NÃO DEVEMOS FAZER ANÁLISES SUPERFICIAIS SOBRE UM TEMA TÃO COMPLEXO. TUDO TEM QUE SER AMPLAMENTE ESTUDADO PARA DEPOIS SE ABRIR UMA DISCUSSÃO. ACHO QUE NÍNGUÉM AQUI, INCLUSIVE EU, ESTUDOU ESSA QUESTÃO A FUNDO (ATÉ PORQUE É MUITO RECENTE) PARA CRITICAR OU NÃO O SISTEMA DE COTAS. ALGUMA COISA TEM QUE SER FEITA PARA MELHORAR A SITUAÇÃO DOS NEGROS E DE OUTROS GRUPOS TAMBÉM BASTANTE DISCRIMINADOS NA SOCIEDADE! É NISSO QUE SERIA LÍCITO PENSARMOS.
2006-07-29 13:32:15
·
answer #1
·
answered by Zoador 2
·
0⤊
0⤋
eu acho que é sim uma forma de preconceito,mas esse problema vem de longe... talvez os governantes queiram com isso criar mais possibilidades para raça negra que por muitos anos foi impedida de evoluir;eu falo da escravidão.Uma dívida altíssima e os efeitos disso se vê e se sente até hoje.´´é preconceito sim,mas isso é só reflexo desse grande erro lá de trás.é isso aí galera!quem sabe um dia tenhamos uma sociedade igualitária,justa,para todos?
2006-08-02 09:02:56
·
answer #2
·
answered by chumbinho 1
·
0⤊
0⤋
É lógico que sim!
Só que as avessas. Mas qualquer segregação é uma forma de racismo. Não é pela cor que se deve alcançar uma vaga na universidade e sim pelo saber.
Assim, deve haver também cotas para os que têm síndrome de down, os exilados, os pobres, os índios, e uma porção de outros.
Abaixo as cotas para o que quer que seja!!!
2006-07-31 13:42:50
·
answer #3
·
answered by Alberto 5
·
0⤊
0⤋
O valor de um homem não se mede pela sua raça!
2006-07-31 00:38:16
·
answer #4
·
answered by kadmiel 2
·
0⤊
0⤋
Isto é uma forma de políticos demagogos unir o útil ao agradável. Ao mesmo tempo em que conseguem chamar a atenção com uma falsa preocupação em relação as desigualdades, adiam a responsabilidade deles de investir na educação fundamental e de ensino médio. Igualdade é educação de qualidade no ensino básico para que quando o cidadão chegue a idade adulta possa ter condições de competir com qualquer um. Quando você cria cotas, ou seja, separa, está discriminando (discriminar = separar). O concurso é uma forma de exercício da democracia, onde todos disputam vagas de forma igual. O preparo de cada um pode ser diferente, mais o nível de dificuldade é colocado de forma igual para todos. Neste país onde "cota" virou moda, por que será que esses mesmos políticos não estabelecem cotas para as vagas deles, seja para negros ou para mulheres? Já disse que sou contra, mas que tal quando eles vierem com esse tipo de demagogia alguém propor um número de cotas também para vereadores, deputados e senadores?
Quanto a criar métodos para se aproveitar alunos oriundo sde escolas públicas, aí sim poderia ser uma boa idéia, pois abrangeria pessoas de qualquer cor e também estimularia o aluno a ter um bom desempenho nas escolas de 2º grau.
2006-07-29 13:59:56
·
answer #5
·
answered by Feliz 2011!!! 3
·
0⤊
0⤋
Oi, tudo bom?
Eu penso igual a você. Cotas em Universidade para afro-descendentes e´ racismo às avessas. Eu não me acho pior (nem melhor) que ninguém por não ter a pele escura. E acredito que o direito a acesso a uma Universidade Pública deveria ser embasado no mérito e nunca em critério de raça ou cor. Sabe, eu já respondi a essa mesma questão aqui no Yahoo Respostas, e acho essa uma questão muito pertinente.
Cotas é racismo. Só não vê isso é quem fica escondendo o próprio preconceito apontando o dos outros. E a adoção de cotas raciais para o ensino superior, a meu ver, é um duro golpe na construção da cidadania em nosso país. E justamente onde ela deveria se mais buscada: na Educação. Eu prefiro mil vezes o empenho na construção de um sistema público de ensino que dê a qualquer cidadão brasileiro meios de alcançar uma vaga no Ensino Superior a aceitar que uma pessoa de côr negra é intelectualmente inferior a uma de cor branca. Por que é só isso que essa Lei tá legitimando: Que existe diferença entre as raças, e pior, está hierarquizando as etnias. E isso tem nome: Racismo.
É isso.
2006-07-29 13:07:22
·
answer #6
·
answered by Lavs Deo! 7
·
0⤊
0⤋
Existe muitos comentários sobre a cota para negros, no entanto todos os argumentos se tornam obsoletos quando uma simples pergunta se faz presente: um pobre negro é mais importante que um pobre branco, ou amarelo, ou mameluco, étc. A cota é sim uma maneira de racismo. Há sim uma número muito grande de negros humilhados, sem chances, etc. Mas auxiliá-los não beneficiando todos os outros que podem estar na mesma situação é um raciocínio deverás preconceituoso. As pessoas não querem que outos possam achá-los racistas por isso apoiam todas as atitudes em benefícios dos negros. Eu também, mas para que as coisas se tornem relamente iguais para todos, por que não não estipular a pobresa como ponto de partida, assim não haveria preconceito nenhum ja que a medida ajudaria todos aqueles que são pobres, os de classe mais elevada não poderiam achar preconceito porqur a medida auxiliaria todos. Com a regra de que aja a necessidade.
2006-07-29 12:48:58
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não, a idéia e diminuir o racismo. Como hoje em dia não se vê muitos negros ocupando altos cargos as pessoas menos cultas acabam com a idéia de que a cor da pele tem a ver com a capacidade intelectual ou índole da pessoa. As quotas vão proporcionar que esse quadro mude daqui uns anos, contribuindo para mudar esse estereótipo.
2006-07-29 12:46:13
·
answer #8
·
answered by Fabio S 2
·
0⤊
0⤋
acho que sim. Na verdade deveria existir é uma cota para pessoas de baixa renda e não por raça ou cor. mesmo porque muitos negros não são pobres.
2006-07-29 12:44:15
·
answer #9
·
answered by Alexandre C 2
·
0⤊
0⤋
Claro. Só que agora quem paga o pato são os "brancos". Putz, como se ninguém aqui fosse miscigenado! Mas, de acordo com a lógica de alguns: uma injustiça para corrigir outra injustiça = justiça.
Sou completamente contra as cotas. E também sou completamente contra o vestibular. Vagas para todos!!!!!
2006-07-29 12:41:55
·
answer #10
·
answered by La Gioco 5
·
0⤊
0⤋
Tbém concordo com vc, essa cota demonstra que eles não são capazes e então tem da uma chance a eles...um horror.
2006-07-29 12:40:12
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋