English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O que você tem a comentar sobre o assunto?
Sabe alguma explicação?

2006-07-30 01:29:05 · 11 respostas · perguntado por Anonymous em Governo e Política Lei e Ética

11 respostas

Veja bem,
Eu acredito que enquanto não houver uma legislação mais dura contra crimes de corrupção, os corruptos e corruptores irão continuar com a farra, se lambuzando com o dinheirinho de nossos impostos.
Por que o Congresso não toma iniciativas a esse respeito? Por que nós, cidadãos, não vamos às ruas ou em caravanas rumamos para Brasília exigir o fim não da corrupção mas da impunidade dos corruptos?

Corrupção: crime inafiançável.
Corrupção: confisco imediato dos bens após sentença (mesmo os que estão em nome de parentes).
Corrupção: julgamento sem direito a recurso.
Corrupção: prisão especial em regime fechado sem direito a regalias ou beneficios.
Corrupção: cassação perpétua dos direitos políticos.

Parece radical demais? Coloca essa receitinha ai em prática pra você ver se os nossos queridinhos de Brasília não vão pensar duas vezes antes de receberem mensalão, antes de se disporem a receber propina pra liberar emendas ou mesmo antes de freqüentar mansões com prostitutas pagas por lobistas.

2006-07-30 02:16:33 · answer #1 · answered by Lavs Deo! 7 · 3 0

E um problema principalmente cultural, pois desde que me conheço por gente, é mais fácil burlar a lei do que lutar para muda-la , melhora-la ou cria-la, exemplo; ao invés de lutar por mais creches é mais fácil ir "beijar a mão" de um ou de outro e furando a fila tomar a vaga de alguém com menos conhecimento, menos dinheiro ou mais honesto que a gente...
O problema do nossos políticos é que eles são realmente os "legítimos representante do povo" pois a maioria que eu conheço, meus amigos que me chamam de otária por tentar se honesta, se estivessem no lugar deles roubariam igual ou mais que eles, reclamam não de revolta mas de dor de cotovelo.
EM TERRA QUE UM COME O OUTRO PELA PERNA
TODO MUNDO FICA ALEIJADO.

2006-08-03 13:37:00 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Impunidade e "participação popular", pois quantas pessoas não praticam corrupção oferecendo dinheiro ao policial numa blitz, por exemplo. Nossa cultura parece tolerante com essa prática. Falamos mal de quem faz, principalmente se envolve valores altos ou dinheiro público, mas não questionamos quando o fato envolve valores pequenos ou se estamos expostos ao mesmo.
Não existiriam corruptos se não existissem corruptores.

2006-08-01 04:33:44 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

Por que até a população sabe que no final tudo vai acabar em PIZZA!

2006-08-04 01:17:42 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

No meu entender, falta no nosso pais; EDUCAÇÃO, CULTURA DE VALORES ÉTICOS E MORAIS, PATRIOTISMO e OPORTUNIDADE PARA TODOS.

2006-08-02 23:29:31 · answer #5 · answered by li_veda 5 · 0 0

muito dinheiro e mau governado.

2006-08-02 22:49:16 · answer #6 · answered by linharense 4 · 0 0

por causa da impunidade!!! e pela complacência de todos nós!!! que assistimos a tudo de braços cruzados. NÓs brasileiros, nos mobilizamos para tudo, para o carnaval, para assistir copa do mundo, para assistir a novela das 8... menos para lutar contra a corrupção, injustiças, desigualdades, miséria e toda a sacanagem que permeia a sociedade brasileira.

2006-07-30 06:03:10 · answer #7 · answered by quintana 1 · 0 0

Olá,

Eu entendo que há um grave problema no Brasil.

Para melhorarmos uma sociedade é necessário, antes de mais nada...construí-la, através de consciência cívica.

Um amontoado de pessoas não forma uma sociedade.

Pode até formar um corpo mas, na prática, ele não tem vida...está morto. O que dá vida à sociedade é a edificação de valores comuns, a atenção pelo lugar, pelas pessoas, pela cultura e pelo patrimônio público.

A identidade cultural e o orgulho por ela é um poderoso agregador de valores e atitudes comuns, essenciais para a edificação da cidadania numa sociedade.

O Brasil é um país muito grande, o senso de CIDADANIA e o zêlo da sociedade por sua comunidade variam de grande a nenhuma de acordo com cada lugar.

Há lugares no país que deveriam aparecer todos os dias no Jornal Nacional mostrando exemplos saudáveis de participação da população com respeito a todos os aspectos que envolvem a vida em comunidade.

Nelas poderia ser visto como as pessoas participam da melhoria do sistema de ensino, da saúde e segurança pública, do saneamento básico, da habitação, transporte, geração de renda e assistência social.

Onde a CIDADANIA é verdadeiramente exercida a participação das pessoas é DIRETA e o espaço para a CORRUPÇÃO é menor e mais temida do que onde não há esta consciência social.

Conheci municípios onde o zêlo dos cidadãos era tão grande que quando houve um assalto ao Banco da Cidade, fato incomum, quem reagiu contra os bandidos não foi nem a força policial da cidade, os próprios cidadãos indignados renderam os bandidos, sendo a revolta tão grande, que eles acabaram sendo linchados.

Quando há alienação cívica ocorre o contrário, o problema comum, na prática, não é assumido ou cuidado por ninguém.

Aparecem então os oportunistas políticos propondo fazer pelos outros o que não pode mas promete em discursos políticos. NINGUÉM pode exercer a CIDADANIA em nosso lugar.

Quem acredita nisso voto em qualquer idiota que promete o que não pode cumprir. No máximo remediará os efeitos, mas não poderá agir nas CAUSAS.

Os problemas de uma sociedade só podem ser resolvidas por ela mesma. Quando ela não assume o seu papel, a corrupção correrá solta nesta TERRA de NINGUÉM.

Quando as cidades crescem descontroladamente, o senso de CIDADANIA se enfraquece brutalmente, tornando este, um território sem identidade e força cívica.

Para reduzir a corrupção no Brasil é necessário melhorar o planejamento urbano, a educação de toda a população e investir pesadamente na conscientização cívica.

Os grandes meios de comunicação poderiam mudar drasticamente o retrato atual de nossa realidade se fossem bancados pelos cidadãos para atender aos seus interesses.

Os anunciantes, ao invés de se preocuparem em formar uma sociedade consciente, preocupam-se Infelizmente, em formar uma sociedade de consumo compulsivo preocupada apenas em desfrutar o momento presente.

Não vejo nada de errado no consumo, ele certamente é necessário e saudável... promovendo a economia e gerando crescimento.

Contudo, não pode ser tratado como a coisa mais importante do mundo pela mídia, pois quando as COISAS são levadas mais em conta do que as PESSOAS, como ocorre atualmente, a CIDADANIA é enfraquecida e, em território onde ela não é exercida, a CORRUPÇÃO corre solta.

Todo o processo de centralização de poder e gestão da estrutura pública reduz drasticamente a sensibilidade de participação e a interação da própria população para o atendimento de suas expectativas.

Havendo grave centralização de poder as PESSOAS são menos consideradas, assistidas, incentivadas e promovidas.

Temos um grave problema em nosso modelo de arrecadação de tributária que torna a União Rica, os Estados Pobres e os Municípios Miseráveis, criando relações perniciosas no processo político em busca de poder e recursos.

Para termos uma União tão beneficiada como é hoje, deveríamos ter o melhor nível possível de gestão pública e competências, viabilizando o crescimento atual do país e seu progresso futuro.

A União, pelo que arrecada, deveria conduzir políticas estratégicas de grande alcance, geração de empregos e oportunidades de desenvolvimento em todas as regiões do país que justificassem esta enorme concentração tributária.

Na prática, ela arrecada e gasta muito mal, prestando serviços públicos péssimos, induzindo à corrupção deslavada por excessiva concentração de recursos e gestão incompetente.

No momento, precisamos tornar a distribuição dos tributos mais equilibrada entre a União, os Estados e os Municípios.

Contudo, há fortes interesses contra esta reforma, pois diminuiria muito a "autoridade" do Presidente da República, tornando mais difícil a compra de votos e a sustentação de apoio de sua bancada para "viabilização" de seus programas e pauta de governo.

A concentração de impostos na União faz do Presidente da República um potencial ditador sem farda, manipulador do congresso nacional por estar:

Com a chave do cofre.

Com o poder de editar medidas provisórias e vetar projetos de lei propostos pelo Congresso Nacional.

O discurso das grandes mídias dizendo que um presidente não pode fazer muito, precisa ser muito relativizado por este aspecto, pois deter os recursos na mão e ter o poder de editar medidas provisórias é altamente lesivo ao exercício democrático, minando a qualidade de todo o processo político que ocorre no congresso nacional.

Esta concentração de poder favorece a corrupção deslavada e a desmoralização das instituições, principalmente criando relações perniciosas entre o poder executivo e o legislativo.

A reforma tributária e a distribuição de receita entre União, Estados e Municípios precisa ser urgentemente revista.

O primeiro passo para mudanças maiores é a conscientização da população para cada vez mais adquirir senso de CIDADANIA e o amor pelos valores cívicos de nossa pátria.

Quem não tem orgulho de ser brasileiro, pouco ou nada poderá fazer para tornar este país melhor.

Tive oportunidade de fazer uma dissertação sobre nossos grandes problemas nacionais em 2002.

Ela está disponível para download no link abaixo:

http://www.temcifras.com/download.php?id...

O site solicitará o registro de um email válido e a instalação de uma barra de tarefas para baixar ou enviar arquivos para compartilhamento.

Um grande abraço !!!

2006-07-30 02:11:44 · answer #8 · answered by Peregrino 6 · 0 0

A corrupção em nosso país se tornou algo vulgar, as pessoas estão se tornando cada vez mais corrompidas pelo o sistema que vivenciamos, a nossa política não obedece a ética universal da política, todos os políticos só pensam nos bolsos cheios de dinheiro e não estão nem aí realmente para a população, que é apenas lembrada no período eleitoral devido a isso e a outros fatores, como a grande desigualdade social, a ganância que tem muito sempre querer mais, leva as pessoas sempre procurar o lado mais fácil ou melhor serem corrompidas, já que o nosso sistema político aparece nos jornais dando exemplos a todo momento da falta de ética e de uma corrupção que deixa qualquer brasileiro desacreditado das medidas que visam o bem está do povo brasileiro.

2006-07-30 01:55:37 · answer #9 · answered by Deia 1 · 0 0

O que gera corrupção no Brasil é a certeza da impunidade.

2006-07-30 01:42:35 · answer #10 · answered by marillionzinha 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers