Olha ,madjer, distribuicao linux eh que nem time de futebol,
depende do gosto de cada um. Bem , mas ha certas distribuicoes que sao recomendaveis para certos tipos de pessoas.
Uma versao boa para rodar live-CD eh o kurumim.Trata-se de uma distribucao brasileira que tem uma bela interface grafica e uma boa facilidade de uso para iniciantes(www.guiadohardware.net)
Outra eh o Ubuntu linux. Voce pode ateh pedir para que eles enviem CDs para vc gratuitamente, mas demora de 1 a 2 meses(shipit.ubuntu.com)
O Mandriva (Mandrake + Conectiva) tambem eh muito famoso.
Se voce quider uma versao mais universalmente aceita, aconselho o Debian Gnu/Linux. (Embora o Ubuntu e Kurumin sejam derivados desta.)
Se voce jah eh um usuario experiente ou que quer se aprofundar
mais sugiro o Slackware.
Etc., Finalizando, depende do freguês!
Para vc recomendo ou o Kurumin ou o Ubuntu - a instalacao deste eh mais facil que a do windowsXp.( Hah tambem o Kubuntu , que eh baseado no Ubuntu - shipit.kubuntu.org - soh que om interface grafica KDE, que acho muito bonita.Para mais informações visite www.ubuntu.com , www.kubuntu.org, etc ou o proprio Google - vulgo Oraculo!)
2006-07-31 11:20:50
·
answer #1
·
answered by yredlav3 1
·
1⤊
0⤋
O grande problema de existir essa enorme variedade de distribuições Linux, é que um usuário iniciante tem dificuldades para decidir qual distribuição usar. Esse usuário procura auxílio em listas de discussão, fóruns e sites especializados em Linux pedindo uma indicação. Após analisar as sugestões feitas, não é raro este usuário escolher uma distribuição e ficar desapontado com ela por alguma razão.
A melhor resposta para o título deste tópico é "a distribuição que você tiver mais afinidade". Esse tipo de resposta sugere ao usuário que experimente várias distribuições para escolher a que mais lhe agrada. O problema é que tal procedimento é, na maioria dos casos, inviável, pois o usuário pode ter muito trabalho testando as distribuições e pode ter dificuldades técnicas no computador com a instalação e desinstalação de distribuições Linux.
A questão-chave disso tudo é que a escolha de uma distribuição Linux é um aspecto de cunho pessoal. Em outras palavras, "o que é melhor para mim, pode não ser melhor para você e vice-versa". Sendo assim, a melhor maneira de tratar deste assunto é com sugestões.
Se você é um usuário que nunca trabalhou com Linux, a primeira coisa que deve fazer é se informar sobre o assunto e conhecer um pouco dos conceitos do Linux. Do contrário, você até poderá fazer uma instalação bem-sucedida, mas pode ficar "perdido" quando o sistema carregar em seu computador e uma tela de login aparecer. Uma dos melhores documentos em português sobre Linux é o Guia Foca Linux, disponível em http://focalinux.cipsga.org.br.
Após ter alguns conhecimentos teóricos sobre Linux, a dica é usar uma distribuição popular e reconhecidamente tida como "de fácil manipulação" (considere o fato de que facilidade é um aspecto relativo, varia de pessoa para pessoa). As mais freqüentemente indicadas para isso são as distribuições Fedora (http://fedora.redhat.com), Mandrake* (http://www.mandrakesoft.com), SuSE (http://www.suse.com) e a brasileira Conectiva* (http://www.conectiva.com.br). Existem outras, mas estas (pelo menos segundo a visão dos colaboradores do InfoWester) são as mais convenientes.
* Lembrando: em fevereiro de 2005, Mandrake e Conectiva se fundiram, formando a distribuição Mandriva.
Como você provavelmente não vai querer instalar cada uma para saber qual a melhor para suas necessidades, a etapa seguinte é pesquisar sobre as características de cada distribuição. Para isso, você pode visitar os sites oficiais das distribuições e procurar por análises das mesmas (geralmente encontráveis em revistas e sites especializados em Linux). Neste ponto, você também pode pesquisar em listas de discussão e fóruns sobre Linux, mas é recomendável pedir relatos de usuários que já tenham usado a distribuição em questão. Perguntas assim têm mais chances de melhores respostas do que você simplesmente perguntar "qual a melhor distribuição para mim?".
Experimente, mas não instale
Já existe há um certo tempo a possibilidade de usar uma distribuição Linux sem ter de instalá-la no computador. Trata-se de um tipo de distribuição que roda diretamente de um CD. Para isso, basta que o computador do usuário esteja configurado para aceitar boot pelo drive de CD e inserir o disco assim que ligar a máquina. O sistema será carregado como se estivesse instalado no computador. Todos os dados gravados no HD do computador ficam preservados. Assim, esse tipo de distribuição é ótima para iniciantes experimentarem o Linux ou para que indivíduos utilizem alguma funcionalidade em um computador sem o sistema instalado.
Muitas pessoas iniciaram sua "vida com o Linux" desta forma, pois ao experimentar o Linux diretamente de um CD, o fizeram contando com a segurança de que se algo não agradar, pelo menos não haverá riscos de danos ou mudanças severas no computador. Algumas pessoas inclusive carregam CDs desse tipo em bolsas e pastas para mostrar as funcionalidades do Linux para amigos e colegas.
As distribuições que rodam diretamente do CD possuem pacotes de software básicos. As voltadas ao usuário doméstico, por exemplo, têm alguns aplicativos para o uso cotidiano. As voltadas para rede de computadores, possuem ferramentas de testes e de análises de conexões, além de programas usados para manter tais redes funcionando.
Kurumin LinuxUma das distribuições que rodam diretamente do CD mais conhecidas (pelo menos no Brasil) é o Kurumin Linux, criado por Carlos E. Morimoto, responsável pelo site Guia do Hardware. Essa distribuição fez (e faz) um enorme sucesso porque é de fácil manipulação e vem com um pacote de softwares e funcionalidades interessantes, sendo uma excelente opção para quem quer iniciar no mundo do Linux. Alguns usuários gostam tanto desta distribuição que acabam instalando-a no computador (sim, isso é possível) e, em seguida, adicionam as funcionalidades desejadas (uma vez que trata-se de uma distribuição pequena, com pacotes básicos apenas). Outras pessoas começaram com o Kurumin e depois passaram para outras distribuições ao se sentirem seguras. Na verdade, o Kurumin é tão interessante que até usuários experientes aprovaram a distribuição ao usá-la em seus testes.
É importante frisar que existem outras distribuições que rodam diretamente do CD. Uma delas é o MandrakeMove, da Mandrake (http://www.mandrakesoft.com).
Distribuições "mais complicadas"
Slackware LinuxExistem algumas distribuições que são conhecidas e respeitadas, mas não muito indicadas ao usuário iniciante. Isso porque podem exigir alguns conceitos que novatos não tem. As mais famosas destas distribuições são o Debian (http://www.debian.org), o Slackware (http://www.slackware.org) e mais recentemente, o Gentoo (http://www.gentoo.org). Essas distribuições são bastante diferentes entre si, mas são conhecidas por serem usadas por usuários experientes. Elas não possuem as facilidades encontradas em distribuições mais populares (como instalação e configuração automática de determinados recursos) e também possuem funcionalidades normalmente não tão claras ao usuário iniciante.
Distribuições deste tipo são mais indicadas a usuários experientes que já definiram o que esperam de seu sistema operacional. Esse tipo de usuário já sabe o que instalar, o que não instalar e como proceder para deixar o sistema ao seu gosto. A instalação e a configuração de tais sistemas costuma exigir maior conhecimento técnico, requisitos estes que geralmente levam tempos para serem adquiridos.
Finalizando
Este artigo foi escrito com a intenção de ajudar o usuário iniciante a escolher qual a melhor distribuição Linux para suas necessidades, ou seja, o texto não escolhe a distribuição para o usuário. Aqui, as dicas e sugestões dadas são baseadas em experiências e em situações encontradas em fóruns e listas de discussão sobre Linux. Também é importante citar que quando se fala de "facilidade de uso/manuseio das distribuições Linux", não há como igualar a definição do "fácil" a todos os indivíduos, pois trata-se de algo que varia de pessoa para pessoa.
A escolha de uma distribuição Linux é, acima de tudo, uma questão pessoal. Por isso, como última dica, é importante ao usuário considerar qual a finalidade de uso do sistema, o que quer que ele faça, se o computador atende aos requisitos de hardware de uma distribuição candidata ao uso (nos sites oficiais geralmente é informado quais os requisitos mínimos) e principalmente ter ciência de que nenhuma distribuição (na verdade, nenhum sistema operacional) é 100% perfeito e livre de falhas e problemas.
2006-07-31 01:57:06
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Ai ai ai...
Mamão com açúcar?
Suse, Mandriva, Ubuntu, PCLinuxOS.
Mas distros boas são; Slackware, Debian e Gentoo.
Mas precisa estudar um pouco.
2006-07-29 10:45:55
·
answer #3
·
answered by Hokus Phokus 7
·
0⤊
0⤋