é tudo uma questao de ponto de vista.
uns queria mora outros ficar rico
2006-07-29 12:40:49
·
answer #1
·
answered by johnnymaikeo 2
·
0⤊
0⤋
pois a maioria das colonias de paises catolicos eram de exploracão e não de povoamento, embora viessem muitos exploradores para elas a intencão das metropoles era apenas extrair suas riquezas, sendo proibidas a aberturas de fabricas ou de qualquer coisa que pudesse concorrer com a metropole ou torna-las livres.
2006-07-31 16:12:42
·
answer #2
·
answered by airton d 1
·
0⤊
0⤋
Sua pergunta é tão vaga! Depende do ponto de vista: pode ser porque o católico vai ajudar o povo necessitado, ou será que você está insinuando que o católico explora o povo e o deixa pobre? Nâo dá para responder.
2006-07-31 11:39:47
·
answer #3
·
answered by magrão 7
·
0⤊
0⤋
Essa afirmação é falha. Haiti foi colonizado por franceses e não é nada desenvolvido e a Indonésia foi colonizada pela Holanda, também nada comparável a um Inglaterra. Os Estados Unidos tem uma história própria que os tornaram uma grande potência hoje. A China já sofreu influência imperialista alemã, francesa, holandesa e inglesa e, apenas após uma revolução de idéias socialistas e anos de crise, pode crescer em nível invejáveis nos últimos 20 anos. O Congo (antigo Zaire) foi colonizado pelos belgas e que eu saiba não existe nenhum indice que aponte o Congo como um país desenvolvido.
Togo foi colônia alemã e não tem grandes indíces de desenvolvimento.
Claro, há as excessões: EUA, Austrália, Nova Zelândia, Ilhas Caimã, alguns emirados árabes, como Kuait, África do Sul que agora está se desenvolvendo... Mas são grande exceções.
2006-07-30 19:08:08
·
answer #4
·
answered by Pedro 2
·
0⤊
0⤋
Concordo com Gustavo CL. Não há como relacionar toda a história de um país apenas com suas idéias religiosas. Por mais que procuremos respostas para perguntas como esta, elas serão sempre múltiplas, simplesmente porque é tendenciosa e, com exemplos como os Estados Unidos e Canadá nos fazem esquecer de países da Ásia e África que, infelizmente, em nossas escolas são pouco retrados e esquecidos em momentos como este.
Enfim, inúmeros fatores contribuem para a pobreza, talvez algumas ideologias religiosas possam contribuir para isso, no entanto, não são as únicas causas e nem devem ser consideradas como explicação para tal fato. É preciso muita pesquisa, muitas perguntas e menos busca por uma origem específica.
2006-07-29 23:57:28
·
answer #5
·
answered by apelido 2
·
0⤊
0⤋
A pobreza existente nos países subdesenvolvidos é decorrente de uma série de desigualdades de ordem estrutural e dos modelos de desenvolvimento que cada um deles adotou ou não após se tornar independente.
Isso não tem nada a ver com opção religiosa da população ou dos colonizadores. Tampouco no caso dos católicos.
Caso contrário, como explicaríamos o desenvolvimento socioeconômico de países como França, Itália e Áustria, todos países desenvolvidos e de maioria católica?
2006-07-29 21:24:42
·
answer #6
·
answered by Drika 3
·
0⤊
0⤋
Essa pergunta só faz sentido na América. Na África e na Ásia países colonizados por católicos ou por protestantes possuem o mesmo desenvolvimento. De qualquer forma mesmo na América a Jamaica é um país que foi colonizado pelos ingleses e é pobre. É uma pergunta é tendenciosa que pega uma coincidência, que é o fato de que os Estados Unidos foram colonizados por protestantes e a América Latina por católicos e transforma em causa. Porque não dizer: porque países colonizados por brancos de olhos castanhos são na sua maioria pobres? Estados Unidos e Canadá são ricos (e olha que o leste do Canadá foi colonizado por franceses) porque a forma de colonização foi diferente. Seu professor de história já deve ter explicado isso para você.
2006-07-29 20:37:07
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Porque, além de dizer que só os pobres chegarão ao céu, todas as religiões são capitalistas e, conseqüentemente, não distribuem a renda. Moral da história: os religiosos aqui na Terra vivem no "Céu da Fortuna", enquanto o povo fica no "Inferno".
2006-07-29 20:16:24
·
answer #8
·
answered by Noel Prosa 3
·
0⤊
0⤋
Devido ao conceito de trabalho instituido durante a Idade média, não era permitido o mesmo para aquisição de lucros ou usura(cobrança de juros), assim qualquer atividade de envolvesse o "tempo"(considarado sagrado) como por exemplo emprestar dinheiro ou vender com lucratividade, era considerado uma HERESIA, pois estaria vendendo o tempo, ou seja uma coisa sagrada.
Esta visão foi revista com o protestantismo de Calvino e Lutero, onde os mesmos pregavam que o homem empreendedor e que enriquecia era um predestinado a salvação, uma visão contraria ao catolocismo. Vale ressaltar que as propostas iniciais do protestantismo calvinista e de Lutero tinham como lema que a riqueza alferida pelos homens de negócios(predestinacos) não seriam para uso(gozo) próprios; os mesmos seriam usados para ampliar o desenvolvimento para as demais pessoas da comunidade.
Observamos atualmente que o individualismo predomina sobre a idéia inicial.
2006-07-29 19:49:39
·
answer #9
·
answered by ligado 2
·
0⤊
0⤋
Bem ai da para escrever um livro. Mas não esqueça que o Vati-cano é riquíssimo, e lá esta depositado muito ouro do Brasil do Equador e por ai a fora. Enquanto a religião enriquece nos ficamos nesta pindaiba
2006-07-29 19:49:26
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Na verdade, se existe tantos países ricos que sejam protestantes, não é por que foram colonizados por protestantes, mas eles se TORNARAM protestantes. Naquela época o protestantismo não havia se proliferado.
Os países católicos, como o Brasil, manteram as raízes, basicamente, por que foram explorados, e isso fez com que o catolicismo permanecesse. Já os países desenvolvidos conseguiram se "libertar" e escolher sua religião principal. O exemplo maior é o EUA.
2006-07-29 19:43:53
·
answer #11
·
answered by Jayne 2
·
0⤊
0⤋