Estou procurando pessoas que pensam como eu. Pergunta-se: Pra que existe CH se vc pode usar X, pra quê existe X(com som de z) se vc pode usar o próprio Z, pra que QU se o som é o mesmo do K, pra que SS se vc pode usar o S (com som de S), pra que Ç se vc pode usar o S (com som de S mesmo), pra que C com som de S? Sério, acho que muitas regras foram feitas apenas para complicar mais o ensino. O que vcs acham?
2006-07-28
03:43:52
·
16 respostas
·
perguntado por
Mestre
2
em
Sociedade e Cultura
➔ Idiomas e Línguas
Só acrescentando um exemplo, leiam as palavras abaixo e digam se vcs não leem da mesma maneira:
Cachoeira = Caxoeira
Exemplo = Ezemplo
Cachorro = Caxorro
(Se vc leu igualzinho... então me diga o motivo de serem escritas diferentemente umas das outras?)
2006-07-28
03:47:43 ·
update #1
Meu caro "mestre":
Sua pergunta é pertinente, não obstante expressar certo desleixo com a própria inteligência, já que a simples emissão da pergunta mostra que você é inteligente.
A forma de grafia de muitas palavras é dependente do nascimento delas, séculos antes, fenômeno aliás estudado por ciências humanas chamadas Filologia e Etimologia. A Língua Portuguesa deriva originalmente do Latin que, por sua vez, também sofreu inúmeras alterações. Contudo, não é esta a abordagem que eu gostaria de dar a minha resposta, mas outra mais presente em sua vida.
Há idiomas que não apresentam muitas regras, apenas as básicas para a comunicação rápida, cotidiana e indispensável. Algumas não possuem muitos verbos; outras, não apresentam boa variedade de substantivos. Para não ser visto como "separatista", não vou nomeá-las, mas não posso me furtar a dizer que as comunidades que usam tais idiomas são, digamos, um tanto ortodoxas, muitas vezes retrógradas e intransigentes, cujas leis sociais chegam a ser desumanas.
Tudo isso para dizer o seguinte: uma língua com regras fortes facilita a comunicação interpessoal de sua comunidade. Mas, principalmente, gera exercícios constantes de inteligência e desenvolvimento mental. Isto significa o seguinte: sempre que você falar e escrever em Português, seu subconsciente estará se forçando a pensar rápido, desenvolver regras e raciocinar sob uma linha inteligível.
Está bem! Você pode me dizer: "mas a língua inglesa não tem tantas regras e a comunidade que se expresa por ela é inteligente". E eu contra-argumentaria: "o Inglês falado nessas comunidades não é o mesmo ensinado em escolas fora delas, ou seja, o Inglês tem, sim, muitas regras, que também são adversas à maioria de seus usuários e não usadas.
Outro contra-argumento: a comunidade que se expressa em Inglês é mesmo muito mais inteligente que a que se expressa em outras línguas? Convém ai se perguntar o que é "inteligência", mas esse é assunto que não caberia aqui.
Portanto, caro "mestre", faça jus à inteligência que você apresenta e se expresse a partir das regras, evitando o linguajar "idiotizador" (desculpe...) e "imbecilizante" (desculpe novamente...) deste universo de frios fios de computador, que é a internet. Este, assim como muitas seitas e religiões e modismo e movimentos pelo mundo afora, apenas limita o racioncío humano, nivela para baixo o comportamento social e obstrui as portas do cérebro para a entrada de idéias claras e evolutivas.
Se quiserem discutir o assunto, leiam minha pergunta "Você gostaria de participar de movimento de valorização da mente humana?" e escrevam: sergsmigg@yahoo.com.br.
Abraços!
2006-08-02 02:18:42
·
answer #1
·
answered by Serg Smigg 2
·
1⤊
0⤋
A lingua portuguesa é a mais dificil de todas as linguas, me sinto orgulhosa e privilegiada, afinal, é mais facil pra um brasileiro aprender outras linguas do que outros povos aprender a nossa.
2006-07-28 03:49:32
·
answer #2
·
answered by Iaiá 3
·
1⤊
0⤋
a lingua portuguesa p min que sou brasileira e a lingua mais linda do mundo, e ela e uma lingua muito rica, mas o problema e que infelismente o nosso povo nao sabe fala la, pois ha muitos analfabeticos ainda nesta nossa geracao, que e feitainfelismente so de odio, invenja matanca traicao e etc desejo a vc e familia um otimo final de semana cheio de a legrias
2006-07-28 03:49:21
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Eu amo!!! E sou muito + o jeito de falar a lingua portuguesa aqui do Brasil,do que a de Portugal.
2006-07-28 03:48:29
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Você é louco!
2006-08-01 03:35:11
·
answer #5
·
answered by Dr. J 6
·
0⤊
0⤋
Essas diferenças na escrita e igualdades no som (ou pronúncia) existem porque a Língua Portuguesa sofreu várias alterações durante os séculos, explicando de uma forma mais "moderna", a Língua Portuguesa deriva do Latim vulgar, ou seja, o Latim falado pelo povo, e posteriormente, sofreu outras influências, como árabicas, asiáticas, e outras mais.
Você diz que as regras foram "feitas", porém isso é um erro, pois como disse anteriormente, as transformações na Língua foram ocorrendo de acordo com a necessidade do momento, não foi nada pensando. Eles não falaram: "Vamos escrever PUXAR com X e não com CH" foi um processo evolutivo da Língua de acordo com as necessidades da sociedade em cada época.
2006-07-29 21:05:10
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eu sei que a língua portuguesa é complexa mas mesmo assim é muito charmosa. Antes eu preferia o inglês até fazer um curso e descobrir a fraqueza de vocabulário deles , o português bem pronunciado permite uma compreensão muito melhor que o inglês por exemplo que usa sempre palavras repetidas e soa de um jeito idiota.
2006-07-28 04:32:56
·
answer #7
·
answered by deborinhascruz 3
·
0⤊
0⤋
Muito complicada. Existe um monte de regras que não servem para nada, somente para atrapalhar quando tentamos fazer um concurso.
2006-07-28 04:03:47
·
answer #8
·
answered by Sinval X Santos 2
·
0⤊
0⤋
é uma complicação só! O inglês é muito mais prático não acha? Por que não fomos colonizados por eles?....seríamos mais desenvolvidos e mais inteligentes...
2006-07-28 03:48:59
·
answer #9
·
answered by flordocampo 5
·
0⤊
0⤋
Porque facilitar se podemos complicar?
2006-07-28 03:46:44
·
answer #10
·
answered by * Kelly M* 3
·
0⤊
0⤋