foi um dos maiores revolucionários do BRASIL, se rebelou contra um sistema corrupto , onde poucos tinham o poder e faziam o que queriam com o povo. Notou a semelhança com os dias de hoje, estamos precisando de um lampião em BRASÍLIA.
2006-07-29 14:38:18
·
answer #1
·
answered by JOSHUA69 2
·
3⤊
2⤋
Lampião, ou se quiserem , Coronel Virgulino Ferreira, foi alguém que transpôs os limites da sociedade vigente. Oprimido, aguentou enquanto pôde até que se rebelou contra a ordem injusta estabelecida, se embrenhou na mata e passou a lutar contra os poderosos da época, "senhores do baraço e do cutelo". Deixou-se usar por personagens influentes da época, notoriamente o Padre Cícero, um safado de marca maior.
Aqui faço uma pausa. Considero o Padre Cícero um embuste, uma farsa, um safado de marca maior. Entretanto, não é assim que a população nordestina: ao contrário, consideram-no um santo milagreiro e lutam pela sua canonização. Padre Cícero expressa um outro lado de uma população sem esperança , exceto em Deus, já que dos homens só obterão o nada ou coisa nenhuma.
É neste contexto que temos que considerar Lampião. Juntou um bando para fazer justiça com a próprias mãos. Em alguns casos, deu cobro a algumas injustiças sociais pontualmente verificadas. Muita gente sofrida e humilde e humilhada via com bons olhos Lampião justiçando em favor deles. Com quem aliás, aqueles destituídos poderiam contar ? A polícia era contra eles, instrumento dos poderosos para manter e consolidar seus mando e desmandos. A Justiça era outro braço a favor dos poderosos. Qual a saída ? Conformar-se ou lutar contra. No lutar contra, um homem audacioso como Lampião só poderia ser bem-vindo.
Pode ser considerado um justiceiro já que algumas de suas ações minoraram a desgraça de muitos que lá viviam oprimidos. Pode ser considerado um criminoso porque em outras situações cometeu crimes.
Mais do que perguntar se Lampião foi justiceiro ou criminoso, seria de melhor alvitre indagar por que não surgiram outros "lampiões".
2006-07-30 02:08:02
·
answer #2
·
answered by Jorge, o da Viriato 4
·
0⤊
0⤋
acho que ele era as duas coisas. na época ñ se tinha nada que fizesse p/ que ñ deixasse ele ser tão vingativo. ele queria fazer justiça pela morte dos pais. mas ai ele acomodou-se na violencia e ñ soube separar .matou muita gente inocente, e isso ñ tem perdão. então que fisesse a justiça com quem fez a crueldade, mas ñ matasse pessoas de tal forma como matou sem terem nada com o acontecido.
2006-07-29 22:45:29
·
answer #3
·
answered by WENUS 5
·
0⤊
0⤋
Uma pessoa atrasada moralmente, porém que não se diferenciava dos coronéis e capitães.
Cada qual usava da própria justiça. Era a lei do mais forte.
Foi o reflexo das mentes.
A reação da ação.
O lado oposto das várias forças que existiam e travavam conflitos em uma época.
Justiceiro para alguns, criminoso para outros.
Ninguém é pura maldade, assim como ninguém é inocente.
Mas ele sabia que o que fazia era mal.
2006-07-29 22:25:12
·
answer #4
·
answered by Hokus Phokus 7
·
0⤊
0⤋
Justiceiro segundo suas vivências e criminoso segundo as leis.
2006-07-29 21:53:28
·
answer #5
·
answered by Kay 2
·
0⤊
0⤋
Foi um bandido profissional. A desculpa que ele usava de que tinha virado bandido para vingar o assassinato do pai, é furada. Era comum os cangaceiros se fazerem de vítimas para ganhar o apoio da população. Marcola, o bandidão paulista chefe do PCC também usa esse truque. Nas entrevistas, ele se faz de justiceiro, para posar de herói. Lampião usou esse artifício muito bem. Mas muito antes de seu pai ser morto pelo tenente José Lucena, da Polícia de Alagoas, numa batida policial, na casa do pai, Lampião, junto com seus irmãos Antônio e Livino já eram metidos a valentões, e já haviam se envolvido em confusões com vizinhos em Vila Bela (Serra Talhada). Por isso mesmo seu pai havia fugido com a família para Alagoas. E por isso mesmo a polícia já estava no seu encalço. Lampião nunca conseguiu vingar a morte de seu pai. O tenenete Lucena viveu até a velhice, e aposentou-se como coronel da PM de Alagoas. Em vez disso, Lampião virou bandido que aterrorizou o sertão de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte durante quase duas décadas. Cometeu toda sorte de barbaridades, como estupros, extorsões, incêndios a fazendas, assaltos, torturas, castrações. Matava a sangue frio, de modo covarde e cruel quem o delatava, ou quem não cedia às suas exigências. Roubava de ricos e pobres, ao contrário do que diz a lenda. Não foi um Robin Hood. Ele protegia alguns ou ajudava com dinheiro, para conquistar seu apoio. É absurdo e até ridículo quererem fazer desse monstro, esse psicopata sanguinário um herói. Pessoas de ideologia marxista querem fazer crer que Lampião era um revolucionário, e que tinha intenção de fazer justiça scial. Nada mais fantasioso e distante da realidade. Ele era um bandido profissional e nada mais do que isso. Era ignorante e queria apenas luxo e riqueza. Era fascinado por perfumes caros, jóias e ouro. Muito diferente de um verdadeiro revolucionário ou herói. Mas estamos no Brasil e é moda reescrever a História, inventando-se falsos heróis.
2006-07-29 21:52:12
·
answer #6
·
answered by Falco 7
·
0⤊
0⤋
É um criminoso, e o fato de ser pobre e o sistema e blá blá blá não altera isso.
2006-07-29 21:52:06
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Oi!.
Você parece mesmo com Pedro de Lara.
Olha, justiceiro não é um criminoso?
Ele era um fora da lei, um revoltado e cruel.
As pessoas já admiram essa gente.
A imprensa fala: matou tantas pessoas e algum débil acha "miseravão !.".
Se as pessoas soubessem quanto sofrimento espera um criminoso desses, abominariam essa imagem de mau-bom.
Como as pessoas estão cegas. Assistem filmes de terror para
se distrair,filmes de bad-boys e não são marginais, filmes pornôs e vivem sem sexo, filmes de guerra para ver o americano sempre ganhar.
Se as pessoas desprezassem os maus, um traficante nunca faria fama, um matador não teria amigos, um deputado corrupto
jamais seria reeleito e por aí.
Entendo que mal é mal e bem é bem. Parece ingênuo, mas as pessoas nunca os diferenciam.
Abraço.
2006-07-29 21:47:30
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Pelo que se sabe ele agredia, torturava, mutilava e matava pessoas que nada tinham feito a ele.
Que espécie de justiça é essa?
2006-07-29 21:39:45
·
answer #9
·
answered by Roberto 7
·
0⤊
0⤋
maldito criminoso.matou mutilou,,,,,e tudo mais....e anda querem fazer um memorial,pra cara,,isso é um ABSURDO,,,daqui uns dias vão querer fazer um museu pro Fernadinho Beira- mar,............
''Olha aqui neste lado vcs podem ver como ele trucidou esta familia,,deste outro lado este magnifico esqueleto com varias balas no cranio,´´,,,,,
Vamos para com isso gente,bandido é bandido,,e fim.
2006-07-29 21:37:58
·
answer #10
·
answered by Angel 3
·
0⤊
0⤋