Este é um assunto que ainda não ganhou o devido simancol neste país. É incompreensível.
Pela Constituição, o Estado brasileiro é laico, significando que é separado da Igreja e não tem religião oficial, ao contrário do que acontecia no Império. Ainda de acordo com a Constituição, gozamos de liberdade religiosa.
Ora, se o Estado Brasileiro é laico e sem religião oficial, não faz sentido a existência de feriados EXCLUSIVAMENTE baseados em festas religiosas CATÓLICAS.
Dia de CORPUS CRISTI só faz sentido para católicos, mas não para judeus ou árabes. O feriado mais absurdo do país __ já que é INCONSTITUCIONAL __ é o Dia de Nossa Senhora de Aparecida, dita Padroeira do Brasil. Há uma óbvia vinculação entre Estado-Igreja, a saber, o Estado tendo como data comemorativa o dia de um santo católico.
Na Cidade do Rio de Janeiro, 20 de janeiro é o Dia de São Sebastião. Religião católica. Inconstitucional. No caso do Rio, faria muito mais sentido o Primeiro de Março, Dia da Fundação da Cidade.
Já que o Estado Brasileiro é laico, só deveriam ser feriados datas históricas do país: Vinte e um de abril, Sete de setembro, Quinze de novembro. Sendo feriados, as repartições públicas, isto é, as mantidas pelo Estado laico deveriam ficar fechadas.
Duas situações, entretanto, mereceriam ponderação. Natal e Carnaval. Natal é a comemoração do nascimento de Jesus, o que não faz sentido para árabes e judeus. Carnaval é parte integrante do calendário litúrgico da Igreja Católica: são os dias que antecedem os 40 dias anteriores à Páscoa.
No caso do Natal, ele seria assumido pelo Poder Público ( laico ) sem a conotação religiosa, mas como recesso de fim de ano. E do Carnaval seria retirado seu caráter de vinculação religiosa, fixando-lhe uma data : ele começaria 4 dias antes da última terça-feira de fevereiro.
Bem, um dia este país aprende...
2006-07-28 23:54:07
·
answer #1
·
answered by Jorge, o da Viriato 4
·
3⤊
0⤋
Na verdade, querendo ou não, existe esses feriados e seria muito trabalhoso acabar com todos eles. Mas tb vai lá perguntar pra algum evangélico se ele não acha bo, ficar em casa descansando um pouquinho...rsss
Ou só pra criticar, pq só fazem isso, aposto q alguns iam falar q preferiam estar trabalhando..kkkkkkk
2006-07-28 06:02:19
·
answer #2
·
answered by Loirinha 2
·
0⤊
0⤋
Que tal você ir para a praia no próximo feriado e perguntar pra galera?
E tem outra coisa, Páscoa, Natal, sexta feira da paixão, podem ser considerados feriados cristãos.
Existem mais feriados de comemorações cívicas do que católicas.
E mais importante, é garantido na constituição o direito de praticar a religião, seja ela qual for. Portanto, extinguir feriados católicos é o mesmo que dizer que não se pode expressar sua fé.
Quanto ao indivíduo que disse que a Santa Igreja é uma seita, segue a definição da palavra:
sei.ta
s. f. 1. Doutrina que se afasta da opinião geral. 2. Conjunto dos indivíduos que a seguem. 3. Comunidade fechada, de cunho radical. 4. Facção, partido.
Portanto, se existem milhões de católicos no mundo, podemos dizer que, com certeza, nossa doutrina não se afasta da opinião geral.
2006-07-28 03:33:21
·
answer #3
·
answered by Gnão 1
·
0⤊
0⤋
É verdade, nem todo mundo é católico... Mas todo mundo adora um feriado! Portanto, por mim está bom assim.
2006-07-28 03:31:00
·
answer #4
·
answered by emma 3
·
0⤊
0⤋
Já se tentou uma vez acabar com o feriado do Padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro, São Jorge, quando o prefeito anunciou 1968, a cidade sofreu a maior enchente e destruição já vista na cidade. O prefeito voltou atrás e desistiu de acabar com esse feriado. Talvez por isso acredita-se que é melhor não mecher nas coisas sagradas dos outros por via das dúvidas. Quantos a outros dias de feriados como Natal, é puro comércio, o interesse maior é mais financeiro do que religioso. Muita empresário não religioso lucra com esses dias.
Fim de papo!
2006-07-28 03:20:27
·
answer #5
·
answered by mapcnet 2
·
0⤊
0⤋
Esta é a grande preocupação de um estado se tornar evangélico, A intolerância de não se respeitar a opção do próximo. Vocês crentes acham que são os donos do mundo e que seriam salvas., não passa de um a grande ilusão, Deus não selecionada as pessoas pela sua Igreja, mas pela sua fé.Continue se influenciando pelos Pastores de fundo de quintal , que só tem objetivo de aumentar os fieis , para poder arrecadar mais dinheiro para a cúpula da máfia.
pobre vc que não passa de um corderinho manipulavel, a serviço de uma entidade cristã, que só tem um objetivo, crescer e enriquecer.
2006-07-28 03:19:52
·
answer #6
·
answered by marcos a 3
·
0⤊
0⤋
Eu acho que você não ta aproveitando pra descansar, e se preocupando atoa!
2006-07-28 03:18:28
·
answer #7
·
answered by Mariana Danada 4
·
0⤊
0⤋
Se vc não gosta de ficar com sua familia e não gosta de feriado, vai trabalho nos feriados de deixe quem gosta de viver, e gosta do convivo com sua familia que faça isso, o trabalho e meio de vida e não de morte, uma nação e feita de homens livres e felizes e não escravo de seu trabalho
2006-07-28 03:16:04
·
answer #8
·
answered by JCA 5
·
0⤊
0⤋
Só pra dizer: Tem muito evangélico que não ia gostar muito dessa idéia.
2006-07-28 03:15:59
·
answer #9
·
answered by sopradizer 2
·
0⤊
0⤋
Ai eu não ia ter o pnto facultativo e teria que ir mais um dia para a repartição fazer nada...
2006-07-28 03:15:59
·
answer #10
·
answered by Dwell Übersetzungwissenschaft 5
·
0⤊
0⤋