Talvez por falta de conhecimento do que é a Filosofia. Tenho a minha idéia e se me permite resumí-la, creio que expressará a importância da Filosofia, juntamente com a Ciência e a Religião, que ao meu ver são, ou deveriam ser, uma unicidade, uma única e completa visão do todo absorvido pelo espírito. Segue:
Aquele que duvida é aquele que está mais propenso a acreditar. Talvez cientistas, filósofos sejam famélicos ou ávidos de se embeberem nas “verdades” que aqueles que crêem sabem, por intuição. Mas não basta, simplesmente, crer, pois tão somente intuir não aplaca toda a ansiedade do espírito, que também é intelecto, é razão. A simploriedade do espírito é bela. A cientificidade, o seu intelecto, a sua lógica é a sua lucidez, seu brilho. A sua sensibilidade é o seu carisma, seu fascínio. A sua sabedoria é o seu divinal suspiro. É preciso, portanto, a simplicidade e humildade para assimilar as verdades, hauri-las, em hausto de alegria e paz, a cada novo arrebol, a cada novo raiar do sol. É preciso ciência, conhecimento, para concatena-las, classificar, catalogar essas verdades, para dispor delas com abalizado discernimento, proficuamente, utilmente. É preciso a sensibilidade para encontrar nas coisas simples da vida, como um sorriso, um olhar terno, o perfume suave de uma flor, alento, inspiração, felicidade, alegria, harmonia e paz. É preciso sabedoria para coadunar, reunir no espírito a simplicidade, a ciência e a sensibilidade. Mas não é necessário sermos sumidades em filosofia, em poesia, em ciência, mas se tivermos laivos dessas três áreas do conhecimento, creio, estaremos num bom caminho e, certamente, indubitavelmente, chegaremos a algum lugar. Se Deus existe e eu creio que exista, certamente o mesmo não quererá que sejamos zumbis ou almas que vagueiam na noite da dúvida e da alienação. Pois, como Ele, guardadas as devidas proporções, obviamente, somos seres pensantes e almejamos a verdade, em toda sua lógica e em toda a sua certeza. A ciência ainda vai provar a existência do espírito e o homem irá entrar em contato com os seres inteligentes de outros orbes, outros mundos ou planetas, os quais chamamos de Extraterrestres, mas somente quando alijarmos-nos do orgulho, da vaidade, da prepotência, da arrogância, do ciúme, da cupidez, do desamor e de todas as imperfeições que nos acometem e que são bloqueios que nos impedem de vermos a luz, de vermos além. Enquanto tivermos guerras, enquanto não respeitarmos a vida, a nossa e a do próximo, por mais que envidemos esforços para compreendermos algumas coisas esse esforço será embalde, será em vão. A Filosofia é um desses esforços para compreedermos as coisas que estão ao nosso redor. Aqueles que a acham inútil, que não serve para nada são aqueles que vivem a vida sem haurir dela uma compreensão, um entendimento, uma visão maior.
2006-07-28 16:23:14
·
answer #1
·
answered by Dileto Aedo dos Anjos 3
·
2⤊
0⤋
O problema está com a palavra "serve". Isso está ligado a utilidade. A mesma coisa se pode dizer da literatura, de outras artes, da religião (com excessão daquelas que "servem" para ganhar bastante dinheiro).
A afirmação é a seguinte: a filosofia é inútil (ou seja, não tem um fim prático, uma utilidade, como tem sua escova de dente, seu computador, sua cama, as ciências sociais, as exatas), não tem uma aplicação prática no dia-a-dia. Mas isso não quer dizer que ela não seja importante. Porque o homem não vive sem filosofia, sem arte, sem literatura, sem religião, etc.
Enfim, a filosofia não serve para nada, mas é indispensável.
2006-07-29 10:34:42
·
answer #2
·
answered by Edelvito 4
·
0⤊
0⤋
Porque a grande maioria das pessoas não conhece FILOSOFIA. Elas a percebem através do senso comum da palavra, da idéia, mas não da essencia, e do sentido. O estudo de Filosofia engrandece a capacidade maior do homem, que é o proprio pensamento. Mas não este pensar superficial, automatizado, por isto é tão dificil defini-la, porque para entender o que é filosofia é preciso acontecer o mergulho no proprio pensar. É repensar o que se pensa, isto é para poucos, e tem que ser um estudo aprimorado, especial.
Como querer que um tempo onde a superfluidade impera, onde a superficialidade é o grande insight, possa entender o que é FILOSOFIA?
Citando Gilles Lipovetsky, um filosofo contemporâneo, direi que " a filosofia tem por tarefa proporcionar uma inteligibilidade do real, e nada mais, seu papel é trazer um pouco de luz, não as chaves da felicidade, as quais obviamente ninguém possui."
2006-07-29 00:39:14
·
answer #3
·
answered by Mara.mar.. 4
·
0⤊
0⤋
XVI
"Até uma criança encontra objetivos aqui.(...) Afastai-vos do caminho de todos esses insuportáveis! É gente pobre, plebéia; (...) causam mau olhado à terra. Afastai-vos do caminho de todos esses repugnantes! Pesam-lhes os pés e o coração; não sabem dançar. Como a terra pode ser leve para tal gente! (...)
XIX
Esquecei a melancolia e as tristezas do populacho. Como hoje me parecem tristes os bufões plebeus. Mas isto hoje pertence ao povinho."
------------------------------------------------
("Assim falava Zaratustra" - Nietzsche)
2006-07-28 21:22:34
·
answer #4
·
answered by Franco4000 4
·
0⤊
0⤋
Dois seriam os principais fatores que levam algumas a fazerem esta afirmativa. O primeiro seria o desconhecimento. O segundo, e mais corriqueiro, seria a forma extemporânea com que é "utilizada". Vejamos, por exemplo: filosofia de boteco; filosofia de perdedor e outros tantos exemplos poderia citar. Fico nestes, apenas para exemplificar como o tema é citado inoportunamente. Daí decorre este comentário, que em verdade se apóia em situações expropriadas.
2006-07-28 21:02:32
·
answer #5
·
answered by gladimir g 4
·
0⤊
0⤋
Porque a palavra filosofia está generalizada no vaocabulário cotidiano das pessoas. Se uma pessoa está com o olhar parado, vazio, já vem alguém e pergunta: O que você está filosofando? A Filosofia foi generalizada e por abrager temas abertos, como a ética, a verdade, o bem, o mal, as pessoas acreditam que tudo é filosofia e é fácil fazer filosofia.
2006-07-28 21:01:41
·
answer #6
·
answered by ERP 2
·
0⤊
0⤋
As pessoas que dizem isso não têm capacidade de usar sua massa encefálica como deveria ser utilizada. Elas são praticamente robôs, pois não questionam(filosofam), simplesmente agem porque é assim e pronto.
Mas na vida você necessita de equilíbrio. Você filosofa para agir, por exemplo. Só filosofar ou só agir pode funcionar, mas você não será auto-suficiente.
Filosofia, o curso... pra mim não serve, pra algo sim, mas considero perda de tempo.
A filosofia em si não.
2006-07-28 20:59:31
·
answer #7
·
answered by Gustavo S 4
·
0⤊
0⤋
por que vc é filósofo
2006-07-28 20:57:23
·
answer #8
·
answered by junior3000 1
·
0⤊
0⤋
Por não compreenderem nada de filosofia...
Lembranças minhas a Hades!
2006-07-28 20:53:47
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Porque não serve pra nada mesmo.
2006-07-28 20:53:12
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋