English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Pra mim eh errado, eles mesmos se discriminam colokando q eh negro e de esocla publica pra ter 50% das vagas destinados a ele, se não tem inteligencia suficiente pra passar sem cota, colocam jovens "menos favorecidos" de escola publica pra concursar facul pelas cotas, isso eh discriminação com os brancos e de scola particular, discriminação naum eh soh com negros, mas tb com brancos, tenhu colegas de classe media q estão estudando em colegios publicos pra ter cotas na hora de prestar o vesticular.

2006-07-28 06:25:07 · 13 respostas · perguntado por Felipeixon 2 em Educação e Referência Nível Superior

13 respostas

Tá errado. Qualquer política de cotas para entrada na Universidade é um erro.

Se os negros, índios e pobres não estão conseguindo entrar na Universidade, é porque há algo muito errado que estas cotas disfarçam. Aliás, disfarçar é moda. Também não se pode reprovar uma criança no ensino básico, mesmo que ela não faça qualquer progresso.

Porquê não consertar o que está errado ao invés de ficar tentando fazre parecer que tá tudo bem? (Nossos negros estão na Universidade; nossas crianças não reprovam)
O problema existe, sim!

Aliás -- já dei aula em Faculdade, e um dos meus alunos MAL CONSEGUIA ESCREVER O PRÓPRIO NOME!

2006-07-28 06:32:15 · answer #1 · answered by Eu 4 · 4 3

O sistema de cotas é um grande equívoco, porque fere o princípio constitucional da isonomia, ou seja, de que todos são iguais perante a lei e gozam dos mesmos direitos, independente de raça, credo ou situação sócio-econômica.

O sistema de cotas não passa de uma medida demagógica e populista adotada por governos que não tem competência para exercer sua função constitucional de fornecer educação gratuita e de qualidade para toda a população. Sendo incapaz de fazer o que deveria, seja por falta de competência ou de vontade política, o governo brasileiro tenta resolver o problema da desigualdade social e da péssima educação do povo brasileiro por decreto, o que significa, em última instância, responsabilizar os segmentos mais ricos e até mesmo determinados grupos raciais pelo desastre em que se encontra a educação no Brasil.
Pesquisas recentes indicam que três quartos da população brasileira está numa situação de "analfabetismo funcional", ou seja, apesar não serem "analfabetas completas", são incapazes de compreender um artigo de jornal ou qualquer texto com um mínimo de complexidade. É uma situação calamitosa, que compromete seriamente o futuro do país! E o sistema de cotas só servirá para acirrar as tensões sociais já existentes sendo mesmo responsável, a médio e longo prazos, por um aumento do racismo no seio da sociedade brasileira.

Definir cotas raciais é ir contra o desenvolvimento científico, que tem dados provas irrefutáveis de que o conceito de raça é uma tolice. A cor da pele de alguém é totalmente irrelevante no que diz respeito à capacidade intelectual. Definir cotas para negros, índios ou qualquer outro "grupo racial" equivale a dizer que este grupo é intelectualmente inferior. Isso é um absurdo que certamente terá consequências nefastas. A solução para o problema da educação é a sociedade cobrar do governo, seja ele municipal, estadual ou federal uma educação pública de ótima qualidade e o pagamento de salários dignos aos professores. É um problema de atitude social: a sociedade reclama da baixa qualidade da educação mas não valoriza a educação e cultura. Enquanto dermos mais importância a um jogador de futebol ou a uma modelo, pagando fortunas a pessoas que exercem esse tipo de profissão enquanto um professor ganha um salário ridículo que mal permite sua sobrevivência e nossas mal-equipadas escolas forem roubadas e vandalizadas por desocupados, será impossível reverter esse quadro lastimável.

Não existem soluções fáceis para o problema da educação no Brasil, e qualquer sistema de cotas certamente não melhorará o quadro atual.

2006-07-28 13:59:43 · answer #2 · answered by Aldus 2 · 2 0

Essa é uma das questões que mais me irritam... É ÓBVIO que nenhuma raça deve ter COTAS de acesso a qualquer lugar... É ridículo pensar que um negro, ou um índio, ou um Oriental, ou qualquer etnia que seja tenha menos capacidade intelectual do que outras... É ABSURDO ver na televisão alguns GRUPOS DE NEGROS comemorando, lutando por essa insanidade que alguns têm a capacidade de dizer que é "UMA VITÓRIA DA RAÇA NEGRA"... PELO AMOR DE DEUS!!! Não sei o que passa na cabeça de um ANENCÉFALO desses... Na época da escravidão diziam que os negros tinham menos capacidade intelectual e por isso serviam para o trabalho, somente... E já está mais do que provado que isso não existe, todo ser humano tem a mesma capacidade que qualquer um independente de sua raça... Não é possível que algum negro, ou índio, ou qualquer minoria se vaglorie desse ATO RACISTA...

Agora, cota para alunos de escola pública, isso sim pode ser viável, já que todos sabem, que a escola pública não possui verbas suficientes para uma educação coerente a exigida num vestibular...

Mas talvez a solução não seja empurrar esses alunos para uma universidade, e sim investir nessas escolas públicas e dar assim a oportunidade desses alunos competirem com os de escolas particulares...

Eu acredito, que a universidade NÃO PODE SER DE TODOS, pois quem com curso universitario se prestaria a varrer as ruas da cidade?!!?!

2006-07-28 13:55:18 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

Esta distribuição de cotas para negros, é o maior lob político que já criaram, o que serve apenas para campanhas eleitorais para estes vagabundos falarem que se preocupam com o social.
As cotas servem apenas para aumentar a discriminação, que começa, em primeiro lugar, entre os próprios negros, já que agora é que eles vão querer se diferenciar do resto da população.
Se a lei do racismo tivesse sido feita para funcionar realmente, todo negão que me chamasse de "branquelo" e iria acioná-lo judicialmente.
O que vai acontecer é a desvalorização do nível superior, que passará a nivelar por baixo e o mercado vai passar a escolher profissionais com cursos de pós graduação, doutorado e outras especializações.
A solução é só melhorar o ensino público, e assim todos poderão disputar uma vaga na universidade de igual para igual.

2006-07-28 13:34:32 · answer #4 · answered by RBrasilP 2 · 1 0

Acho ridiculas.... deve existir igualdade... um pais que quer acabar com uma coiza idiota chamada preconceito, apenas estimula o preconceito com atitudes dessa!!

Abraço

2006-07-28 13:31:48 · answer #5 · answered by ?*JR*? 5 · 1 0

No momento em que há uma separação,( dois pesos e duas medidas) uma divisão de raça ou cor, existe a discriminação.
Todos somos iguais independentimente de raça ou cor.

2006-07-28 14:38:15 · answer #6 · answered by Claudio Luis 3 · 0 0

São certas. Agora precisamos de cotas para pessoas de olhos verdes. Também somos minoria!!!

2006-07-28 14:20:29 · answer #7 · answered by Adriano C 2 · 0 0

Dizem que isso é uma tática de reforma na educação. Como se pode fazer uma reforma, começando pela ponta? Como fica a base? Não é uma questão de certo ou errado. O objetivo é justo, mas a técnica é ineficaz.

2006-07-28 13:47:49 · answer #8 · answered by Jorge 2 · 0 0

eh totalmente errado pq o pre-conceito comeca ai!!!!!!!!

2006-07-28 13:32:43 · answer #9 · answered by solange s 1 · 0 0

Eu sou indígena, faço faculdade pública(Fatec-SP), entrei sem cotas porque sou contra(lá não existe o sistema de cotas!). Deveria ter cota pra ricos!!! A faculdade pública é do povo e deveria ser para o povo, não para a elite!!

2006-07-28 13:32:28 · answer #10 · answered by Andreia Oliveira 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers