English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-07-28 10:15:58 · 17 respostas · perguntado por André 2 em Ciências e Matemática Geografia

17 respostas

O UNIVERSO SEGUNDO ARISTÓTELES

Em cada fase da humanidade, a tentativa de explicar o surgimento do universo precisa tentar dar conta daquilo que se conhece sobre a estrutura do próprio universo. Quando se imaginava a Terra como sendo um disco achatado, coberto por uma cúpula hemisférica, era isso o que precisava ser explicado. Mas o conhecimento sobre o mundo foi mudando. Vamos voltar um pouco atrás no tempo, para poder compreender o surgimento do pensamento científico moderno, nos séculos XVI e XVII.

Na antiga Grécia, na época de Platão, já se sabia que a Terra era redonda. No século IV antes da era cristã, o grande filósofo Aristóteles, de Estagira (384 a 322 antes de Cristo) apresenta argumentos muito claros para mostrar a forma da Terra. Ele indica que, quando um navio se afasta do porto, uma pessoa que fica em terra vê, inicialmente, o navio todo que parece cada vez menor; mas, depois de uma certa distância, a parte de baixo do navio começa a ficar oculta pelo mar, e por fim só se vê a parte mais alta dos mastros. Se o mar fosse plano, isso não poderia acontecer. Tal acontece exatamente porque o mar é curvo. Da mesma forma, para se ver ao longe, no mar, é preciso estar em um ponto elevado. Nos navios, o melhor ponto de observação é no alto de um mastro. Em terra, o melhor ponto de observação é o alto de uma colina ou de um prédio alto. Se o mar fosse plano, a altura do observador não faria diferença nenhuma.

Outra indicação apresentada por Aristóteles é que, quando se viaja para o Sul, na África, começam a ser observadas estrelas que não são vistas na Grécia. Isso é correto. Sabemos que a constelação do Cruzeiro do Sul, por exemplo, não pode ser vista por quem esteja na Europa. Da mesma forma, nós, no Brasil, não podemos ver estrelas que estão próximas ao pólo Norte – como a constelação da Ursa. Isso também acontece por causa da curvatura da Terra: se ela fosse plana, seria possível ver exatamente as mesmas partes do céu de qualquer ponto em que estivéssemos.

.

2006-07-28 10:38:05 · answer #1 · answered by Anonymous · 3 2

o q torna a terra e os demais astros redondo e apenas o efeito da gravidade q comprime sua massa , pois a gravidade comprime de todos os lados , a rendodando-a e quando sua forma vai se aproximando de uma esfera e com se a força de gravidade atuando no astro se equilibrace , os achatamentos nos polos se dão por essa causa uma pequena diferença no equilibrio da força

2006-07-28 17:34:11 · answer #2 · answered by de_porre 1 · 3 0

Porque Corpos grandes como a terra possuem campo gravitacional suficiente para aglomerar a matéria e distribuí-la de modo a que a energia acumulada seja a menor possível. Pode-se mostrar matematicamente que o formato esférico é o que leva ao estado de menor energia possível. Em corpos menores o campo gravitacional não é grande o suficiente para vencer as forças de coesão do material ali presente. É o caso de asteróides e cometas cujo formato está mais para formas de "feijão" ou "rochas" encontradas na superfície terrestre, ou seja:


ela é redonda para que a energia que nela está acumulada seje menor possível.

Deu pra entender?

Mais ou menos né!!

2006-07-30 12:59:14 · answer #3 · answered by Como? 1 · 1 0

Como sabes, a força gravítica, devida à massa dos corpos, é sempre atractiva, e é cumulativa, ou seja, quanto maior a massa, maior a força exercida. Para corpos de massa a partir da ordem de grandeza de astros como os planetas, esta força, que atrai todos os pontos do corpo para o centro, é extremamente forte, obrigando o corpo a adquirir a forma esférica. É por isso que os corpos celestes de grandes dimensões são todos redondos.

2006-07-28 17:20:35 · answer #4 · answered by Gilgethan 3 · 1 0

Na verdade não é totalmente redonda, a terra é levemente achatada nos pólos. Provavelmente possui este formato pela força de atração que a matéria exerce sobre a matéria, ou seja, a força da gravidade, que possui característica esférica.

2006-07-31 17:07:53 · answer #5 · answered by Marcos Ribas 2 · 0 0

Segundo a teoria do big bang, a terra se formou a partir de uma grande explosão, originando uma "bola de fogo".
Essa bola de fogo tinha a capacidade de atrair outros corpos próximos, fazendo com que seu volume aumenta-se gradativamente.
Com isso em decorrência da propria órbita eliptica ao redor do sol e da incorporalção de outros corpos em decorrencia da força da gravidade, essa bola de fogo foi crescendo, resfriando-se e tomando essa forma que hoje à conhecemos.que é mais ou menos redonda e achatada nos polos.

2006-07-31 10:10:08 · answer #6 · answered by tiago c 1 · 0 0

pra não ficar diferente dos demais planetas e satélites. Só que ela não é totalmente redonda, pois é achatada nos pólos.

2006-07-30 15:00:17 · answer #7 · answered by Ademar 1 · 0 0

NA VERDADE A TERRA NÃO TEM FORMA ARRENDONDATA COMO ENSINAM NAS ESCOLAS, E SIM FORMA IRREGULAR.

2006-07-30 09:53:25 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

De forma simplificada seria algo como "porque é a forma que gasta menos energia para se manter estável". A força gravitacional exercida em todos os pontos é praticamente a mesma no caso de uma esfera, isso dá estabilidade por causa da massa do planeta.
Se a massa não for muito grande, o corpo pode ser irregular, como vários asteróides, por exemplo Eros e Vesta.

2006-07-30 05:11:54 · answer #9 · answered by Mosken 2 · 0 0

Na verdade ela não é redonda, e sim levemnte achatada nos pólos.

2006-07-30 01:21:24 · answer #10 · answered by Ana Lucia 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers