig por exemplo e ficam de dono do mercado e ai as passagens de avião ficam no preço que eles quiserem. e por ai vai
2006-07-30 03:55:50
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O que te faz pensar que um sistema político econômico que visa prioritariamente o lucro seja o melhor sistema?
2006-07-30 03:55:23
·
answer #10
·
answered by sandra m 1
·
0⤊
0⤋