Nossa!
Quanta besteira vcs respondem aqui!
O Jackson R respondeu bem. Ainda assim, tem algumas incoerencias na sua resposta.
Como o Jackson falou, o comunismo é um sistema economico (e não de governo, como o parlamentarismo).
Agora, o que ele esqueceu de dizer é q o comunismo nunca existiu. O q chamamos de países comunistas são na realidade socialistas.
E o comunismo, em teoria, não suporta a ditadura por um simples motivo: não existe Estado no comunismo!
Para poder explicar melhor, vamos abordar três sistemas economicos muito confundidos: o anarquismo, o comunismo e o socialismo. Os 3 são sistemas anti-capitalistas, e creiem q os males da sociedade provem da desigualdade social (muitos com pouco, pouco com muitos). Creem que no sistema capitalista só se enriquece através da exploração do outro, que empobrece.
Isso ocorre pq quem enriquece é o dono dos meios de produção. Imagine o seguinte: um artesão sabe fazer lindas cadeiras, mas não tem uma serra, acesso a madeira e acesso aos pontos de venda. O capitalista não faz a menor idéia de como fazer uma lidna cadeira, mas ele tem a serra, acesso a compra da madeira e acesso as lojas q aceitariam vender essa cadeira. Logo, a parte do capitalista é apenas entregar a serra e a madeira, e depois entregar para o revendedor, enquanto quem vai fazer de fato a cadeira é o artesão. Quem ganha mais com a venda? O cara que fez o trabalho ou o capitalista q mantinha os meios de produção?
O capitalista! O empregado recebe apenas um salario, q sempre, desde a rev. Industrial até os dias de hj, é apenas o suficiente para que ele volte a trabalhar no dia seguinte.
Os 3 sistemas dos quais eu falei pensam q se os meios de produção fossem públicos (ou seja, as fábricas fossem públicas), cada trabalhador iria receber o valor do seu trabalho, e não mais apenas o suficiente para q ele volte no dia seguinte (para constar: a diferença entre o valor do salario e o valor q ele receberia sem a intermediação do dono do meio de produção se chama "Mais Valia").
Então, os 3 pregam q os meios de produção devem pertencer aos trabalhadores.
Outra coisa q os 3 pregam: O Estado só serve para proteger os donos dos meios de produção. Essa é a funçã odo Estado. Suas leis e a sua policia é apenas para isso. portanto, acabando com os meios de produção, não haveria mais necessidade de haver um Estado. Se todo mundo fosse donos das fábricas, ninguém iria enriquecer muito mais do q outros, não havendo desigualdade social(lembrando: desigualdade social não é qdo um cara recebe 10 vezes mais do q outro, e sim qdo alguns recebem 1 trilhão de vezes mais do q outro). Se não há desigualdade social, não há exploração (pq alguém roubaria outra pessoa, por exemplo, se todos podem ter as mesmas coisas?)
E as pessoas poderiam se auto-governar. Não haveria necessidade de policia e, caso algum crime seja cometido, a propria comunidade poderia puni-lo.
Agora, vou responder a sua pergunta explicando a diferença basica na teoria desses 3 sistemas (usando para isso suas idéias originais. Muitos outros pensadores modificaram uma coisa ou outra depois):
ANARQUISMO:
O Anarquismo prega o fim do Estado imediatamente. Ele pensa q se os trabalhadores tomarem a força as fábricas e o poder, acabando (geralmente morte) a burguesia (donos da fábrica e antigos donos do poder), vc pode imediatamente acabar com o estado e começar a sociedade de autogoverno. Como todos os trabalhadores sempre foram explorados, todos se uniriam e nenhum iria tentar tomar vantagem da situação, sacaneando e explorando os companheiros.
COMUNISMO
O Comunismo prega a mesma coisa do Anarquismo, com exceção de q ele acha ingenuidade acreditar q a população iria aceitar de uma hora para a outra uma mudança tão brusca. Então, prega um Estado intermédiario entre o Capitalismo e o Comunismo. Esse estado Intermédiario é o SOCIALISMO
SOCIALISMO
É o sistema intermédiario entre o Capitalismo e o comunismo. Enquanto o Comunismo é um sistema sem Estado, o socialismo prega é um Estado Forte, ou seja DITATORIAL. Isso pq acredita-se q o ser humano iria ter q passar por várias gerações vivendo sem desigualdade social a força para sublimar (= mais ou menos "retirar") o seu egoísmo criado por séculos de capitalismo.
Com o passar das gerações sobre o Regime Socialista, não haveriam mais o sentimento de q é necessario ter mais do q o outro, e poderia-se acabar com o Estado e começar a Sociedade Comunista.
Este é omaior probleam da teoria Socialista/Comunista: prega uma ditadura prevendo q depois essa ditadura deixará de existir. segundo teoricos comunistas, isso aconteceria no momento q a população se cansasse da falta de liberdade. derrubariam o estado Socialista. Porém, não abririam mão da posse coletiva dos meios de produção e assim os manteriam coletivos (portanto, não capitalistas). Sendo assim, não haveria exploração e, dessa forma, não precisaria ter um governo, um Estado.
Então eles já viveriam naturalmente em uma sociedade comunista.
Um dos motivos disso não ter acontecido é q os estados socialistas "cairam pela metade", mantendo seus poderosos (q deveriam ser derrubados com o Estado) e os adaptando para o capitalismo. E o não abrir mão da posse coletiva dos meios de produção foi quebrado graças a grande produção e avanço tecnologico capitalista (não há pq haver concorrencia entre produtos numa sociedade comunista e ou socialista. Já na capitalista, a concorrencia faz com q os pordutos sejam continuamente melhorados para vender mais)
Para evitar isso, Marx pregava q o comunismo só deixaria de ser perseguido pelos capitalsitas qdo todas as nações fossem comunistas (interessante ver q mesmo q se houvesse nações socialistas, as comunistas sofreriam perigo. Afinal, aonde houvesse Estado, haveria pessoas com muito poder e, portanto, sentimentos egoistas de dominação)
isso tudo foi escrito de cabeça e com sono... então me desculpem se em alguma coisa eu não fui claro. Qq coisa, mande um recado q eu arrumo, ok?!
abs :)
2006-07-30 10:52:46
·
answer #1
·
answered by Compostela 3
·
1⤊
1⤋
Foi um sistema de governo que faliu. É uma ditadura porque o povo deixou que fosse, e se fosse bom o comunismo tinha se espalhado pelo mundo todo e o povo estaria satisfeito!
2006-08-02 12:12:23
·
answer #2
·
answered by Cristiano R 3
·
0⤊
0⤋
Uma dica colega, primeiro tente se informar melhor sobre esta questão para não formular uma pergunta impertinente.
2006-07-30 07:48:28
·
answer #3
·
answered by marcos a 3
·
0⤊
0⤋
Aconselho a todos os que pretendem responder a esta pergunta antes ler o que escreveu Jackson R., para não dizer tanta besterira.
2006-07-30 04:45:37
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O comunismo só é bom para quem tem muitos recursos - pois vão continuar da mesma forma que estão - o mesmo acontece com o pobre - que deve ficar pobre - por que tudo deve ser divido em partes iguais - O comunismo é gerenciado por um grupo chave - Ditadura é que gerencia é apenas um!
Nenhum dos dois regimes seria bom para o Brasil.
Parlamentarismo sim!
2006-07-30 04:34:13
·
answer #5
·
answered by Paulo Kosthy 5
·
0⤊
0⤋
Todos os países comunistas tornaram-se ditaduras, contrariando os princípios de Marx.... O que se viu e se vê é uma "oligarquia de esquerda" no poder, controlando, censurando, vigiando, delatando, torturando, assassinando, etc.
2006-07-30 04:32:55
·
answer #6
·
answered by DeBarros 7
·
0⤊
0⤋
O comunismo é o capitalismo extremo, pois o governo detem todo o capital.É o capitalismo monopolizado pelo governo.Por isso tm ele parece uma ditadura, já que o governo é dono de td.
2006-07-30 04:05:37
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não necessariamento o comunismo é uma ditadura, ele é um sistema econômico aonde a propriedade não é individual ou privada e sim da sociedade, então você trabalha para todos, mais ou menos como as sociedades antiga ou até mesmo tribo indígenas, aonde um pescava, outro caçava, outro plantava, e no final todos comiam de tudo. O comunismo como conhecido hoje surgiu a partir de idéias de Karl Marx, e depois vieram outros, como Lenin. tanto não é uma ditadura que tivemos sociedades comunistas, porém sem influência do estado (governo) e muito menos do mundo capitalista como conhecemos hoje. Como é um tema muito amplo, sugiro uma leitura mais detalhada a respeito do comunismo. Não afirmo que é melhor do que o capitalismo, mas tem partes muito interessantes.
2006-07-30 04:03:41
·
answer #8
·
answered by Jackson R 1
·
0⤊
0⤋