English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

eu tenho que fazer um trabalho de acompanhamento do meu estágio do curso de transportes e trânsito e onde eu irei fazer leitura de disco de tacógrafo eu gostaria de curiosidades do disco e do prórpio tacógrafo.qualquer coisa relacionada ao equipamento e ao disco para que eu possa colocar no meu trabalho que irei apresentar aos coordenadores do meu curso.Quero tudo relacionado ao disco de tacógrafo, todos os prós e contras, tecnologias de outros países, aplicabilidade, a invenção, dados técnicos, quantidades usadas no Brasil.Tudo que estiver relacionado ao tacógrafo, disco de tacógrafo e a função de leitura de tacógrafo.

2006-07-29 13:20:38 · 5 respostas · perguntado por Paula 1 em Educação e Referência Nível Superior

5 respostas

O que é tacógrafo :

O tacógrafo é um aparelho que registra através de um mecanismo mecânico preciso de três ou quatro agulhas com ponta de safira, a distância percorrida, vibração e velocidade do veículo em um gráfico em forma de disco. Na legislação brasileira o tacógrafo é denominado “ registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo”.

Basicamente existem 2 tipos de tacógrafos com 2 sub-divisões, os tacógrafos podem ser mecânicos ou eletrônicos com a sub-divisão de ser diário ou semanal. Os tacógrafos mecânicos ou eletrônicos podem ser tanto de uso diário ou uso semanal. Vamos primeiro conhecer os tacógrafos mecânicos e eletrônicos:

· Mecânicos

A característica básica de um tacógrafo mecânico e que o seu funcionamento é ocasionado por um cabo mecânico que é acoplado na saída da caixa de cambio até a entrada na parte traseira do aparelho de tacógrafo. Em sua maioria, é necessário o uso de um redutor angular na saída da caixa de câmbio que confere um funcionamento preciso do tacógrafo em relação ao deslocamento do veículo. Para a utilização deste redutor angular, é necessário aferir o veículo com um equipamento especial, onde encontramos a constante determinada “W”. Em posse do valor desta constante, instalamos o redutor-angular com o valor igual ou mais próximo desta constante.

· Eletrônicos

A característica fundamental do tacógrafo eletrônico é a abolição completa do uso de cabo mecânico, e sim a utilização de cabo elétrico. Na saída da caixa de câmbio é instalado um gerador de pulso (ou sensor) que envia pulsos em hertz para o tacógrafo que por sua vez interpreta esses pulsos e transforma em movimento através dos motores de passo contidos em seu interior. A regulagem do “W” do veículo no caso do tacógrafo eletrônico é efetuada através de regulagem no próprio aparelho de tacógrafo, dispensando assim o uso de redutor angular.

Conhecendo melhor a constante “W”.

A constante W é um valor que determina a aferição do tacógrafo, pois cada veículo, mesmo sendo da mesma marca, pode ter características diferentes. Vamos ao seguinte exemplo : Dois veículos de marca e características iguais podem ter seus pneus mudados para atender um modal específico de transporte, um usa pneu 295 e o outro usa pneu 1100. O w neste caso vai ser diferente de um veículo para o outro. E a forma de encontrar esse w verdadeiro é aferindo cada veículo. Sendo assim, toda vez que se troca a bitola dos pneus é necessário a re-aferição do veículo para corrigir essa diferença. É recomendado também que se afira o veículo toda vez que ocorrer a troca da caixa de câmbio e diferencial.

Sub-divisão diário ou semanal.

A característica básica de diferenciação de um tacógrafo diário ou semanal é na tampa interna do aparelho de tacógrafo.

· Diário

No diário, o receptáculo do disco tem um acoplamento oblongo com uma lingüeta de pressão onde se encaixa perfeitamente o disco.

· Semanal

No semanal o receptáculo é um pequeno tubo redondo com uma trava destacável em forma de anel.

Não existe no Brasil determinação legal para utilização de tacógrafo diário ou semanal, mas por uma questão prática as empresas utilizam tacógrafos diários para ônibus e tacógrafos semanais para os caminhões, mas não muito raro encontram-se tacógrafos diários em caminhões e tacógrafos semanais em ônibus (principalmente nos de turismo).

Discos de tacógrafos :

O disco de tacógrafo é uma folha de papel reciclado com uma camada de cera e outra de tinta em sua superfície obedecendo uma impressão gráfica padronizada. Se observarmos atentamente perceberemos que o disco é um gráfico em branco aguardando o registro de movimento. Como exemplo similar podemos citar os aparelhos de eletroencéfalograma dos hospitais. Quando o disco é instalado no tacógrafo as agulhas “removem” a cera depositada na folha deixando assim uma marca característica que podemos interpretá-la posteriormente. Existem dois tipos de discos de tacógrafos, o diário e o semanal e vamos a eles:

· Diário

A principal característica do tacógrafo diário é ele ser uma folha só, o que determina que a sua troca deva ocorrer todo dia preferencialmente no mesmo horário, para não acontecer o “remonte” de movimento. Remonte é quando o movimento atual passa a ser registrado em cima do movimento do dia anterior.

Na colocação do disco diário a pessoa precisa verificar se a hora no mostrador do tacógrafo está correta, e observar também se a hora correspondente fica registrada no disco. Exemplo : Se a hora da instalação for 14:15, coloca-se o disco e fecha a tampa, abre-se novamente a tampa e verifica-se o registro das três/quatro agulhas ficou no gráfico correspondente a 14:15. Se o registro ficou na marca de 02:15, significa que o horário do relógio do tacógrafo deve ser adiantado em 12 horas.

· Semanal

O disco semanal é um conjunto de no mínimo 7 discos presos por uma pequena lingüeta de papel à ultima folha do conjunto. Através de um mecanismo preciso no interior do tacógrafo as folhas são substituídas automaticamente dia após dia. O conjunto de discos deve ser substituído no máximo no 6º dia a partir da sua instalação para não ocorrer o remonte citado anteriormente.

Na colocação do disco semanal, a pessoa que está colocando o disco deve “acertar” a hora do disco pela hora do tacógrafo. Por exemplo : Se no momento da instalação do disco for 17:35, a pessoa deve colocar o disco no receptáculo e girar o conjunto de discos até a hora 17:35 ficar o mais próximo possível de uma marca vermelha que fica ao lado da faca de corte, e verificar também se a hora no mostrador do tacógrafo é 17:35.

Importante:

Os discos de tacógrafos tanto diários quanto semanais devem ser instalados corretamente pois no caso de uma fiscalização a instalação irregular acarreta em multa ao condutor do veículo. Deve-se neste momento observar a diferença do horário de verão.

2006-07-29 13:26:21 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 0

Gostaria de saber se eu posso pegar um tacógrafo digital de um caminhão e passar para outro caminhão.

2015-03-18 07:23:54 · answer #2 · answered by Aliona 1 · 3 0

Eu trabalhei em uma empresa de onibus e o tacografo era usado para controlar a velocidade do onibus.É um disco de papel do tamanho de um cd que fica no painel do carro e ali é gravado as variações de velocdade para posterior leitura.

2006-07-29 13:31:32 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

É um acessório fácil de ser roubado, invente algo para dificultar o seu roubo.
Ele é um dedo duro, se o motorista anda acima da velocidade ele registra, e ficar trocando o papel e anotando é chato.....

2006-07-29 13:26:43 · answer #4 · answered by ? 5 · 1 0

Só vou completar: consulte www.vdo.com, lá tem informações do principal fabricante.

2006-07-29 14:54:02 · answer #5 · answered by CSS™ 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers