Já ouvi explicações usando a refração, mas no entanto a atmosfera é esférica. Logo, não há refração quando olhamos para o Sol. Já ouvi explicações falando sobre ilusão de ótica, que dizia que temos a impressão de observarmos o Sol bem maior devido a presensa de objetos no horizonte, como casas, prédios, etc.. No entanto, pilotos de aviões que não se deparam com tais objetos veêm o mesmo fenômeno. Alguém conhece a explicação correta?
2006-07-29
17:08:46
·
6 respostas
·
perguntado por
Fui!!!
4
em
Ciências e Matemática
➔ Física
Eu quiz dizer vêem.
2006-07-29
17:13:59 ·
update #1
Caro amigo , a resposta citada pelo JSOS , e achada pelo google no yahoo respostas , foi dada por mim e escolhida como a melhor resposta para essa pergunta , que já foi feita antes !!!
Um abraço !!!!!!!!
2006-07-30 10:20:46
·
answer #1
·
answered by LsAlpha 4
·
0⤊
2⤋
É uma ilusão de ótica. Quando está no horizonte, o sol próximo às montanhas, parece maior. Quando ele aparentemente sobe no céu perdemos a referencia e aí ele parece ficar menor.
2006-07-30 14:07:23
·
answer #2
·
answered by Julio 5
·
0⤊
0⤋
Maior é uma medida relativamente vaga. O Sol é uma estrela de tamanho médio, muito menor que antares, por exemplo e muito maior que Sírius B, uma anã.
Mas se você está falando da diferença de tamanho no horizonte e quando já está mais alto, é por causa de um fenômeno físico chamado refração. A refração tem haver com a luz atravassando as moléculas que compõe a atmosfera, causando o "achatamento do Sol" dependendo da quantdade de atmosfera na sua frente (perto do horizonte a "quantidade" é maior).
É o mesmo motivo do "por que o céu é azul?".
2006-07-30 05:11:18
·
answer #3
·
answered by Mosken 2
·
0⤊
0⤋
A esfericidade da atmosfera interfere, sim, na refração. Na linha do horizonte, para chegar até nossos olhos, a luz do sol percorre um caminho muito maior na atmosfera, daí os efeitos. Eu gosto dessa lógica e não encontrei, ainda, outra explicação.
A resposta abaixo foi encontrada no Google, que a encontrou no Yahoo!Respostas, onde , inclusive, pude votar num desempate.
Não é impressionante: já estamos competindo com a Wikpédia!;-)
"È um efeito da refração . Para que a luz de um astro chegue a superfície da Terra , ela atravessa várias camadas atmosféricas diferentemente aquecidas e que se comportam como meios diferentes , causando desvios sucessivos no raio de luz até que cheguem aos nossos olhos.
A consequência é que acabamos vendo o astro em uma posição que não é a verdadeira ( altura aparente dos astros)
No cair da tarde , a luz que chega aos nossos olhos tem incidência oblíqua , o que além de deslocar o astro de sua posição real , provoca uma proximidade aparente do astro em relação à nossa posição ( efeito semelhante ocorre quando você olha para o fundo de uma piscina e ele parece estar mais próximo do que realmente está) . Esse efeito é bastante diminuido quando a incidência, em relação ao observador, é perpendicular , pois embora exista nesse caso , uma mudança de velocidade do raio de luz , não há praticamente deslocamento lateral em relação á sua incidência ."
(Pergunta de rogério_f, resposta sem identificação porque está em votação - duas semanas atrás)
2006-07-30 00:54:06
·
answer #4
·
answered by JSOS 4
·
0⤊
1⤋
porque, no horizonte, a sua luz precisa atravessar uma camada bem maior de atmosfera em relação ao observador por causa do angulo de entrada da luz. e ai o fenomeno de refração da luz atua como uma lente mais poderosa em relação ao meio dia, por exemplo.
É pela mesma razão que a coloração do sol e da lua se apresentam diferentes quando no horizonte.
isto é mais facil de entender se fizermos um desenho representando a terra, a atmosfera, o observador e sol nas diversa posições.
2006-07-30 00:49:36
·
answer #5
·
answered by Souassim 4
·
0⤊
1⤋
Como? Levando em conta que o sol é muitas vezes maior do que a Terra, ele, no horizonte, só pode parecer menor do que é de fato, não?
2006-07-30 00:31:00
·
answer #6
·
answered by Lord_of_Dreams 7
·
0⤊
1⤋