English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-07-28 07:16:54 · 9 respostas · perguntado por docinho 2 em Governo e Política Lei e Ética

9 respostas

ONU denuncia sistema de "aparthaid" contra indígenas

Adital - ADITAL - Redação (25.Setembro/2001) – Os indígenas da Guatemala representam 60% da população, mas continuam sendo vitimas de uma enorme discriminação racial. Sofrem, segundo a ONU, um regime de “apartheid” com modelos econômicos e sociais excludentes, que condenam a maioria à pobreza. Um exemplo: O município de Totonicapán, que tem um índice de pobreza extrema de 55% e uma população indígena que oscila segundo as zonas, entre 75% e a 100% do total de habitantes. São dados colhidos pela Missão de Verificação das Nações Unidas na Guatemala (MINUGUA), que supervisiona a aplicação dos acordos firmados em 1996, para colocar um final a de 35 anos de guerra. Segundo seu informe, “Os povos indígenas na Guatemala”, apresentado dia 20 de setembro, os compromissos sobre identidade e direitos dessa população contidos nos acordos de paz são os que registram maior atraso em sua aplicação. O documento denuncia que o centralismo nos investimentos “Tem provocado a subsistência de grande parte da população que vive na zona rural, em condições de pobreza e pobreza extrema”. No aspecto social, há exemplos ilustrativos: 80% dos médicos existentes na Guatemala, se concentram na capital. Em educação, 60%, mais de meio milhão de crianças que não frequentam escola são indígenas. A MINUGUA crer que é imprescindível o quanto antes, empreender uma política integral de desenvolvimento que leve em conta a dimensão cultural do país, junto a uma reforma educativa e a promoção do uso das línguas indígenas.Estas línguas não são reconhecidas, nos tribunais isso incide na falta de defesa dos indígenas. Outra forma de discriminação judicial é o desconhecimento do sistema de justiça próprio das comunidades. A ONU propõe, nesse contexto, o estabelecimento de um escritório de seu alto comissionado para os Direitos Humanos, que se encarregue de velar pelo fortalecimento das organizações que trabalham em favor desses direitos, especialmente os indígenas. A organização considera que o processo de transição “deve ser fortalecido”, porque segundo o parecer do coordenador da ONU na Guatemala, Juan Pablo Corlazzolo, o conflito e os regimes ditatoriais deixaram a sociedade fragmentada e o Estado debilitado.

2006-07-28 07:20:42 · answer #1 · answered by juliano nunes 1 · 0 0

Oi sil,
O "Apartheid" foi um sistema de segragação racial que vigorou na República Sul Africana, oficialmente, entre 1948 e início dos anos de 1990. Era uma legislação específica que criava restrições ao contato e as relações entre as pessoas de raça branca e as negras na África do Sul. Em resumo, era uma política segregacionista que tinha como objetivo preservar a minoria branca diante de uma maioria negra. A África do Sul foi uma importante aliada dos Estados Unidos durante a guerra fria e por isso, a política do Apartheid foi muito tolerada, apesar das críticas que recebia pelas organizações de direitos humanos. Com o fim da guerra fria, as pressões internacionais pelo fim do Apartheid tornaram-se mais intensas e começou na África do Sul um processo de abertura que culminou na eleição de Nelson Mandela, primeiro presidente negro da África do Sul, em 1994. Atualmente, já não existe mais qualquer lei discriminatória na África do Sul. O Apartheid, acabou. Hoje, ao menos em termos de legislação, a África do Sul é um país democrático.
Mas vale lembrar que a África do Sul não foi o único país africano a ter uma legislação segregacionista. Também a Rodésia, atual Zimbábwe, teve uma política parecida e que acabou em 1980. Atualmente, o maior desafio nesse país africano é a convivência pacífica entre os negros e os brancos descendentes dos colonos ingleses que têm sido alvo de inúmeros ataques violentos por parte de negros racistas apoiados por um governo corrupto que lhes têm tomado suas terras. Não pensemos que o racismo e a discriminação é um "privilegio" só de pessoas de pele clara.

2006-07-31 01:36:07 · answer #2 · answered by Lavs Deo! 7 · 0 0

O Apartheid foi uma política maluca e sem sentido, que durante décadas deu aos brancos o direito de segregar racialmente os negros na África. Essa política racista foi abolida a alguns anos, muito embora ainda aconteçam práticas relacionadas a ela em alguns pontos daquele país.

2006-07-28 09:25:42 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Antigo sistema oficial de segregação racial que era praticado na África do Sul e que privilegiava a minoria branca.
A propósito escreve-se: APARTHEID. Ok!

2006-07-28 09:12:33 · answer #4 · answered by hm s 1 · 0 0

A África do Sul foi "dividida ao meio" brancos de um lado negros de outro, discriminação racial, brancos naum podiam ir pro lado dos negros nem os negros pro lado dos brancos!
Até q Nelson Mandela mudou a história daquele país, se bem que ainda existem certos preconceitos lá, naum somente lah como em todo mundo.

2006-07-28 07:26:35 · answer #5 · answered by Intelectual 5 · 0 0

Apartheid ("vida separada") é uma palavra africânder adotada legalmente em 1948 na África do Sul para designar um regime segundo o qual os brancos detinham o poder e os povos restantes eram obrigados a viver separadamente, de acordo com regras que os impediam de ser verdadeiros cidadãos.

2006-07-28 07:24:40 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

política de segragação racial ocorrida na Africa do Sul.
discriminava totalmente negros de brancos.

2006-07-28 07:22:36 · answer #7 · answered by spider man 2 · 0 0

Apartheid ("vida separada") é uma palavra africânder adotada legalmente em 1948 na África do Sul para designar um regime segundo o qual os brancos detinham o poder e os povos restantes eram obrigados a viver separadamente, de acordo com regras que os impediam de ser verdadeiros cidadãos. Este regime foi abolido por Frederik de Klerk em 1990 e, finalmente em 1994 eleições livres foram realizadas.

O primeiro registo do uso desta palavra encontra-se num discurso de Jan Smuts em 1917. Este político tornou-se Primeiro Ministro da África do Sul em 1919. Tornou-se de uso quase comum em muitas outras línguas. As traduções mais adequadas para português são segregação racial ou política de segregação racial.

2006-07-28 07:22:22 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

política de segragação racial ocorrida na Africa do Sul.

discriminava totalmente negros de brancos.

2006-07-28 07:18:37 · answer #9 · answered by Renan 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers