PORQUE PARA VOCÊ PODER EXPLORAR O SEU SEMELHANTE, PRIMEIRO É PRECISO VÊ-LO COMO UM NÃO IGUAL. É PRECISO "DESUMANIZÁ-LO", OU DESUMANIZAR SUA IMAGEM..
Assim você justifica pagar-lhe um baixo salário (seriam escravos antigamente) e barra o acesso deste indivíduo aos meios que possibilitem, concorrer com as pessoas que o exploram. Assim, criar conceitos negativos sobre essas pessoas e suas capacidades,TOTALMENTE FALSOS, "justificam" artificialmente essa exploração.
Isto serve para qualquer definição de pré - conceito, misturado com exploração, em qualquer lugar do Mundo, em qualquer civilização, em todos os Períodos da História.
Vou dar um exemplo:
Quando o "BOOM" do crescimento de São Paulo se deu, próximo da metade do século XX, quem é que veio servir de mão de obra barata para subir os espigões, cair das alturas, morar em barracos, fazer trabalho bruto sem ter chance de ter um melhor preparo e educação formal, se o processo IMIGRATÓRIO (mão de obra estrangeira) tinha declinado?
Nossos irmãos NORDESTINOS. Que também forneceram nossas cozinheiras, empregadas domésticas, carregadores, serventes, etc.
Atividades de baixo salário, (até hoje.)
A Industria da Sêca, (não vou explorar o tema) com a sua NÃO FIXAÇÃO DO HOMEM DO NORDESTE no seu lugar de Origem, não criando condições para a MAIORIA viver e prosperar lá, dignamente, ("patrocinada" por políticos e industriais desonestos) despejou no Sul Maravilha justamente o que os Capitalistas da época queriam: mão de obra farta e barata para alimentarem os seus negócios.
Sou arquiteto, paulista e paulistano, com mais de meio século de São Paulo, sei bem o que é isso, pois vi de perto essa exploração.
Quando eu era garoto, "BAIANO" era sinônimo de "BURRO". Dizia-se: "o cara é baiano mesmo!" - ou seja: burro. No Rio, o preconceito era contra os "PARAÍBAS" , apelido pejorativo, que designava todos os NORDESTINOS oriundos da Paraíba ou não.
PEÇA AOS SEUS DESINFORMADOS E-COLEGAS DO YAHOO PARA PROCURAREM O SIGNIFICADO DE "BAIANADA" NO DICIONÁRIO e
constate o que é ter preconceito incorporado pelos dominantes até na Língua, antes de dizerem que no SUL não têm preconceito.
(baiandada= sinônimo de burrada). São da mesma linha de "judiar", - tratamento que os judeus dão para os outros; "negrice", ou "futuro negro", a coisa está "preta", contra pessoas de determinada cor de pele e etnias, - CRETINOS - habitantes da ilha de Creta, (antiquíssimo) - VIETCONG. (vietnamista comunista, dado pelos invasores da Grande Democracia Americana), e por aí vai.
Você fala em ter preconceito contra QUALQUER ESTRANGEIRO QUE NÃO VENHA A TRATAR BEM O BRASILEIRO. Tirando a palavra "preconceito", (fora do tom) sua indignação é Ótima. É contra "quem vier a nos tratar mal", porque não somos uma SUB -espécie, pronta para ser explorada.
QUEM VEM NOS TRATAR "BEM", quem vem somar forças, fazer parte de nossa multicultural sociedade nos abrihantando com sua experiência trazida de outras TERRAS, incorporando-se à nossa brasilidade, TÊM QUE...........................E É, MUITO BEM RECEBIDO.
Eu só acrescentaria a sua "prevenção " contra os estrangeiros, também "prevenção" contra os MAUS BRASILEIROS, que por interesses pecuniários tratam mal seus próprios irmãos brasileiros, porque desonesto e explorador não têm pátria, não têm cara, não têm sexo, não têm ideologia.
Só o culto aos Deuses do Egoísmo e do Dinheiro.
Quanto a "sermos todos unidos" contra o preconceito,(BRASIL) (que você coloca) que deveria ser uma BANDEIRA MUNDIAL, só se dará quando não houver a exploração do Homem pelo Homem, quando nos entendermos como uma só RAÇA, habitando todos a mesma Casa, O PLANETA TERRA, e formarmos UM SÓ POVO.
2006-07-29 10:32:34
·
answer #1
·
answered by ClaiX 6
·
6⤊
2⤋
Sou catarinense, e afirmo que no Sul nao existe este preconceito contra nordestino.
primeiro que para achar um nordestino no sul é coisa rara.
esse problema existe em sao paulo, pois eles estao la em massa,vindos na epoca em que havia muito emprego em sao paulo.
Na epoca era necesario muita mao d obra, e o estado agradecia pela mao de obra,porem depois a crise bateu os nordestinos agora nao sao mais bem vindos.
E o mais facil é por a culpa nos outros.Entao o desemprego de sampa agora é culpa dos nordestinos!!!!!
Quando eram necesarios,todos os recebiam bem, aora que nao precisam mais, querem que nordestino arrume as malas e desapareça!!!
é a verdade!!!!
isso acontece na europa, é comum...
A frança apos a guerra,precisa de mao de obra, entao mandou vir africanos e arabes.
Hoje ela conhece uma crise enorme de desemprego, e entao chegou a hora de encontrar um bde espiatorio, e que tal os estrangeiros?
Bingo, pronto , agora quem atrapalha sao os estrangeiros instalados aqui!!!!!!
na época da reconstruçao, chamaram todos os africanos para ca, agora querem que voltem para la depois de criarem raizes aqui , e sem haverem o menor vinculo no pais de onde vieram???
Isso é coisa de pessoas sem escrupulos,e sem senso de humanidade!!!
Coisa de extrema direita.
xenofobos e problematicos...
2006-07-29 06:48:42
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Excelente pergunta. E muito CORAJOSA! PARABÉNS!!!
Reconhecer a mera existência de preconceitos nesse país e discutí-los abertamente é fenômeno muito recente na vida cultural e institucional brasileira, que tradicionalmente ESCAMOTEIA o problema, empurrando-o para debaixo do tapete.
Sou de opinião que a razão do preconceito existente na região Sul do país dirigido contra nossos irmãos brasileiros das regiões Norte e Nordeste está profundamente ligada às ORIGENS ÉTNICAS DAS RESPECTIVAS POPULAÇÕES.
Devido â forma como se deu a colonização e povoamento de cada região, com predomínio de INTENSA MISCIGENAÇÃO COM POVOS INDÍGENAS ocorrida nas regiões norte e nordeste, esses nosso irmãos brasileiros SOFREM PROFUNDA DISCRIMINAÇÃO DE MUITOS HABITANTES DA REGIÃO SUL, que foi originalmente colonizada por portugueses oriundos da colônia portuguesa dos Açores, e que posteriormente recebeu SUCESSIVAS LEVAS de IMIGRANTES EUROPEUS, sobretudo Alemães, Italianos e Poloneses, povos com antigo histórico de INTOLERÂNCIA RACIAL, e que apesar de terem se adaptado bem à vida brasileira, conservaram sentimento de SUPERIORIDADE em relação aos povos que já havitavam esse país MILHARES DE ANOS ANTES de sua chegada, e do próprio descobrimento pelos portugueses.
E ISTO NÃO FOI ACIDENTAL, NÃO!
Foi parte de uma PREMEDITADA POLÍTICA DEMOGRÁFICA, adotada pela monarquia brasileira, que declaradamente PRETENDIA 'EMBRANQUECER' a sociedade brasileira, pois sentia-se ameaçada com o absoluto predomínio demográfico das populações mestiças na sociedade braileira.
Isto é DOCUMENTAL, PÚBLICO E NOTÓRIO, e pode ser constatado pela leitura dos melhores compêndios de História do Brasil, diponíveis em todas as BIBLIOTECAS PÚBLICAS.
Em minha modesta opinião, este foi um dos MUITOS CRIMES praticados pela MONARQUIA BRASILEIRA, razão pela qual jamais poderá deixar de ser responsabilizada, pela PROFUNDA HUMILHAÇÃO que impôs à expressiva maioria da população brasileira.
Somente devo discordar de você quando defende o PRECONCEITO DIRIGIDO CONTRA OS ESTRANGEIROS, pois por uma questão lógica de respeito à ÉTICA e aos maiores valores morais crisãos, TODO PRECONCEITO É INJUSTO, não havendo qualquer razão que o explique ou justifique, SEJA ELE QUAL FOR.
ESPERO HAVER CONTRIBUÍDO DE ALGUMA FORMA PARA A DISCUSSÃO DE TÃO IMPORTANTE QUESTÃO.
Muito obrigado pela oportunidade!
2006-07-29 04:12:36
·
answer #3
·
answered by heitor_goulart 1
·
2⤊
0⤋
Existe e muito preconceito. Claro que não são todas as pessoas, mas a verdade é que é só você dizer que mora em Manaus, por exemplo, a minha cidade natal, que as pessoas já te chamam de índio ou se você disser que é do nordeste vão ti chamar de paraíba ou ceará e provavelmemnte irão perguntar se você já comeu "calango"
2006-07-29 03:55:31
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
3⤊
1⤋
Não tem não. Sou de lá e nunca vi ninguém falar mal de nordestino ou denegri-lo. A revolta as vezes, é com políticos que muitas vezes conseguem verbas maiores e não fazem nada pelos conterrâneos, e os do sul, têm que se virar com o que dão, pois eles alegam que o sul é rico, têm tudo. Se o povo não têm é porque os políticos não administram bem, para não dizer outra coisa.
2006-07-29 06:32:32
·
answer #5
·
answered by Naonda do YR 7
·
1⤊
0⤋
Reflexo da Educação precária, que afeta o intelecto.
2015-10-23 04:54:19
·
answer #6
·
answered by ASSUMPCAO 1
·
0⤊
0⤋
Observe que o preconceito é uma ideologia espalhada pela classe economicamente dominante. Assim, enquanto mais esteja dividida a base explorada, mais fácil a sua dominação. Um exemplo foi a divisão das Américas Central e Sul em muitos países que na sua maioria estão divididos em fronteiras ilusórias, pois culturalmente estão ligados. Buscando o pensamento de "Ché Guevara" " Do México até o Estreito de Magajanes na Argentina, somos uma só raça mestiça".
2006-07-29 04:04:58
·
answer #7
·
answered by ligado 2
·
1⤊
1⤋
cariocas x paulistas, sulistas x nodestinos,gauchos=viados, nordestinos =analfabetos,cuiabano=preguiçoso,enfim uma serie de rotulos falsos,que pode ser superado apenas com consciencia de que todos sao ilustres cidadaos brasileiro, por que isto? Mal gosto, ignorancia, discriminaçao, xenofobia,etc
2006-07-29 03:50:28
·
answer #8
·
answered by JESSE N 2
·
1⤊
1⤋
Desculpe-me, mas não tenho nenhum preconceito contra ninguém.
Nem mesmo dos que pensam e agem de forma diferente da minha forma de pensar e agir.
2006-07-29 03:46:44
·
answer #9
·
answered by DISCÍPULO 7
·
0⤊
0⤋
É mesmo!!!! Eu sei que os paulistas tem rivalidades com os Cariocas!!! mas dos sulistas com nordestinos sabia não!!!
2006-07-29 03:41:52
·
answer #10
·
answered by Flor de Lis 3
·
0⤊
0⤋