English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Perdi meu pai há 10 meses, de câncer. Na verdade ele sempre foi uma pessoa um pouco debilitada, mais psicologicamente, morava sozinho longe de nós, isso há 6 anos atras, ficou muito doente, eu o trouxe pra minha casa e desde então ele ficou morando comigo. Sempre me senti responsavel por ele, até porque ele não conseguia se cuidar sozinho. Foi um tempo meio dificil, depois ano passado ele contraiu cancer, o que o levou a falecer 4 meses depois. Mesmo nessa época eu fiquei sozinha cuidando dele, ninguem mais mostrou interesse em ajudar. Eu achei que ia enloquecer, fiquei esgotada. Mas, mesmo hoje depois da sua morte eu me sinto triste, me sinto traumatizada e pra piorar tudo, culpada. Todo mundo diz: vc fez tudo o que pode, vc foi boa pra ele, não teve culpa nenhuma. Mas, por mais que eu tente ainda sinto culpada, talvez por ter sido responsavel por ele, acho que podeira ter feito mais, sido mais atenciosa, dedicada. Isso me atormenta muito e me machuca. O que fazer? Como superar isso?

2006-07-28 05:50:55 · 7 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências Sociais Psicologia

7 respostas

Ninguem fez nada, voce assume tudo, e ainda se sente culpada? Não, não faça isso com voce mesma. Por favor! Ninguem pode evitar a morte, é um dos fatos incontornáveis de toda vida humana. O que voce poderia fazer contra um cancer? Nem a ciencia, com todos seus avanços, conseguiu tal proeza. É o ciclo da vida. Seu pai tem muito orgulho de voce, pois foi a unica que olhou para ele nos momentos mais dificeis da vida dele. Mesmo com todos seus compromissos, voce se dignou a ve-lo com compaixao, e apesar de algumas contrariedades, ficou com ele até o fim. Quer coisa mais bonita do que isso? Por favor...

2006-07-28 06:00:35 · answer #1 · answered by Chatoso 3 · 0 0

Também perdi meu pai para essa maldita doença,fiquei muito triste por que meu além ser um ótimo era uma pessoa maravilhosa,mas tudo que deve ter em mente é você fez o melhor de você,não se culpe tenho certeza de onde seu está ele á grato por tudo que fez por ele.Pense que ele está bem agora sem dor e sofrimento,tenho certeza que um dia vocês reencontraram e ele dirá obrigada filha por cuidar de mi na hora que mais precisei e ficará feliz por você não se culpar pelo que não pôde fazer.

2015-07-20 04:10:22 · answer #2 · answered by MARIA SILDANI BATISTA NUNES N 1 · 0 0

olha querida pelo seu relato acredito q vc fez tudo o q pode pra cuidar do seu pai entao nao tem o pq vc ficar se martirizando o melhor q vc faz e tentar esquecer tudo isso eu sei q nao e facil mas tente tire umas ferias viaje faça algo q fuja da sua rotina e entregue sua vida nas maos de Deus Ele e o melhor psicologo q existe com exito em todas as suas atividades desde q o paiente colabore faça isso deixa Deus te ajudar

2006-08-01 02:58:47 · answer #3 · answered by KAMPELO 2 · 0 0

Bem , pense q não temos o controle de nossas vidas quanto mais dos q amamos ... infelizmente vivemos em ciclo onde algumas pesoas morrem e novas nascem , pense q o melhor para o seu pai foi o descanso , sem duvidas pelo q eu li , vc fez tudo ao teu alcance mas como te disse isso não basta .
O fazer, é lembrar e ter consiência de q tudo foi feito , creio q o q tu sente não é culpa é cobrança de quem perde de quem sabe feito um pouco mais ou até mesmo saudades .Pra tudo de ruim q nos acontece procuramos uma explicação e um culpado mas nem sempre os encontramos, quase semprenão existe um.

2006-07-28 15:21:20 · answer #4 · answered by Priscila S 1 · 0 0

Minha querida, boa tarde. O sentimento de perda realmente é difícil em si só. Não sou pisciólogo, mas gostaria de te dizer, você tem todos os motivos de chorar pela perda, afinal de contas você se sentia responsável por ele e isto é um peso, quando nos sentimos responsaveis por alguém e o perdemos. Mas, você precisa viver, ouseja; você precisa querer viver, porque com relação ao seu pai, é isto que resta, e a saudade. A saudade que você sente é um sentimento natural do ser humano, e neste caso dói, mas nos nossos momentos de crise que passamos em nossa vida, podemos aproveitar de duas formas: como uma oportunidade ou um perigo. A oportunidade é de darmos a volta por cima superar, perigo é de aumentar ainda mais, esta crise afim de te torturar, e nos enterrar, antes de morrer. Nós temos que aprender a viver, por aqueles entequeridos que ja morreram, e viver o que eles não conseguiram viver, porque se estivessem aqui conosco gostariam que vivesse bem porque nos amavam. Voce fez o que pode pelo seu pai, você foi humana com ele, continue sendo assim com todos os que você encontrar. Lembre-se de seu pai como uma pessoa que jamais gostaria de estar se culpando. Procure um piscicólogo se não conseguir superar isto, faça algumas secções. Procure alguém s´ria do mei cristão para te orientar, abrace a Jesus Cristo e o siga, ele morreu por mim e por você, para que tenhamos vida, mas ressussitou, e vai ressussitar os nossos parentes que morreram e um dia estaremos juntos novamente.

2006-07-28 07:18:56 · answer #5 · answered by lindoino 2 · 0 0

o que posso te dizer nos somos instrumentos que passamos por esta esfera,para resgatar alguma coisa passada ainda pendente por isso não carregue nenhuma culpa por isso,espero que isso te ajude um pouco

2006-07-28 05:57:07 · answer #6 · answered by ginho 5 · 0 0

primeiramente vc tem que colocar na sua cabeça que não adianta se martirizar agora, afinal seu pai realmente deve estar muito grao a vc por tudo que vc fez com ele, e se ele tivesse escolha com certeza iria querer ficar vivo só para retribuir o q vc fez para q isso fosse realizado! segundo vc pode buscar o tratamento ajudando pessoas com cancer, participando de uma ONG jah q vc axa q não fez tudo q poderia pelo seu pai, vc pode ajudar essas pessoas como forma de retribuição, com certeza vc vai se sentir muito melhor!!!

espero ter ajudado!

2006-07-28 05:56:16 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers