Não vou me estender em fundamentos, primeiro porque vc já disse que sabe qual o princípio que sustenta o avião, depois porque já esta sobejamente explicado por outros usuários.
Vou dar um exemplo: Como um navio de milhares de toneladas flutua ? Simples, ele exerce uma força de deslocamento na água que está em volta dele, e a água o empurra de volta. Como a quantidade de água é mais pesada que o navio, ele fica na superfície.
Com o avião é a mesma coisa. O ar que sustenta o avião tem peso (vc já aprendeu isso). Quando as asas passam pelo ar a sustenção se dá da mesma forma, ou seja, o avião (as asas) deslocam uma quantidade "x" de ar, e este por sua vez reage, empurrando o avião. Somente a partir daqui nos interessa atuar sobre a aerodinâmica, direcionando as asas para cima ou para baixo, bem como, utilizando outras partes da aeronave para os demais comandos (virar, inclinar, etc).
Na atmosfera existe uma quantidade impensável de ar, e este pesa muito mais do que todas as aeronaves do mundo voando de uma vez.
Conseguiu entender ?
2006-07-28 10:32:05
·
answer #1
·
answered by actros 3
·
2⤊
1⤋
PURA MAGIA...
2006-07-29 10:45:14
·
answer #2
·
answered by zero 2
·
0⤊
0⤋
O formato da asa de uma aeronave, baseia-se no Princípio de Bernoulli. A parte inferior da asa é plana e a superior é curva. Deste modo, quando a aeronave se desloca, a massa de ar que passa pela asa sofre na parte de cima e debaixo da asa , diferentes velocidades (ao percorrer a asa). Esta diferença de velocidade faz com haja uma zona de maior pressão sob a asa e de menor pressão sobre a asa. Deste modo, podemos dizer que a aeronave deita-se sobre o ar.
Na pista, com o aumento da velocidade, as diferenças de pressão atingem o ponto de decolagem da aeronave.
Para você enterder porque as velocidades são diferentes, é que: as massas de ar passam ao mesmo tempo acima da asa e abaixo da asa. Estas massas levam o mesmo tempo para passarem pela asa. Como o percurso são diferentes, a velocidades terão que ser também diferentes. Isto acontece, porque a parte de baixo da asa sendo plana e a de cima sendo curva, a parte plana é menor que a parte curva.Logo, para se percorrer espaços (da asa pelas massas de ar) diferentes, em um tempo igual, há aumento da velocidade, o que provoca uma pressão acima da asa menor que abaixo. Esta diferença é o suficiente para a sustentação da aeronave. Por oportuno, isto é elucidativo também, para compreendermos porque não há como voar em nosso satélite -a Lua, uma vez que a mesma não possui atmosfera. O vôo na Lua tem que ser basear em outros princípios
2006-07-28 14:35:43
·
answer #3
·
answered by ? 5
·
0⤊
0⤋
Olha, eu entendo seu dilema!
Também conheço as leis que regem o vôo dos aviões, sei que existem todas as explicações, mas sempre fica encantada quando vejo um "bichão" daqueles decolar !!!
É muito legal!!
Viva Santos Dumont !!
2006-07-28 14:25:53
·
answer #4
·
answered by Sherazade e as Mil e Uma Noites 7
·
0⤊
0⤋
Respondi uma pergunta semelhante à essa algumas horas atrás. A gravidade empurra as asas do avião para baixo. O ar que está embaixo reage (física básica: toda ação tem sua reação, oposta e do mesmo valor), empurrando para cima. Como a força é igual, o avião fica estabilizado no ar. As hélices ou turbinas mandam o avião para frente.
Pode parecer estranho, mas é basicamente isso que acontece.
2006-07-28 14:25:30
·
answer #5
·
answered by Ash! - @thedeiwz 5
·
0⤊
0⤋
o formato da asa faz com que a pressão abaixo dela fique mais que na parte de cima. aí o avião é "empurrado" pra cima.
mais ou menos igual qndo vc bebe algo de canudinho. a pressão fica maior no líquido e assim é empurrado pra sua boca.
2006-07-28 14:24:25
·
answer #6
·
answered by Renan 3
·
0⤊
0⤋