A virtude éalgo que não se coloca valores. Ser virtuoso não tem preço, mas demonstra a dignidade daquele que o é...
2006-07-29 07:11:15
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
VIRTUDES
As Virtudes - potências racionais que inclinam o homem para o bem, quer como indivíduo, quer como espécie, quer pessoalmente, quer coletivamente, podem ser divididas em:
VIRTUDES CARDEAIS
A virtude moral predispõe o indivíduo à prática do bem. Há duas ordens de moralidade, a natural e a infusa. Por isso, temos duas espécies de virtudes: adquiridas e infusas. Entre as virtudes adquiridas, distinguem-se principalmente quatro: prudência, justiça, fortaleza e temperança. Cognominadas de cardeais (de cardo, gonzo), por ser em redor delas que giram todas as outras, tais como a paciência, a tolerância, a brandura etc.
VIRTUDES TEOLOGAIS
Entre as virtudes infusas estão a fé, a esperança e a caridade , cognominadas de teologais, porque não são o produto de uma prática, mas um dom infuso de Deus nos seus filhos.
Assim, a Esperança não é o produto de nossa vontade, mas de uma espontaneidade, cujas raízes nos escapam, porque não é ela genuinamente uma manifestação do homem, mas algo que se manifesta pelo homem, porque não encontramos na estrutura da nossa vida biológica, nem da nossa vida intelectual, uma razão que a explique. (Santos, 1965)
Resumindo:
As virtudes têm seu mérito, porque indicam progresso no caminho do bem. Há virtude sempre que há resistência voluntária ao arrastamento das más tendências; mas a sublimidade da virtude é o sacrifício do interesse pessoal pelo bem de seu próximo, sem segundas intenções. A mais merecedora das virtudes nasce da mais desinteressada caridade
2006-07-29 10:40:02
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋